ENTREVISTA COM NIVIA DE OLIVEIRA FELIX

0 Comments


Funcionária pública federal do Ministério do Trabalho e Emprego/DF, pós-graduada em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras: português e literaturas pela Faculdade de Letras, também pela UFRJ. Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-GOBRJ.

1-Qual a função social da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul? 

Nivia de Oliveira Felix: É, em geral, a de promover o bem-estar da coletividade através da filantropia e do voluntariado, atuando junto à sociedade na defesa dos direitos universais do trabalho, da dignidade humana e da igualdade entre homens e mulheres, sempre respeitando a livre manifestação do pensamento e praticando a tolerância. Dessa forma, a união das mulheres Gobiana tem promovido diversas ações sociais, tais como distribuição de cestas básicas e material de higiene; oferecimento de cursos profissionalizantes; apoio e reforço escolar; atendimento médico ambulatorial e odontológico etc.

2-Qual o papel das cunhadas junto aos cunhados no que se refere à Maçonaria? 

Nivia de Oliveira Felix: A atuação das Fraternas, ou seja, das mulheres que compõem a Fraternidade Feminina, ocorre em conjunto com o Maçom e às Lojas Maçônicas, fortalecendo os trabalhos de filantropia que a séculos a Maçonaria realiza. Além disso, a Fraternidade tem grande importância para a manutenção da harmonia e integração dos membros da Loja Maçônica, corroborando com seus deveres básicos condizentes com o amor à família, a fidelidade e o devotamento à Pátria, a obediência à Lei e a dedicação à comunidade maçônica ou não.

3- Quantas fraternidades há no Estado do Rio de Janeiro? Exemplos de atividades realizadas?

Nivia de Oliveira Felix: Atualmente, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro conta com 34 Fraternidades ativas e 13 adormecidas. Juntas, essas mais de trinta FRAFEM’s arrecadaram mais de 2.000 quilos de alimentos ao longo desse ano, que foram doados a instituições beneficentes. Também foram realizadas diversas ações de atendimento à população em situação de rua, em todas as regiões do nosso estado. Além disso, diversas Fraternidades do Rio prestam atendimento médico, psicológico, odontológico e pedagógico de forma contínua à sociedade, sendo um grande exemplo o Projeto Luz Verdadeira, realizado pela ARLS Lacerda Agostinho Nº 3769, com o apoio da FRAFEM que leva o mesmo nome da Loja, no Oriente de Macaé. Esse é um projeto reconhecido e premiado nacionalmente, voltado para o desenvolvimento psicopedagógico de pessoas portadoras do espectro autista.

4- Quais são os maiores desafios encontrados enquanto presidente estadual? 

Nivia de Oliveira Felix: O maior desafio que encontro enquanto Presidente Estadual da FRAFEM é vencer a resistência ainda existente por alguns cunhados. Isso ocorre pelo desconhecimento sobre o que é a Fraternidade Feminina e sua fundamental importância para o crescimento e fortalecimento da nossa Instituição. A FRAFEM é uma idealização de um maçom, que em meados dos anos 60, observou o espaço que as mulheres vinham conquistando na sociedade: direito ao voto, de trabalhar sem a necessidade de autorização do marido etc. Esse maçom, ao perceber esse avanço social, instituiu a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, com o vanguardismo e sabedoria peculiares dos Maçons que escreveram a história do nosso País. Vencer essa resistência é semear um futuro de união e engrandecimento para a nossa Instituição e Família Maçônica.

5-Mensagem às cunhadas: 

Nivia de Oliveira Felix:A todas as Fraternas que formam a FRAFEM-RIO deixo o meu muito obrigada pelo apoio, parceria e compreensão. Sem vocês, nada do que temos promovido seria possível. Liderar MULHERES do quilate de cada uma de vocês é um dos maiores aprendizados sobre amor, fraternidade, sororidade, equidade, harmonia e resiliência que o GADU poderia me permitir. A frase que inspira essa gestão nunca fez tanto sentido: ‘JUNTAS, SOMOS MUITO MAIS FORTES”!

Por: Renata Barcellos (BarcellArtes) - Professora, Poetisa, Escritora e Membro Correspondente do Instituto Geográfico de Maranhão, Apresentadora do programa Pauta Nossa da Mundial News RJ.




You may also like

Nenhum comentário: