ENTREVISTA COM OS AUTORES DO CURTA METRAGEM: CASAL POÉTICO

0 Comments
Maria José e Rômulo Reis.


Maria José Silva Lima: Graduada em Pedagogia pela UFMA e Pós-graduada em Literatura Brasileira. Poeta cordelista e ativista cultural. Autora do livro Simplesmente Maria e coautora do Cordel da Ilha e Brincadeiras de Criança.Coautora do curta metragem Casal poetico,  pela Lei Paulo Gustavo. Membro Efetivo da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM).

Rômulo Reis Oliveira: Graduando em pedagogia, poeta-cordelista e ativista cultural.  Autor de dois livros de poesia: Cotidiano Urbano (2014) & Inspiração Divina     ( 2021 ) e do folheto de cordel: Amulher do Maranhão. Coautor dos folhetos: Cordel da Ilha & Brincadeiras de Criança e do Curta metragem: Casal poético.

Instagram: @casal_poetico  - YouTube: @casalpoetico

1 Quando surgiu o interesse pelas artes, as literaturas?

R.R: Quando li o meu primeiro livro, O menino Maluquinho do autor Ziraldo. O ano era 1996 e eu tinha apenas sete anos de idade. 

M.J.L: Em 2021, conheci Rômulo Reis e suas produções poéticas. Ele me inspirou e incentivou a começar a escrever poesia. Passei a fazer parte de grupos literários e mais recentemente, ingressei na Acadêmica Maranhenses de Ciências, Letras e Artes Militares(AMCLAM) presidida pelo Cel. Carlos Furtado.

2 Quem o estimulou a elaborar Cordel?

R.R: Primeiramente, preciso destacar a minha relação com a poesia, ao me apresentar declamando os meus poemas em Saraus de São Luís, principalmente no Sarau Poético Ludovicense coordenado pelo poeta Jeanderson Mafra, que identificou as características do cordel em minhas performances, tais como: A rima, o improviso, a oralidade e o tom humorístico e assim me aconselhou a publicar um folheto de Literatura de Cordel. Em 2021, o Mafra me apresentou uma personalidade importantíssima nesse processo, a Goreth Pereira, coordenadora do Canto do Cordel, o espaço dedicado à literatura de cordel na FELIS (Feira do Livro de São Luís).  Naquele ano de 2021, na FELIS no stand do Canto do Cordel, lancei o meu primeiro folheto: A mulher do Maranhão. 

M.J.L: Mais uma vez Rômulo Reis entra em cena. Incentivada por ele, escrevemos em dueto o nosso primeiro cordel, O Cordel da Ilha e depois o Brincadeiras de Criança.  Hoje não só escrevo, como pesquiso e realizo projeto sobre a Literatura de Cordel.

3 Quais são as características de um bom cordelista?

M.J.L: A literatura de cordel segue uma estrutura específica de rimas e métricas. Um bom cordelista deve ser capaz de trabalhar bem dentro dessas restrições, criando versos harmoniosos, ritmados e criativos.

R.R: Além dessa característica citada pela Maria, um bom cordelista precisa ter carisma, criatividade e ser um incansável estudioso do gênero. Vale ressaltar que nem todos os cordelistas são declamadores, por tanto o cordelista-declamador necessita de mais atributos.

4 Como surgiu a ideia do curta metrag Casal poético? Quais foram as intenções?

R.R: A ideia do documentário surgiu a partir da abertura do edital da Lei Paulo Gustavo através da SECULT (Secretaria Municipal de Cultura - São Luís). Pensamos na proposta, elaboramos o projeto e fizemos a inscrição na categoria: Curta metragem - Iniciantes. As intenções além da aprovação no edital, sem dúvidas, é a preocupação em deixar um registro em áudio visual do nosso trabalho para gerações futuras e estimular outras pessoas. Disponível em: https://youtu.be/gHWWNWJDf2UdvBiy

5 Como veem o cenário cultural brasileiro?

R.R: Grande desafio, por causa das desigualdades e da falta de incentivo aos nossos artistas populares e regionais. 

6 Mensagem aos jovens escritores: 

R.R: Jamais desistir, estudar bastante e procurar diversos meios para tentar publicar suas obras, seja através de financiamentos coletivos ou dos editais culturais e literários.

M.J.L: Persistam, leiam muito e, acima de tudo, escrevam com paixão e autenticidade.

Por: Renata Barcellos (BarcellArtes) - Professora, Poetisa, Escritora e Membro Correspondente do Instituto Geográfico de Maranhão, Apresentadora do programa Pauta Nossa da Mundial News RJ.


You may also like

Nenhum comentário: