ENTREVISTA COM DRª MICHELE BRITO

0 Comments
Dra. Michele Brito.


Psicoterapeuta junguiana e medicina germânica. Neurorradiologista. Psicoterapeuta especialista em análise junguiana e leis biológica da medicina germânica. São as principais atuações. Utilizo também quando necessário como ferramenta terapêutica hipnose ericksoniana e conceitos da constelação familiar para liberar os conflitos transgeracionais. Minha primeira formação antes de ser psicoterapeuta foi Medicina tradicional, onde atuei por 22 anos como neurorradiologista. Foco de atendimento atual é olhar para as emoções e conflitos traumáticos causadores das doenças físicas ou psíquicas que impedem de termos uma vida plena de significado.

1- O que te motivou a ser terapeuta na linha Junguiana? 

Dra. Michele Brito: Porque Carl Fistav Jung tem um olhar amoroso e gentil frente à alma humana. Um olhar de compaixão, onde a espiritualidade, Deus, a ancestralidade, os comportamentos transfer racionais, energia cósmica, física quântica… tudo isso é levado em conta dentro de um setting terapêutico. Tudo é um Todo. Ele vai além da ciência concreta de exata. Sendo um médico psiquiatra e psicanalista ele avançou muito em estudos que hoje já se sabe através de comprovações científicas a sua base. Como por exemplo a Sincronicidade vulgarmente chamada de coincidências… Jung fez um longo estudo para provar cientificamente que as coincidências não existiam, o que existia era sincronicidade. E era provocada pela mente do indivíduo… O que a física quântica chama hoje de causação descendente culminando no colapso quântico. Ou seja, a física quântica provou que as coincidências nada mais são que realidades concretas criadas pela mente do indivíduo… Enfim… Jung estava bem a frente do tempo dele e aceitava todas as crenças, culturas, ensinamentos tribais… era um grande acolhedor da humanidade.

 2 - Como chegar à meia idade de forma saudável? 

Dra. Michele Brito: Sempre li e escutei a frase de que a idade não está no corpo e sim na alma. Uma pessoa jovem internamente sempre estará disposta a ter saúde, estar disposta a fazer exercícios físicos, comer saudável, seguir uma vida de bem-estar mental e corporal. Sempre em conjunto com a espiritualidade, seja ela qual for. A crença em algo Maior que nós. Não tem segredo. Cuidando da mente do corpo (alimentação e exercícios) e do Espírito chegaremos em qualquer Idade com felicidade interna.

3 - Por que há tantos casos de abuso (físico, psíquico …)? 

Dra. Michele Brito: A energia do abuso está impregnado na energia do inconsciente coletivo de forma milenar. Há milênios, nós humanos “abusamos “da nossa casa. Do nosso planeta Terra. De Gaia, da nossa mãe maior. Da representação de Virgem Maria. Nossa mãe Terra. Este abuso se caracteriza na exploração de minérios, destruição de florestas, desrespeito aos outros moradores do planeta. Essa energia do abuso está intrínseco. O abuso não é só físico ou sexual. Existem vários tooos de abuso como psicológico. Que pode ser o pior deles. Este tipo de abuso é muito sútil e as vezes imperceptível para a vítima. Hoje em dia os locais mais comuns deste tipo de abuso estão no ambiente de trabalho. Onde o mundo capitalista e corporativo explora o trabalhador em funções além daquelas determinadas previamente. Um simples exemplo do que pode ser um abuso psicológico escondido, ou difícil de perceber é quando você diz para alguém não fazer tal coisa. A pessoa vai lá e faz. Isso é abuso. Quando você diz NÃO e mesmo assim a pessoa faz - isso é abuso. Por exemplo: se você fala para alguém :” Não coloque esse caneta neste lugar”. A pessoa vai lá e coloca, isso é abuso. Existem situação que filho ou filha abusam dos pais de forma psicológica e velada. De mães em relação ao filhos, amigas em relação a outra amiga….. enfim, é algo que deve ser olhado com cuidado.

 4 - Orientação para os parceiros (as) de quem está no climatério e ou impotente? 

Dra. Michele Brito: Parceiros que estão no climatério ou impotentes a solução é conversar francamente sobre o que está sentindo. O quanto aquela situação de detectar o envelhecimento da vida, as passagens das fases da vida podem estar sendo dolorosas e sentidas… abrir francamente ao parceiro o que está sentindo na sua alma. Provavelmente o seu parceiro também estará passando pela mesma situação. Um acolhe o outro. E maneiras maravilhas de amar existem em todas as épocas da vida. Ser vulnerável e humilde para expor seus sentimentos é o caminho para o carinho e compreensão. 

5 - Quais as consequências do culto à juventude? 

Dra. Michele Brito: As consequências são mais desastrosas no interior da mente humana. O sofrimento de quem não aceita está linda fase da vida é genuíno. Tenho amigas de 72 anos que não se permitem usar uma blusa que não seja de manga comprida. Mesmo no calor pois tem vergonha do braço envelhecido e enrugado. É uma prisão dentro de si mesmo. Conheço casos de mulheres que foram belíssimas na juventude que se quer saem mais de casa. Há de se olhar para vida como fases. E cada fase é belíssima. A idade está na alma. Uma alma leve e feliz não sente o tempo. Recado para o ser humano A frase que carregou comigo sempre: “Seja gentil com você”.

Por: Renata Barcellos (BarcellArtes) - Professora, Poetisa, Escritora e Membro Correspondente do Instituto Geográfico de Maranhão, Apresentadora do programa Pauta Nossa da Mundial News RJ.


You may also like

Nenhum comentário: