ETE Surubim, uma trajetória de mudanças e conquistas

0 Comments
Olimpíada de Matemática.



A ETE Antônio Arruda de Farias começa a despontar na cidade de Surubim como uma escola de destaque na região. A Escola Técnica foi fundada em março de 2010, durante a gestão do excelentíssimo governador Eduardo Campos e na gestão do secretário de educação Danilo Cabral, atual deputado federal.  Em 2017, o professor Avaci Xavier assumiu a direção da ETE com o objetivo de colaborar na melhoria da educação na cidade. O referido educador tem uma larga trajetória na área, tendo atuado como professor da EREM Severino Farias por onze anos e como supervisor de cultura do SESC LER por dez anos. Também trabalhou nas escolas Maria Cecília, Colégio do Amparo e Marista. Mesmo com uma caminhada longa na educação, o citado professor ainda não tinha experimentado gestão escolar.

A frente da ETE Antônio Arruda de Farias, ele diz que muitas mudanças aconteceram na escola, de ordem pessoal e estrutural. Segundo o gestor, ao chegar à escola, havia apenas cinco funcionários efetivos e todos os demais eram contratos temporários, o que dificultava a continuidade dos trabalhos. Nesse aspecto, ele destaca a importância do concurso público que possibilitou a nomeação de novos profissionais nos últimos dois anos, sendo a ETE contemplada com novos professores. Hoje a escola conta com o número total de 17 profissionais do quadro efetivo.

O professor Avaci, destaca o apoio recebido por parte da Gestora da Gerência Regional Edjane Ribeiro que não tem medido esforços para colaborar com o crescimento da ETE na cidade. Acrescenta também o apoio de toda sociedade surubinense que tem abraçado as ações e projetos desenvolvidos na escola. Em 2017, o gestor idealizou o projeto Negócios em Foco que trouxe para a escola empresários de renome como: João Batista, da Pan Cristal, Fernando Brito, do Supermercado Kipreço, Eraldo Pio, da rede de óticas Free Shopping e Roberto Matheus médico e empreendedor. Com essa atividade os alunos puderam conhecer na prática a importância do empreendedorismo e como essas pessoas conseguiram construir seu patrimônio.

Com uma linha mais informal e artística, Avaci também idealizou o projeto Papos da Segunda que contou com presenças de Artistas e pessoas ligadas a Educação e a Cultura como: o Escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras José Nivaldo Junior, do Secretário de educação profissional, hoje deputado estadual Paulo Dutra, e do professor João Filho, enquanto secretário de educação municipal, na época. Pensar projetos ousados parece ser uma prática cotidiana na vida do gestor da ETE, haja vista que em sua época de SESC ele movimentava a cena cultural da cidade.

Em agosto de 2017, com mais uma de suas inovações, foi aberta de modo permanente, a exposição “Memórias” que homenageia pessoas da cidade. Essa atividade constitui-se em uma exibição de fotos nas portas da escola. Foram homenageados: José Nivaldo (médico e escritor), Apolinário Lucena (artista plástico), Zito Barbosa (locutor e escritor), Diva Guerra (professora), Maria José de Brito (professora e escritora), Elzi Melo (professora e escritora), José Pereira (professor), Célia Arruda (professora), José Belarmino (professor de matemática), José Barbosa (professor de química), Laercio Cunha (professor de física), Neíse Gondin (médica), Diego Renan (jogador de futebol). Atrelado a essa ação, o professor Rubens Karman juntamente com alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas desenvolveu um canal no Youtube  https://www.youtube.com/channel/UCEvFFH315o9UdtfwqWjY1uA/playlists e um aplicativo de celular que, por meio de um QR-code afixado junto às fotografias, possibilita ao visitante conhecer um pouco dos homenageados por meio de um áudio relatando a trajetória de cada um deles. Ações como essas, valorizam as pessoas que protagonizam/protagonizaram atividades relevantes em nosso município. Quanto à criação do aplicativo, este recebeu o prêmio (1º lugar) no projeto Turbinados, pela Secretaria de Turismo do Estado em 2017.

Segundo o gestor da ETE Surubim, a coisa mais importante para que uma instituição caminhe bem é o trabalho em equipe, bem como pessoas que abracem e acreditem no que fazem. E nesse quesito, ele demonstra muita satisfação com o corpo docente da escola e todos os funcionários. “Nossa equipe é muito boa e empenhada no que faz.” Acrescenta que o corpo discente tem conseguido compreender a importância da educação como ferramenta que pode melhorar a sociedade. Sua maior felicidade é poder ver o sucesso dos alunos nas aprovações dos vestibulares e nas vitórias cotidianas em cada ação postada semanalmente no Instagram da escola (eteantonioarrudadefarias). Em 2017, tivemos mais de quinze aprovados em faculdades públicas e privadas.

O ano de 2018 vem coroar o trabalho de toda uma equipe que não mede esforços para o sucesso dos alunos e da escola. Cada professor, seja ele da base comum ou do núcleo técnico, coordenador e funcionário. “Todos nós somos educadores, estamos fazendo o nosso papel, incentivando e educando, com um só objetivo: a realização dos sonhos dos jovens que estão na nossa escola”, acrescenta o gestor. Em 2018, foram mais de 40 alunos aprovados em faculdades públicas e particulares. Um crescimento acentuado nas avaliações internas e principalmente externas. Avaci acrescenta que na atualidade as escolas estaduais são muito cobradas em relação à melhoria na aprendizagem dos seus alunos e que isso traz para cena uma quebra de antigos estigmas que ainda circundam as escolas públicas, “hoje muitas famílias têm depositado confiança e credibilidade em nosso trabalho. Este ano recebemos muitos estudantes oriundos de instituições públicas, mas também particulares.”
Acrescenta ainda, que a ETE Surubim começa a colher os frutos desses anos de trabalho árduo e sério, entende que a melhoria é visível, não apenas nas aprovações nos vestibulares, mas também no número de alunos da escola, inclusive aumentando o quantitativo de alunos do município de Surubim, “outrora tínhamos mais alunos de outras cidades”. A ETE é uma escola integral que funciona das 7h20 às 16h50. No período noturno, funcionam sete turmas dos cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas, os mesmos cursos oferecidos durante o dia. A ETE, também é polo EAD com nove cursos semipresenciais e totalmente à distância nos turnos vespentino e noturno. Ao todo, a ETE Surubim conta com mais de 700 alunos nas suas várias modalidades. 

O professor Avaci Xavier deixa claro que não se faz uma gestão de forma solitária e que não pode deixar de agradecer a professora Karla Fabrício, que nesses dois anos atuou como assistente de gestão e que atualmente regressou a EREM Severino Farias onde ministra aulas de língua inglesa. Agradece também professora Sonia Cruz que atuou na ETE como educadora de apoio, mas que neste ano se aposentou. Enfatiza ainda o apoio de todos os professores e demais funcionários que fazem da escola técnica na atualidade uma instituição que foca na formação intelectual, técnica, afetiva e humana dos seus alunos.

O incentivo da secretaria de educação também não pode deixar de ser citado, pois, ao longo desses anos, o gestor diz ter tido o apoio da secretaria de educação profissional nas figuras de Socorro Rodrigues, Domitila Silva, Paulo Dutra, Maria Medeiros, George Bento e da professora Magali Morgana que, a frente das escolas integrais da GRE Vale do Capibaribe, tem proporcionado apoio e incentivo na melhoria da escola principalmente no tocante a gestão de pessoas.

Em dois anos, a Escola Técnica recebeu várias premiações: projeto Trânsito Seguro Cidadão Feliz que recebeu uma premiação a nível nacional em São Paulo, graças ao empenho dos alunos e do professor Adriel Santos que deixou um importante legado para os discentes da ETE. Citamos também a premiação recebida no projeto de Direitos Humanos incentivado pela professora Rosana Bastos e que teve o aluno Alysson como premiado na categoria desenho. Várias outras ações, protagonizadas por nossos educadores e estudantes, também são dignas de destaque como os projetos: Cultura Carnavalesca, Dia da Mulher, Gincana de Humanas, EXPOTEC, Carteira de Trabalho na Mão, Feira de Empreendedorismo, Halloween, as colações de grau, as visitas técnicas, os Projetos Integradores, etc.

Vale destacar mais uma importante conquista que foi a participação dos estudantes no PE no campus 2018, no qual doze dos seus alunos foram contemplados e vão receber R$ 950,00 do governo do estado para estudar durante um ano, graças aos seus desempenhos nas avalições externas. Ainda em 2018, seis alunos da escola receberam menção honrosa na Olimpíada de Matemática. 

Outras ações têm acontecido de forma exitosa na escola como é o caso do Projeto Monitores em Ação, o qual tem conseguido movimentar os vários espaços da escola que atualmente conta com 10 salas de aula, 2 salas de vídeo, 4 laboratórios de informática, 1 biblioteca, 1 auditório, 1 refeitório, 1 laboratório de física e robótica, laboratórios de matemática, biologia e química, além de sala de dança e quadra, onde acontecem várias atividades que os alunos desenvolvem nos horários do almoço como: ping pong, espiribol, violões, teatro, dança, esportes.

“Como escreveu o poeta Rubem Alves, Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. A ETE Surubim vem se consolidando como uma escola que tem incentivado seus alunos a arte do voo. Somos fruto de um trabalho feito a muitas mãos. Com esse pensamento, fica o convite para que a sociedade de Surubim e região conheça a Escola Técnica que está situada na rua Antônio Heráclio do Rego no centro da cidade, ao lado do parque de exposição de animais”, reitera o gestor da instituição. 

Por: Avaci Xavier.

Aulas passeio.

Equipe.

Projeto Carteira de Trabalho na mão.

Tarde junina.

Expotec.

Licença Poética.

Colação de Grau 1.

Exposição Memórias.


Dia da Mulher.

Nossos resultados.


PE no Campus.

Atividades.







































You may also like

Nenhum comentário: