Hospital das Clínicas limita exames por falta de verba

0 Comments

São realizados exames laboratoriais apenas em pacientes internados, em transplantados, oncológicos e outros casos graves



Hospital das Clínicas da UFPE
Foto: Arthur de Souza

O Hospital das Clínicas (HC), no Recife, opera com dificuldades desde o último dia 20 outubro por falta do repasse de recursos do Governo Federal. Localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital pernambucana, o HC teve de limitar a realização de exames de sangue, atendendo somente casos prioritários. Também não houve marcação de consultas nesta segunda-feira (26).

A reportagem da Rádio Folha se deparou, nesta segunda, com muitos pacientes no local temerosos em voltar para casa sem realizar exames. A agricultora Maria do Socorro da Silva contou que, após 10 horas de viagem vinda município de Trindade, no Sertão do Estado, não conseguiu realizar o exame.

Em nota, o Hospital das Clínicas anunciou que normaliza os serviços a partir desta terça-feira (27), com a retomada dos procedimentos endoscópicos ambulatoriais (endoscopias e colonoscopias). Exames laboratoriais para os pacientes dos ambulatórios serão retomados na quarta-feira (28) e, na quinta (29), serão realizados e também marcados os exames de imagem com contraste e cirurgias eletivas.

O HC informou, na nota, que recebeu um repasse de cerca de R$ 3,3 milhões, oriundos de contrato com SUS. O hospital aguarda ainda o repasse da última parcela do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), bem como a negociação com o Governo de Pernambuco para pagamento da dívida de R$ 13 milhões que a Secretaria Estadual de Saúde tem com a unidade hospitalar.

De acordo com nota emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o órgão tomou conhecimento da paralisação de serviços na unidade e está dialogando para que a situação seja resolvida sem prejuízo aos usuários do SUS.


Por: Folha PE.


You may also like

Nenhum comentário: