A ARTE DA AMIZADE

0 Comments
Malude Maciel.


Há mais de dois mil anos, Aristóteles já tinha enfatizado a importância da amizade, a qual dividiu em três tipos. Ele afirmou que é impossível viver uma vida feliz sem amizades significativas.

O nível mais básico da amizade depende de benefícios mútuos. São amizades por vantagens, semelhantes aos contratos de trabalho; superficiais e breves, geralmente egoístas; quando o benefício deixa de existir, ela também se dissolve. Nesse relacionamento não há amigos, mas conhecidos.

Outra forma de amizade depende do prazer mútuo, quando pessoas apreciam a companhia uma das outras.

Porém, o nível mais profundo de amizade é o que se confere na admiração mútua e são baseadas em algo bom ou virtuoso que uma pessoa percebe na outra: as amizades por caráter; sendo preciso investir tempo e podem durar a vida toda.

As amizades raras e mais profundas dão a sensação de que somos mais humanos e estamos plenamente vivos, como também nos tornam pessoas melhores.

Qual palavra pode definir a amizade? Em que enciclopédia encontraremos o significado mais profundo do que seja a união de duas almas?

Penso que, depois do Amor, a Amizade é o mais lindo sentimento. Ninguém é capaz de desejar mal a um amigo, todos seus erros parecem encobertos pelo afeto e dignos de perdão. Todo amigo se sente, verdadeiramente acolhido nos braços da sua alma gêmea.

A Ciência médica já chegou à conclusão que boas amizades favorecem a saúde mental e emocional. Quando não havia psicólogos, as conversas francas entre amigos íntimos ajudavam muitíssimo a solucionar vários problemas. Hoje os consultórios psicológicos assumiram essa prática de dar conselhos e estão sempre superlotados de pacientes. A amizade estabelece uma parceria de compartilhamento de vidas com cuidados e respeito; esse compartilhamento une a humanidade como um todo.

Atualmente muitas amizades são mantidas através das redes sociais com e-mails e whatsApp porém houve um tempo que eram utilizadas as memoráveis cartas datilografadas ou manuscritas e essa prática era muito útil e prazerosa porque, só o fato de dedicar-se um tempo àquela finalidade, aproximava e, havia a concentração nos assuntos do amigo, aprofundando o relacionamento, bem mais que pela internet, onde tudo ocorre rapidamente. O fato da espera daquela missiva pelos Correios, desenvolvia um sentimento de esperança com os pensamentos voltados para a criatura da comunicação, ou seja, o amigo saudoso.

Sêneca dizia que nenhuma vida humana pode ser totalmente satisfatória no isolamento, salientando a figura do amigo e da troca de conhecimentos mútuos.

Todos anseiam por uma amizade verdadeira, alguém em quem se possa confiar, com um diálogo envolvente e o desejo do bem-estar do outro.

Infelizmente observamos que cada dia, são mais raras as amizades profundas e sinceras que aumentam a qualidade de vida.

Ter amigos é uma arte e como tal precisa de dedicação, afeto e continuidade para não fenecer feito uma planta; uma roseira, sem água nem sol fatalmente morrerá sem oferecer suas preciosas rosas.  


Amizade é algo infinito

Amizade é fruto da confiança

Amizade é espelho de luz

Amizade é força e esperança

Amizade é a sombra de Deus

Amizade é sorriso de criança.

(Poema do amigo Hérlon Cavalcanti)

Por: Malude Maciel - Jornalista, Escritora e Membro da ACACCIL 
Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: