CARNAVAL 'FREVO NO PÉ'

0 Comments
Luiz Antonio Medeiros.


O carnaval deste ano, já terminou. Em Pernambuco, o carnaval começa com o desfile do Galo da Madrugada e termina com o Desfile das Virgens de Surubim. Essa é a agenda do bom folião que festeja o carnaval pelos quatro cantos de Pernambuco.

O carnaval de Pernambuco é frevo!

Pois é.

Mas, para essa gente que faz do vale nada valer tudo, é só confirmar o dia e a hora em que a festança vai começar e, pronto!

Bota a “zuada” na rua e venha o que vier. Por isso, de música de carnaval nada se ouve e nada se dança num frevo contagiante.

Ao longo da Avenida São Sebastião, a multidão se arrasta ao som dos mais variados ritmos, menos de frevo pernambucano.

E, lá vem de tudo, ladeira a baixo! Tudo, sem a sonoridade do frevo que sucumbe ao barulho do “paredão”.

“Você diz que ela é bela. Ela é bela sim, senhor. Mas, poderia ser mais bela, se Bela tivesse o meu amor, meu amor! “ . Isso, é frevo de Capiba. Isso, é carnaval de Pernambuco, que deve acontecer em Surubim ou em qualquer outro lugar do nosso Estado.

O carnaval de Pernambuco é frevo de rua, é frevo de bloco, é frevo canção, é frevo de tudo! Mas, infelizmente, nem sempre se faz assim.

- Por quê?

Porque não adianta somente mandar tocar. Tem que contratar para o carnaval quem toca frevo pernambucano.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

- Mas, não é fácil!

- Ora, ora!

Para não ser difícil, que os gestores ou as pessoas responsáveis pela contratação daqueles que vão fazer a festa, não venham de onde vier e não façam o que quiser.

Para o Carnaval das Virgens de Surubim, contrate o que possível for de carros de som   que trabalham na cidade o ano todo. Um carro de cada contratado. Aqui se conhece todo mundo!

Ainda, procure contratar orquestras de frevo em João Alfredo, Bom Jardim e região, junte às orquestras de Surubim.

Não precisa pedir, nem determinar. Essas orquestras só irão tocar frevo!

E, o que faremos com os Blocos de Surubim? Deles, o povo quer ver a fantasia e a animação. Então, disponha pra todos eles, uma orquestra de frevo e carro de som.

- E os trios elétricos?

- Basta um pra fechar o Desfile das Virgens.

Mas, que esse trio venha com um cantor de frevo como Almir Rouche ou André Rios.

- Só isso?

Não, não! Se é CARNAVAL FREVO NO PÉ traga os Blocos Líricos. Traga Getúlio Cavalcanti e tantas outras atrações com esse estilo de carnaval, que serão bem vindas!

E, que tudo isso possa caber no orçamento da prefeitura, sem gastos excessivos e que haja uma preparação para um carnaval cultural.

Mas, se bonito e bom for “engarrafamento de trios elétricos”, esse trauma não quero sentir mais, não!

Por: Luiz Antonio Medeiros - Professor e Escritor.



You may also like

Nenhum comentário: