Governo de PE anuncia série de eventos para marcar os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817

0 Comments

Primeira etapa dos festejos ocorrerá na segunda-feira (6). Será um desfile cívico-militar no Centro do Recife. Também haverá exposição, selo e medalha.


Militares fizeram treinamento para o desfile que ocorrerá na segunda-feira (6), para marcar os 200 anos da Revolução de 1817 (Foto: Thays Estarque/G1)
Há 200 anos, Pernambuco foi palco de uma república à parte, livre da Coroa Portuguesa, durante um pouco mais de 70 dias. Para celebrar o bicentenário da Revolução Republicana de 1817, o Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (3), uma série de ações para todo o ano de 2017.

A primeira etapa dos festejos será na segunda-feira (6). Estão previstos um desfile cívico-militar no Centro do Recife e a colocação de uma coroa de flores na escultura que homenageia a revolução, na Praça da República, também na capital pernambucana. Nesta sexta, militares participaram de um ensaio, com as bandeiras, na frente da sede do governo estadual, na capital.

Além disso, o governo providenciou a criação de marca, selo e medalha comemorativos. A data será lembrada também com uma exposição no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, a partir de domingo (12). Gratuita, a mostra, denominada "1817 - Revolução Republicana', vai durar um ano.

Coletiva de imprensa foi realizada nesta sexta (3), na sede do governo de Pernambuco (Foto: Thays Estarque/G1)
A exposição terá cinco eixos. Primeiro, serão afixados os nomes dos 150 homens presos no forte. Em seguida, os visitantes farão passeio, guiado por vídeo, ao Recife doi início do Século XIX. Na época, a localidade era chamada Vila de Santo Antônio do Recife de Pernambuco.

O terceiro eixo foi batizado 'Dezessete'. Essa será uma oportunidade de conhecer o acervo do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. O material é composto por documento e objetos, como a espada do Leão Coroado, capitão do Exército que aderiu à causa, e a primeira pensa que chegou à cidade.

No quarto eixo, chamado de 'Cidade Memória', os organizadores disponibilizarão 12 vídeos que mostram locais em que a revolução se fez mais presente. Na última etapa, interativa, o visitante será convidado a criar e expor a sua própria bandeira.

Medalha foi criada para marcar a data (Foto: Thays Estarque/G1 )

História


Durante uma coletiva de imprensa, realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, os organizadores lembraram um pouco da história da revolução. De acordo com o material produzido para marcar a data, no século XIX, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido.

Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. Em Pernambuco, a Revolução Republicana de 1817 tomou forma. Constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória.

"A revolução de 1817 tem marcas importantíssimas para a formação do povo pernambucano e deixou registros importantes como a constituição. Quantos avanços e quantos princípios tem nesse texto que hoje ainda são modernos. Então, precisamos difundir isso para os jovens. Para que eles tenham orgulho da nossa terra", comentou Margarida Cantarele, membro da Academia Pernambucana de Letras e integrante da comissão organizadora.

De acordo com a comissão organizadora, as ações servem para celebrar o momento e lembrar da importância dela para o povo pernambucano e brasileiro. O selo já foi aprovado. A previsão é que ele comece a ser vendido pelos Correios em até 60 dias.

Com um leão impresso, medalha será entregue pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), aos ex-governadores do estado e a instituições como a Academia Pernambucana de Letras.

Projeto está em fase de elaboração (Foto: Thays Estarque/G1)

Monumento


Outra ideia, ainda não concretizada, é a construção de um monumento às margens do Rio Capibaribe, no Centro do Recife. Será um mirante.

Ele ficará próximo a Praça da República. Responsável pelo vitral da Catedral de Brasileira, tudo indica que a artista Marianne Peretti assinará o projeto. De acordo com o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, a discussão já está na sua fase final. Não há previsão para o início das obras.

"A data tem a ver, inclusive, com o pioneirismo do pernambucano de defender a liberdade, a democracia. Portanto, o Estado de Pernambuco se sente na obrigação de valorizar e divulgar os maiores valores de 1817", pontuou. O calendário de ações tem início a partir do dia 6 deste mês e seguirá até o início de 2018.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: