HOMENAGEM AO COMENDADOR DR. FRANCISCO ALBERY MARIANO: UM ÍCONE DA CULTURA E DAS LETRAS

0 Comments


O Jornal Terra da Gente presta uma justa homenagem ao ilustre Comendador Dr. Francisco Albery Mariano, celebrando sua trajetória brilhante e seu aniversário com grande respeito e admiração. Sua vida é um verdadeiro exemplo de dedicação ao conhecimento, à cultura e à sociedade brasileira.

Natural de Santana do Acaraú, no Ceará, Dr. Albery Mariano construiu uma história de dedicação e contribuição inestimável ao Brasil. Casado com a professora Cleuza Luiza Mariano, musa inspiradora de seus belos poemas de amor, ele chegou jovem ao Planalto Central para ajudar a consolidar Brasília como a capital de todos os brasileiros.

Seu percurso acadêmico é vasto e impressionante. Formou-se em Direito e Teologia pelo CEUB em Brasília, além de ter estudado Contabilidade no Colégio Comercial La Salle e o Curso Clássico no Liceu de Fortaleza. Detentor de um currículo repleto de formações adicionais, destacou-se em diversas áreas, incluindo Administração Geral, Legislação, Direito Usual e Magistratura.

Ao longo de sua carreira, exerceu múltiplas funções, como Escrevente Datilógrafo, Corretor de Imóveis, Comissário de Menores, Contador, Professor do SENAC, Defensor Público e Assessor Jurídico da Câmara dos Deputados. Aposentou-se como Diretor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e Professor da Secretaria de Educação do DF, deixando um legado de conhecimento e seriedade por onde passou.

Apaixonado pela literatura, tornou-se membro de seis Academias de Letras, incluindo ALACAN (Caldas Novas/GO), ABACH/SP, ABRASCI/SP, ATL/DF, ALACH/SP e ANADS/SP. Seu talento e dedicação renderam-lhe o título de “O Poeta das Rimas Melodiosas” e “Comendador das Letras”. Autor de diversas obras, tem seus escritos imortalizados em antologias, coletâneas e livros premiados.

Dentre suas publicações de destaque estão os livros “A Arte Datilográfica”, “Mecanografia da Máquina de Escrever”, “Escritório Modelo”, “Deixe Cair o Manto da Sua Vida”, e “Coletâneas e Compêndios”. Também teve participações em livros históricos como “Brasília - 50 anos”, “50 anos da Casa do Ceará em Brasília”, “Caldas Novas - 100 anos”, “Goiânia - 80 anos” e “Brasil de A a Z”. 

Na Presidência da ALACAN, deixou um legado de 32 livros culturais de atividades literárias, mostrando sua incessante contribuição à cultura e à educação.

Reconhecido por sua grandiosidade intelectual e humanística, recebeu mais de 100 honrarias ao longo de sua vida, incluindo:

- Comenda Dom Pedro I

- Faixa da Ordem Estadista - Comenda J.K.

- Ordem Grã Cruz do Mercosul

- Comenda Saint Hilaire

- Comenda do Mérito Jurídico

- Comenda Águia de Haia

Além disso, foi agraciado com troféus, medalhas, diplomas, colares e outras distinções que refletem sua dedicação ao saber e à cultura.

Além de suas contribuições literárias e acadêmicas, Dr. Albery Mariano também se destaca por seu coração generoso. Como católico fervoroso e leitor assíduo da Santa Bíblia, dedica-se a obras de caridade, auxiliando os necessitados com doações, visitas e orações. Em sua residência, possui um Santuário-Lar da Mãe Rainha, onde expressa sua fé e gratidão ao Criador.

Nunca esquece suas origens nordestinas, sempre ajudando seus conterrâneos, principalmente como Conselheiro Benemérito da Casa do Ceará em Brasília.

Dr. Albery Mariano é um verdadeiro vencedor, que transformou lutas em sucessos e sua vida em um poema de realizações. Seu legado cultural, acadêmico e humanítico será lembrado por gerações.

Em nome de todos que fazem o Jornal Terra da Gente, desejamos um feliz aniversário, repleto de paz, saúde e muitas inspirações para continuar sua bela jornada de contribuição à cultura e à sociedade brasileira.

Parabéns, Comendador Dr. Francisco Albery Mariano!

Por: Maluma Marques.




You may also like

Nenhum comentário: