Maravilhas de Petrolina e Juazeiro traçadas pelo Rio São Francisco

0 Comments


O Rio São Francisco é o diferencial de Petrolina, cidade que nasceu nas suas margens e que faz o seu diferencial de beleza, embora sua aura romântica tenha arrefecido ao longo dos anos. Com certeza ele foi mais romântico em outros tempos, eram muitas histórias que envolviam o imaginário popular. Os navegantes, os ribeirinhos, os pescadores, os remeiros, os berradeiros esses povos tinham muitas histórias. Mas o seu lado cultural continua a pesar, com as lendas do rio, as festas, os reisados, as lapinhas, as novenas, São Gonçalo, as ladainhas, os casamentos.


Visitar este município é, sem dúvida, sentir de verdade o que representa a cultura nordestina presente nas festas típicas dos meses de junho e julho, época tradicional de celebração das colheitas, com manifestações expressas através da música e da dança, a exemplo das quadrilhas e dos forrós. É entender a importância do Rio São Francisco, tanto para Petrolina como para diversas cidades que oferecem programação de lazer aos visitantes, desde os saltos de bungie-jump, do alto de pontes, até as reuniões em barezinhos e restaurantes para contemplar o pôr do sol e comer pratos típicos, como os assados de bode e os saborosos peixes de água doce, com destaque para o surubim, peixe nobre desse rio.


ROTAS DE TURISMO



Os roteiros traçados pela guia Tânia Nogueira incluem city tour na cidade de Juazeiro e visita à Barragem de Sobradinho, onde se pode apreciar a vista do segundo maior lago artificial do mundo, o Lago de Sobradinho, e a eclusagem, um sistema de engenharia hidráulica que é acionado para que as embarcações possam transpor os desníveis causados pela barragem e seguirem para Juazeiro, onde se encontra o principal porto fluvial da região.

No final do dia, ao pôr do sol, um passeio de barco no Velho Chico é imprescindível para apreciar o belo cenário entre o céu, a terra e o rio. Fazer trilhas na Serra do Mulato e seus sítios arqueológicos com pinturas rupestres, visitar a Bio Fábrica da Moscamed (desenvolvida em laboratório para o combate a pragas da fruticultura) e ainda as fazendas irrigadas e produtoras de frutas orgânicas, também integram os roteiros para quem vai ficar mais tempo na região.

A região dos Lagos do São Francisco, porém, é composta pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Paulo Afonso, Remanso, Santa Brígida, Curaçá e Sobradinho. Os quais abordaremos na próxima edição do jornal. Em toda área, a culinária típica, o artesanato, o folclore, os vinhedos e a cultura popular são fortes atrativos. O Enoturismo permite aos visitantes aprender um pouco mais sobre a cultura do vinho, com visitas guiadas às unidades de produção. As uvas são típicas da região do Vale do São Francisco e estima-se que nesta região, composta por Bahia e Pernambuco, o fluxo turístico aumente para cinco mil pessoas por mês.

Vizinha a Petrolina está Juazeiro. A terra da cantora Ivete Sangalo e do maior intérprete da bossa nova, o internacionalmente respeitado João Gilberto, transformou-se em um moderno polo agroindustrial, com intensa atividade de exportação. Distante 500 km da Capital, Juazeiro modernizou-se com a urbanização da orla fluvial e com o novo visual dos arcos da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, ocupados por pequenos bares e restaurantes. Localizada às margens do São Francisco, a cidade hospeda muito bem os amantes do vinho, pois a região emerge como rota principal do enoturismo no Nordeste brasileiro. O município situa-se na divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco. Com mais de 200 mil habitantes, o nome da cidade se deve aos frondosos juazeiros, árvores existentes em todo o município. É considerada também a “capital das carrancas”, singular expressão da arte mística, feias expressões faciais esculpidas em madeira, usadas para “espantar os maus espíritos” nas proas das embarcações que singram o Velho Chico. Uma artesã encantou-se pelas carrancas e passou a reproduzi-las no barro, imortalizando-se como Ana das Carrancas, cuja casa-museu hoje é visitada pelos turistas o ano inteiro em Petrolina.

Em resumo, há muito o que admirar em todo o roteiro traçado por Tânia Nogueira, entre ilhas, reserva florestal e outros atrativos , pois na realidade o Velho Chico, de ricas histórias e lendas, apresenta um roteiro turístico fascinante tendo seu trecho navegável de Pirapora(MG) a Juazeiro (BA).


ATRAÇÕES



Museu Regional do São Francisco Peças de navegação, carrancas e fósseis Praça Imaculada Conceição, 29. Rio São Francisco O Velho Chico, de ricas histórias e lendas, apresenta um roteiro turístico fascinante tendo seu trecho navegável de Pirapora(MG) a Juazeiro (BA).

Ilha do Fogo é uma das mais belas ilhas do Rio São Francisco, marca a divisa entre os estados da Bahia e o de Pernambuco. Está localizada entre as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, elevando-se ao poente em morro de aproximadamente 20 metros de altura, onde está fixado um cruzeiro iluminado, que servia de orientação aos navegantes. Dispõe de bar e restaurante. A ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra passa sobre esta ilha. Ilha do Rodeadouro A oito quilômetros de distância da cidade de Juazeiro, é a principal opção de lazer do município. Com razoável infra-estrutura, a Ilha possui muitos bares, que servem comidas típicas da região, principalmente as extraídas do Rio São Francisco.

Ilha de Nossa Senhora das Grotas É mais uma das ilhas procuradas pela beleza de suas praias. A dois quilômetros da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias limpas e águas cristalinas.
Horto Florestal A 32 km da sede, na região do Salitre, encontra-se exuberante amostragem da natureza tropical com predominância de coqueiros, mangueiras e goiabeiras.

Cachoeira do Salitre Estrada para Sobradinho, 40 km.

Ilha Culpa o Vento Estrada para Curaçá, Projeto Mandacaru, 10 km e mais 5 minutos de barco.

Ilha de Curaçá Estrada para Curaçá, 95 km e mais 10 minutos de barco.

Sem esquecer, como disse a competente guia, que a história de Petrolina é feita por filhos naturais e adotados. Todos os Bispos da Igreja Católica deixaram sua marca, desde Dom Malan até o atual, Dom Manoel. “Muitos políticos, entre eles os membros da Família Coelho, desde o coronel “Quele” e sua esposa dona Josepha e todos os seus filhos”, salienta a guia, e complementa: Na música Geraldo Azevedo e nas Artes Plásticas e escultura: Celestino Gomes.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista.


You may also like

Nenhum comentário: