Brindgraf de Caruaru consolida marca no mercado

0 Comments


A Brindgraf de Caruaru é hoje uma marca consolidada no mercado. Foi a primeira gráfica do município a trabalhar com máquina digital. “Uma máquina com três metros e meio de impressão, isso era um sonho e a gente trouxe para Caruaru a primeira máquina de impressão”, conta o proprietário, Thiago Santos.

Antes disso, a Brindgraf já terceirizava serviços de alta qualidade. Intercambiava com São Paulo. Mas, ao adquirir a digital, não fez muita divulgação “porque o pessoal sabia que a gente tinha”. À época a concorrência, com uma máquina menor, começou a espalhar pela cidade que teria trazido a primeira máquina digital de Caruaru. Com investimento em mídia para mostrar o desempenho e qualidade dos serviços, os benefícios acabaram ficando para a Brindgraf que estava no mercado há mais tempo.

Atualmente Tiago atende uma demanda bem considerável. Além do mercado local e circunvizinho, também faz serviços para fora do Brasil, em Portugal, por exemplo. A gráfica já faz negociações de materiais também para a Alemanha. Fornece ainda para Brasília e para várias capitais. “Fornecemos muita mídia digital, muitas letras e troféu e tudo que é bonito. A pessoa chama a gente para fazer medalha e se hoje às pessoas querem uma coisa diferente, podem chamar a Brindgraf que é composta de 33 colaboradores, e de três setores operacionais, além da parte financeira e administrativa, e da industrial onde fica a produção pesada de placas de outdoor”, explica.

Em todo esse empreendimento, Tiago tem contado com o empenho da esposa, Edna Pereira de Assis Santos. O casal se conheceu quando Tiago trabalhava como vendedor e ela com contabilidade. “Eu notei que ele precisava de alguém na contabilidade. E aí eu saí do meu emprego e fui trabalhar com ele”. Casados há 19 anos, hoje Edna cuida da parte administrativa e financeira. “Eu gosto muito de trabalhar assim com gráfica, com criação. Todo dia surge mais um cliente da comunicação visual. É muito bom”, afirma.

O INÍCIO 



Apesar de todo sucesso, a trajetória da Brindgraf nem sempre foi assim. Tudo começou quando Tiago aprendeu gráfico a partir de um projeto do Colégio Lisboa que incentivava os garotos daquela época a fazer artesanato, peças de madeira. “Daí começou a nossa história. Confeccionamos vários produtos para a feira e a gente foi desenvolvendo, fazendo porta fósforo, porta chave, tudo que era de portas treco a gente desenvolvia. Mas, a um certo ponto, a gente teve que mudar de atividade, mudar de ramo. Na área gráfica, há 27 anos, era tudo mais difícil porque a gente não tinha modernidade e não tinha a facilidade de desenvolver as artes”, lembra.

Foi assim que Tiago começou vendendo para as gráficas. “Como a gente viajava e conseguia vender muito, surgiu a ideia de fazer uma gráfica paralela. Então  continuei sendo vendedor e com a gráfica paralela, que começou com o nome Toc Toc, nome baseado na ideia do interruptor. Montamos o escritório na rua Duque e colocamos tudo, até uma secretária. Mas o que  faltava era o preço para o vendedor porque eles pensavam que era mais caro. Foi aí que dividimos o ambiente e, de um lado, tinha um gravador. Começamos a gravar as pessoas das outras gráficas e depois, quando nós estávamos na nossa, só era ligar o gravador e quem chegava pensava que era na gráfica que dispunha de ótimos preços. Assim fomos pegando a confiança do povo. Depois tínhamos que mudar o nome. Eu tinha um amigo, o Álvaro, que era design e uma pessoa muito influente. Sempre estava frequentando a minha casa com o nosso professor, o Luís de França. Nós três escolhemos o nome Brindgraf. Saímos da rua Duque e fomos para a Porto Alegre e estamos até hoje aqui”.

O primeiro computador adquirido para gráfica foi quando Tiago vendeu tudo o que tinha e foi para o Paraguai junto com um sacoleiro. “Eu não sabia o que era computador porque naquela época o computador era muito grande. Comprei o monitor, a impressora e as peças principais e foi uma pelega danada porque a gente sai parando e quando chegamos em Caruaru, ficamos dois dias sem dormir porque não sabíamos nem ligar aquilo. Um funcionário meu, curioso, disse: ‘comprei um livro que parecia uma bíblia’. Ele passou uma semana de dia e de noite no escritório lendo aquele livro, e só parou quando aprendeu a ligar o computador e colocar a impressora para imprimir. Aí as coisas mudaram muito porque a gente fazia na hora os cartões dos clientes. Se precisasse, trocava na hora, que até então a gente montava tudo no filme de contato letras 7 e a gente fazia tudo na mão e levava para o cliente. Quando ele dizia que estava bom, graças a Deus, quando não, a gente perdia o dia, trabalhava de graça. Assim era a peleja da nossa história. Mas foi chegando o mundo digital e, a princípio, a gente terceirizava as nossas lonas em São Paulo. Quando chegou um carro todo adesivado, e todo mundo amava, nós começamos a fazer o mesmo trabalho trazendo gente de Recife para treinar as pessoas aqui. Foi muito difícil fazer isso em Caruaru, mas nós conseguimos fazer as lonas, os adesivos que antes eram cortados na mão. Junto com isso começaram a surgir os concorrentes que eram as pessoas que saíam da nossa empresa e iam montando a sua própria gráfica para garantir o dinheiro. Hoje podemos dizer que em 80% do mercado não temos mais concorrentes. O nosso maior concorrente somos nós mesmos e conseguimos atender o que os nossos clientes desejam. São os mesmos prestadores de serviços da Brindgraf. E hoje se tiver o dobro de pessoa, dá para todo mundo porque o mercado é muito amplo e muito versátil”, conclui Tiago.


TRAJETÓRIA ILUMINADA


Nem as dificuldades, nem tampouco os revezes do mundo dos negócios impedem que a missão da Brindgraf seja cumprida com louvor.

Ao longo dos anos, a Brindgraf construiu uma sólida e imponente posição no mercado do setor e se transformou em uma das maiores distribuidoras de brindes de Pernambuco.

As mudanças, sempre necessárias, só reafirmam a necessidade de reinventar a cada minuto. De uma coisa você pode ter certeza, tudo o que imaginar no quesito comunicação visual, nós fazemos por você. Aliás, é a sua satisfação que nos move há quase três décadas.

Confira alguns registros dessa caminhada:


Tiago e Edna Santos comemoram 27 anos com a ânsia de crescer
ainda mais e proporcionar aos clientes compromisso e
qualidade no atendimento. Que venham mais anos.






Durante a Feira de Noivas o estande da Brindgraf demonstrava
 novos produtos que prometem modernizar e personalizar as
 cerimônias, como o painel triplo rotativo e a adesivação temática no veículo.

A Brindgraf dos anos 2000, já na Rua Porto Alegre e utilizando-se
 da fachada para demonstrar os serviços que disponibilizava.
Eram os primeiros passos de uma bela história.

A estrutura formada pela Brindgraf em nada lembrada a
antiga fita K7 que imitava o som de uma gráfica.
O sonho havia se tornado realidade no prédio de esquina na Porto Alegre.

A cada feira no setor gráfico, Tiago visitava,
conhecia e adquiria as novidades.
 A Brindgraf foi a primeira a imprimir em grandes
formatos no interior de Pernambuco.

Atualmente, a Brindgraf produz mais de 1200 tipos de brindes,
sem falar na diversidade de troféus, encomendas para eventos
 e materiais com acabamentos desenvolvidos pela gráfica.

Também através da participação em feiras e eventos
 de grande porte, o nome da Brindgraf passou
a ser construído e solidificado.

A inauguração da Brindgraf Touch levou aos centros de
compras de Caruaru os serviços disponibilizados
 na gráfica. A loja encontra-se no Caruaru Shopping.

Durante esses anos a Brindgraf tem doado instrumentos para
os homenageados. Reconhecimento ao talento dessas crianças.

Os investimentos em maquinário permitiu à Brindgraf alçar voos mais altos. A gráfica possui equipamentos de última geração.

PERFIL DE TIAGO ERIVALDO DOS SANTOS



Oriundo da cidade de Vitória de Santo Antão, o empresário Tiago Erivaldo dos Santos nasceu em 1968, filho de José Matias dos Santos e Terezinha Soares dos Santos. Tiago cursou o primeiro e o segundo grau em escolas estaduais e também particulares, e concluiu o Curso de Administração de Empresas na Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP) em Caruaru. Pai de família dedicado, casado há 14 anos com Edna Pereira de Assis, o casal tem três filhos: Lucas, Tiago e Maria Laura de Assis Santos.

Seu primeiro emprego foi de vendedor de tapetes. Trabalhou também na construção civil com seu pai e posteriormente, arranjou um emprego no comércio como Auxiliar de Estoque. Em seguida, fez um curso profissionalizante no Colégio Lisboa, seu antigo educandário. Durante o estudo, Tiago Santos se destacou na área de artesanato e foi aí que sua vida começou a mudar. Ele teve a brilhante ideia de reaproveitar os restos dos materiais que as marcenarias e serrarias jogavam fora tais como madeira e pó de serra, apostando na beleza e qualidade dos produtos artesanais para que fossem comercializados na feira de artesanato da cidade de Caruaru.

Com o passar do tempo, Tiago Santos começou a comprar madeiras inteiras e não mais restos, sobras, serrarias da cidade. Interessante é que no início o empresário teve uma ideia curiosa: gravou uma fita com sons de uma grande gráfica, já que na época a sua empresa era pequena e a colocou no gravador por trás de uma parede com a finalidade de persuadir seus clientes de que realmente havia mais máquinas funcionando por trás daquele escritório. A ideia deu certo e com muito trabalho, ele aposentou o gravador e pôde finalmente ouvir prazerosamente as suas próprias máquinas trabalhando. Com isso, ele comercializa artesanato e produtos gráficos há quase 30 anos no mercado.

Sua empresa, Brindgraf, localizada em Caruaru, atualmente é considerada uma das maiores gráficas do interior de Pernambuco. Com uma grande estrutura, com mais de trinta funcionários, a empresa trabalha com placas de sinalização, serigrafia, estamparia e muitas outras novidades do mundo gráfico, ou seja, trabalha com tudo que estiver relacionado à comunicação visual. Além disso, Tiago procura sempre inovar e participa constantemente de feiras em São Paulo, para oferecer o que é melhor e mais moderno aos seus clientes.

Tiago reside em Caruaru há mais de 35 anos. É um ser humano muito querido por todos que com ele convivem. Além disso, é um bom pai, marido e um grande profissional, muito inteligente e criativo. “Agradeço a Deus por todas as conquistas e me considero muito feliz e iluminado por Ele”, costuma dizer.

Serviços:
Rua Porto Alegre, 239 - Centro - Caruaru-PE.
CEP: 55004-270
Fones: 
(81) 3721.3400 / (81) 3721.0418
E-mail: brindgraf.online@gmail.com

Caruaru Shopping, loja 05, Alameda de serviços.
Fone: (81) 3722.2906
Email: brindgrafexpress@hotmail.com



You may also like

Nenhum comentário: