INAUGURAÇÃO DA UPA 24 HORAS DR.GENTIL AUGUSTO DE MIRANDA EM SURUBIM

0 Comments

Na quinta-feira (23), às 20:00h foi inaugurada a UPA 24h Dr. Gentil Augusto de Miranda no Bairro do Coqueiro em Surubim. Na inauguração a solenidade contou com a bênção do Pe. Luiz de Farias, logo após o corte da fita e o descerramento da placa com a presença da família Miranda, Primeira-Dama Rosélia Arruda Duda, Vice-Prefeito Fábio Barbosa e uma multidão que foi prestigiar a inauguração da UPA que leva o nome de um dos primeiros médicos da cidade, Gentil Augusto de Miranda.

Em entrevista ao Blog Maluma Marques o Secretário de Saúde do município de Surubim Izaldo Andrade de Lima e gestor gerindo a UPA 24h e o hospital do coqueiro, fala da importância da UPA para cidade.

“Estamos entregando a população uma unidade de pronto atendimento UPA 24h, que contará com dois médicos Clínico Geral e um Pediatra.

Foi concebido para ter um atendimento mais humanizado, onde irá reunir em um único lugar urgência e emergência 24h, clínica ambulatorial e diagnóstico, com estrutura ampla e moderna, garantindo atendimento humanizado e de qualidade para os surubinenses e região. Além de toda equipe de gestão, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender bem a população.

Destacamos os ambientes climatizados, ajudando assim o processo de atendimento. O objetivo da UPA é evitar filas, priorizando os pacientes. O povo de Surubim ganhou mais esse serviço e isso é fruto de um trabalho em conjunto, com muito esforço para superar um momento tão adverso para todos e entregar à cidade um serviço que soma a muitas outras conquistas da população.

Com salas ampliadas e a construção de um auditório, a qual recebeu o nome do ex-funcionário que faleceu de acidente automobilístico Luiz Gomes Barbosa que tanto doou sua vida para essa unidade.

A UPA recebeu o nome de Dr. Gentil Augusto de Miranda que foi um médico importante e querido em Surubim e região”, destacou Izaldo Andrade.

Roberta de Souza Miranda Barbosa fala do reconhecimento e do saudoso pai. “Esta homenagem foi muito importante para a família, porque reconheceram o trabalho dele não só como médico, mas como pessoa, ele convivia com as diferenças, o que mais me marcou foi o respeito que ele tinha por todos sem distinção.

Quanto a UPA  24h Dr. Gentil Augusto de Miranda, sem dúvida terá um impacto importante no atendimento dentro de um modelo de gestão na saúde adotada pela UPA”, ressalta Roberta de Souza.

Perfil

Dr. Gentil Augusto de Miranda (in memoriam), nasceu em 1917 em Bom Jardim e viveu em Casinhas quando ambas cidades pertenciam a Surubim. Filho de Severino Augusto de Miranda e Cecília Leal, teve 12 irmãos, Maria Augusta, Gerson, Estela, Diva, Lourdinha, Maria Lucia, Maria Carmen, Cecília, Miranda, Fátima, José Ginaldo e Graça Miranda.

Estudou o básico em Surubim e foi para Recife estudar no Colégio Marista, passou no vestibular para medicina formando-se em 1944. Veio clinicar em Surubim onde abriu seu consultório médico na Rua Josefa Miranda de Farias.

Naquela época o médico era generalista atendia  todas as especialidades. Casou-se com a mais bela jovem da região, Ana Maria de Souza Miranda, que impressionava a todos pela sua beleza, uma jovem dedicada ao lar e que foi professora de artes do Colégio Marista Pio XII e Diretora da Escola Severino Farias. Juntos tiveram quatro filhos: Roberta Miranda, Roberto Gentil, Ana Kalina e Diana Souza Miranda,  Dr. Gentil Augusto faleceu aos 73 anos.

Roberto Gentil Souza de Miranda agradece pela homenagem e reconhecimento ao seu pai. “Depois de tanto tempo de sua partida para nós é motivo de orgulho receber essa homenagem. Ficamos satisfeito pelo seu nome ser colocado na obra a qual ele tanto se dedicava. O povo de Surubim quem ganha, a cidade está testemunhando o fim do improviso e o salto de qualidade no atendimento, principalmente para aqueles que mais precisam, que estão recebendo profissionais qualificados e um atendimento humanizado para Surubim. Isso é gratificante vermos nossa cidade crescer, passamos um tempo de nossa vida fora e quando voltamos vemos a cidade se destacando, crescendo ordenadamente, isso a gente ver aqui hoje a capacidade de atendimento da UPA 24 horas quevai permitir o desafogamento significativo no atendimento. Enfim, toda família se sente agradecida, nossos agradecimentos ao vereador Fred Lafayett, aos vereadores que aprovaram e ao Prefeito Túlio Vieira que acatou o projeto, obrigado a todos”, Ressaltou Roberto Gentil.



































































You may also like

Nenhum comentário: