EX- JUIZ DE SURUBIM DR. JOSÉ DE ABREU SANTOS COMPLETA 88 ANOS, NUMA VIDA DE DEDICAÇÃO À PROFISSÃO E À FAMÍLIA

0 Comments
Dr. José de Abreu Santos e a esposa Isabel Monteiro de Abreu.


O juiz aposentado José de Abreu Santos, natural de Quipapá- Pernambuco, tem uma trajetória de dedicação e amor à magistratura, assim como a sua família. Com 88 anos de idade, suas vivências são marcadas pelo compromisso de servir causas nobres, mas ele não se limitou apenas a exercer a profissão de juiz de direito. Teve momentos de sua vida que, aproveitando positivamente o poder de influência, conseguiu feitos importantes para algumas cidades.

Com muitos anos na magistratura, o pontapé inicial na profissão, assim que terminou a faculdade de direito, foi exercer o cargo de promotor público, na época sem concurso, mas por inteligência e mérito, já que era uma pessoa com muita capacidade de diálogo, persuasão e vontade de fazer o melhor- na cidade de Inajá, onde permaneceu por seis anos e meio.  Após esse período, fez concurso para juiz de direito e passou em terceiro lugar, na época foram 18 candidatos concorrendo ao cargo. Em seguida, foi exercer o cargo na cidade de Maraial, Pernambuco, onde passou quatro anos.  Foi em Maraial que o juiz José de Abreu demonstrou que, além de exercer a magistratura dignamente, poderia fazer algo que ficasse marcado na história do município. Nesta cidade ele construiu duas instituições escolares, a Escola José Luiz da Silveira Barros e  a Escola Eliodório Pereira de Andrade e que, por isso, até hoje o juiz merece respeito e consideração da população local.

Na carreira da magistratura, por onde passou deixou registros de competência. Não é à toa que recebeu diversos títulos e homenagens. Em Garanhuns, onde trabalhou por nove anos e meio, recebeu homenagens da OAB. Em Maraial recebeu o título de cidadão daquela cidade. Em Surubim, também exerceu o cargo de juiz de direito por seis anos, de 1967 a 1973, e também é considerado cidadão surubinense, onde reside atualmente.   Inclusive, falar em cidadãos surubinenses como Severino Farias e Monsenhor Luiz Ferreira Lima, para muitos fica apenas o registro na história. Já para o juiz José de Abreu, falar sobre estes personagens é relembrar de amigos, que teve o prazer de conhecer. 

Aposentou-se aos 51 anos, já que nunca teve férias, foi todo o tempo dedicado à justiça. Mas sua vida também é marcada pelo amor à família. Casado com Isabel Monteiro de Abreu Santos, juntos tiveram oito filhos, Maria Isabel, Maria Verônica, Maria Raquel, Maria Suzana. Maria Adelaide, José Samuel e José Daniel.

José de Abreu faz parte de uma família extensa de oito irmãos e quase todos são falecidos, com exceção de sua irmã Salomé. Passou a infância em Quipapá, estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns e fez direito na Faculdade de Direito do Recife.

Sua história de vida familiar é tão verdadeira e intensa que foi parar nas páginas de um grande veículo de comunicação. Recentemente, celebrou 60 anos de união com Isabel Abreu,  superando os obstáculos e fortalecendo a união. Mas como estava internado em Recife, a comemoração foi atípica, na capela do Hospital Esperança, na Ilha do Leite. O fato foi notório e registrado no Diário de Pernambuco. 60 anos de vida juntos é, ao mesmo tempo, 60 anos de oportunidades de se olhar e encontrar motivos para permanecer na mesma estrada. Assim é o juiz José de Abreu, seja na profissão ou na família, tudo são marcos, registros de vida e de dignidade.

JOSÉ DE ABREU SANTOS


Dr. José de Abreu Santos.


José de Abreu Santos nasceu em Quipapá- Pernambuco. É filho de Cícero Costa de Abreu e Maria Isabel de Abreu Santos, nasceu em Igarapeba, Município de Quipapá. José de Abreu fez parte de uma família numerosa de oito irmãos e quase todos são falecidos, com exceção de sua irmã Salomé. Casado com Isabel Monteiro de Abreu Santos, tem oito filhos. Maria Isabel, Maria Verônica, Maria Raquel, Maria Susana, Maria Adelaide, José Samuel, José Daniel e Deise.
Passou a infância em Quipapá, estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns e fez direito na Faculdade de Direito do Recife. Assim que concluiu a graduação, foi exercer o cargo de promotor público, na época sem concurso, mas por inteligência e mérito, já que era uma pessoa com muita capacidade de diálogo, persuasão e vontade de fazer o melhor- na cidade de Inajá, onde permaneceu por seis anos e meio.  
Após esse período, fez concurso para juiz de direito e passou em terceiro lugar, na época foram 18 candidatos concorrendo à vaga, e foi exercer o cargo na cidade de Maraial, Pernambuco, onde permaneceu por quatro anos. Foi em Maraial que o juiz José de Abreu demonstrou que, além de exercer a magistratura dignamente, poderia fazer algo que ficasse marcado na história do município. Naquela cidade ele fundou o Ginásio José Luiz da Silveira Barros. Tinha aptidão para julgar, mas também atento às necessidades dos locais por onde passou, em São Benedito do Sul, assim como em Maraial, construiu a Escola Heliodoro Pereira de Andrade e que, por isso, até hoje merece respeito e consideração dos munícipes destas duas cidades.  
Na carreira da magistratura, por onde passou deixou registros de competência, fez amigos e agiu em defesa da justiça e pelo bem comum. Não é à toa que recebeu diversos títulos e homenagens. Em Garanhuns, onde trabalhou por nove anos e meio, recebeu homenagens da OAB. Em Maraial recebeu o título de cidadão daquela cidade. Em Surubim, também exerceu o cargo de juiz de direito por seis anos, de 1967 a 1973, e também é considerado cidadão surubinense, cidade na qual reside atualmente.   
Aposentou-se aos 51 anos de idade, já que nunca teve férias, foi todo o tempo dedicado à justiça. Mas sua vida também é marcada pelo amor à família.  Convive com sua esposa Izabel há 60 anos e a justificativa para tanto tempo juntos é que toda família permanece unida quando existe amor, respeito e dedicação. Assim é o juiz José de Abreu, seja na profissão, com a família ou entre os amigos, tudo são marcos, registros de vida e de dignidade. 



You may also like

Nenhum comentário: