DIA DO ESCRITOR CARUARUENSE

0 Comments


Malude Maciel.

Sabemos que são inúmeras as datas comemorativas e que às vezes num mesmo dia se faz homenagens a várias categorias, tanto que, se fôssemos contabilizar os 365 dias de cada ano não seriam suficientes para tantas especificações como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, etc. Nem sempre ficamos cientes quando uma determinada data foi dedicada a tal ou qual personagem, classe ou denominação de alguma área, por isso acreditamos que muita gente não sabe, que desde 16 de agosto de 2008, o Prefeito Manoel Teixeira de Lima sancionou a Lei 4.712, estando institucionalizado o Dia do Escritor Caruaruense, entrando para o calendário oficial de eventos do Município de Caruaru.

Caruaru é sem dúvida uma das cidades pernambucanas e porque não dizer, brasileiras e mundiais que tem a maior sensibilidade à Literatura e sua Cultura é vastíssima e divulgada em todo o mundo. São inúmeros os talentos que desabrocharam nessa terra e ganham fama e sucesso em outras plagas, tanto que se começarmos a citar nomes ilustres de escritores, poetas, jornalistas, músicos, cantores, cordelistas, repentistas, artesãos, historiadores, compositores, gente de teatro, letras e artes em geral correríamos fatalmente no erro de alguém ficar injustamente esquecido pela imensidão de personalidades que marcaram a história local e se destacam nos cenários artístico, cultural e literário do “País de Caruaru”, como bem dizia nosso escritor e historiador mor, o saudoso Nelson Barbalho.

A Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) vem, desde sua fundação em 18 de maio de 1982, trabalhando no sentido de reunir e manter coeso um grupo seleto, forte, capaz e dedicado que mantenha viva a memória histórica cultural de nosso torrão natal e desenvolva cada vez mais essa fonte de talentosos valores no presente  para um futuro de orgulho e glória da Capital do Agreste. Da mesma forma o Instituto Histórico de Caruaru atuando desde 1º de março de 2008, batalha nesse sentido tendo também o objetivo de preservar todo patrimônio da cultura caruaruense. Outras instituições com a mesma finalidade são desenvolvidas, como a ACAMUS (Associação Caruaruense dos Amigos da Música), Academia Caruaruense Maçônica de Letras, Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, Fundação de Cultura, UBE, etc e outros núcleos que cultivam atividades ligadas à cultura, arte e preservação de nossas tradições.

O Dia do Escritor Caruaruense inicialmente foi bastante festejado pelo Ateliê Literário sito à Rua Virgílio de Melo Franco, 335 – bairro São Francisco, nesta cidade, o qual, na mesma data fazia aniversário. Um trabalho do dinâmico Severino do Ramo Fernandes de Melo e sua equipe de colaboradores voluntários. A ACACCIL já comemorou com o grande público esta data fazendo lançamentos de livros, apresentações, etc e pretende permanecer de uma forma ou de outra, alertando e parabenizando pra que essa data seja enaltecida sempre, de forma geral, pois citar aqui incontáveis nomes numa lista interminável seria cansativo.

É importante que o Dia do Escritor Caruaruense seja lembrado pelas autoridades competentes e que seja divulgado pela impressa aqui e alhures.

Por: Malude Maciel - Jornalista, Escritora e Membro da ACACCIL 
Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: