ARTESÃO DO ALTO DO MOURA GILLIARD GONÇALVES SIMÕES SEGUE O MESMO CAMINHO DE SUA MATRIARCA, TEREZINHA GONZAGA, AMBOS SÃO REFERÊNCIA NA ARTE DO BARRO

0 Comments
Artesão Gilliard Gonçalves Simões


O artesão Gilliard Gonçalves Simões,  de 37 anos, é filho de Terezinha Gonzaga ( nome artístico), famosa artesã do Alto do Moura.  A fama da mãe inspirou o filho. Ele pensava em cursar Psicologia, mas desde os sete anos de idade ajudava os pais a produzir artesanato de barro. Aos 13, começou a fabricar, admirando e se inspirando no trabalho da mãe, que produz obras feitas com barro, são trabalhos figurativos, decorativos e utilitários. 

Aos poucos, Gilliard foi ganhando reconhecimento e credibilidade por sua identidade expressa nas artes produzidas. A partir dos 25 anos, começou a fazer peças gigantes e não parou mais. Especializou-se em bonecos com até dois metros de altura. Tem obras em barro do famoso Luiz Gonzaga, de dois metros, que faz parte da decoração de um famoso restaurante da capital pernambucana.

Além de Luiz Gonzaga, outros personagens como Lampião e Maria Bonita, a Velha Costureira, e outros trabalhos inspirados no mestre Manoel Bernardo, que trabalha com as feições das pessoas, foram produzidos por Gilliard, e estão expostos no Museu do Barro de Caruaru e em locais públicos. 

Segundo Gilliard, o seu trabalho é reconhecido graças ao esforço e talento, mas também graças à parceira com a imprensa, para divulgação de suas peças artesanais.  “Em diversos momentos da vida, dei entrevistas pra revista, jornal, televisão, graças à imprensa como parceira de motivação,” explica.

Para ele, é um prazer produzir suas obras com barro, pois representam um pouco da identidade de Caruaru, de Pernambuco e do Nordeste.



You may also like

Nenhum comentário: