PERFIL DE UMA VENCEDORA, ARLINDA LAMEGO

0 Comments
Arlinda Lamego.


A escritora e poeta Arlinda Lamego nasceu em Recife, PE e mora em São Paulo capital desde 1975. É médica, viúva do também médico manauara Leonel Lamego, com quem foi casada por quase 50 anos. Tem dois filhos e uma neta. Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco e a pós-graduação em Endocrinologia na Universidade do Rio de Janeiro. Estudou Saúde Pública pela USP, tendo se aposentado como sanitarista concursada na Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. Obteve o 1º lugar na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, onde trabalhou por 25 anos. Graduou-se em Medicina Estética no Brasil e pós graduação em Buenos Aires, na Argentina.  Fez pós-graduação em Administração Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Administração Pública pela Fundação de Administração Pública, FUNDAP, Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política da USP, Ciência Política pela USP, mestrados em Teologia pela Faculdade Teológica Batista e Ciência da Religião, pela Universidade Metodista. Fez curso de Folclore. 

Leitora contumaz de clássicos e contemporâneos, escrevia novelas e poesias quando criança. Teve iniciação pública como poeta em sites de poesias desde os anos 2000. Em 2002, publicou o livro de poesias “VIVER EM UM POEMA’. Tem mais três livros solo: “A POÉTICA DAS EMOÇÕES”, segundo livro de poesias, “PLENA RIQUEZA”, livro não ficção fruto de uma viagem missionária a uma colônia de pescadores e “A PRINCESA SOFIA E OS CAVALEIROS NINA E NINO”, livro infanto-juvenil trilíngue em português, inglês e italiano. Participou de inúmeras Antologia nacionais e internacionais português-francês e português e italiano. Menção honrosa com poesia pela ACIMA e um conto pela REBRA. Teve um primeiro lugar pela ACIMA com um estudo sobre Humanidades.

Dentre outras, iniciou como membro da REBRA, Rede Brasileira de Escritoras, depois   ACIMA, Associazone Internazionale Mandala, Rede Mídia SEM FRONTEIRAS, ABRAMES, da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores, da qual é  titular da cadeira número 6, ALAL, Academia de Letras e Artes Lusófonas, CULTIVE INTERNACIONAL, ACLASP, Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, Academia de Letras e Artes Lusófonas, AJEB, Associação de Jornalistas e Escritoras Brasileiras, SP, como Diretora Social. 

Recebeu Medalha Imperatriz Leopoldina pelo Instituto Cultural de Fraternidade Universal, no grau de Dama Comendadora. Medalha Ulysses Guimarães pela Ordem de Parlamentares do Brasil, Medalha de Reconnaissance Franc-Americaine, classe spécial, Conseil Nationald’Institut Humaniste por Le Président de la Séction des E.U.A. Observateur Permanent près O.N.U. Foi homenageada em 2021 com troféu   Personalidade Gold, o prêmio mais importante de Pernambuco. e está nas sétima, oitava e está participando da 10ª edição do livro “Perfis de Vencedores”. Participou da Coletânea Ampla Visão Volume II e III. 




You may also like

Nenhum comentário: