JORNALISTA É DESTAQUE LITERÁRIO DE MARÇO

0 Comments
Ariadne Quintella recebe homenagem do Espaço Cultura Nordestina Letras e Artes, da arquiteta Salete do Rego Barros.



 “Escritora admirável, pessoa humana que, quanto mais me afeiçoo, porque são muitas as suas qualidades, destacando-se a alma criativa,  o dom da amizade, a vocação da solidariedade e o espírito apassivador'”. Foi assim que a escritora e poeta Olívia Gondim iniciou o seu discurso na abertura das homenagens à jornalista e escritora Ariadne Quintella, escolhida pela poeta Bernadete Bruto como destaque literário do mês de março na programação do centro cultural mantido pela arquiteta Salete do Rego Barros no bairro recifense do Poço da Panela.

          
Destacou Olívia haver conhecido a homenageada quando começou a frequentar a União Brasileira de Escritores (UBE) em 2014 e das conversas que mantêm desde então e da leitura de suas crônicas extraiu o substrato das palavras que a vigora para montar o mosaico que melhor a define atenta às mutações decorrentes das “alegrias e desgostos, lutos e resignações o mosaico.

Olivia Maia Beltrão Gondim

         
Filha do funcionário público Pedro Quintella Cavalcanti, segundo a conferencista, ele era o porto seguro da homenageada, sendo por ela referido sempre com saudade, amor e gratidão. E ao descrever a mãe, Cacilda Marinho Quintella, cita seu dinamismo, capacidade de trabalho, de vencer as adversidades sempre de cabeça erguida. Porém jamais esquecia de pinçar em seus escritos os barquinhos de papel que atiravam juntas pela janela, “na enxurrada que passava na frente do portão nos dias de chuva.
        
Olívia chega à mulher adulta homenageada que escreve: “A felicidade partiu de mansinho com medo de acordar alguém que, naquela hora vivia seu último sonho”. Ainda, segundo ela, ler os textos de Ariadne é navegar em um mar de palavras tranquilas e sentimentos profundos, pois, segundo ela, a homenageada tem o dom da escrita e assim deixa fluir o pensamento em sucessivas ondas até atingir, sem esforço, o ápice da criação.

   
LIVROS DA HOMENAGEADA


Ariadne Quintella.

      
O escritor e jornalista Cássio Cavalcante, também autor e editor, ao engajar-se às homenagens à sua confreira Ariadne, destaca a participação dela em antologias de contos, romances, poemas, um deles “Boa Tarde” resultante das crônicas que escreveu por mais de cinco anos no Diario da Noite, o vespertino do Jornal do Commercio. Ele cita os tres livros da homenageada “Acertos e desacertos de Joaquim Nabuco, menção honrosa da Academia Pernambucana de Letras, “Revisitação da estética barroca na poesia religiosa de Ângelo Monteiro” e o “Almanaque do Diário Oficial”, este último em parceria com Albuquerque Pereira. Citou também a homenageada como coautora em diversas antologias e revistas literárias.
   
Cássio assinala ter nascido a homenageada em propriedade privada no bairro de Casa Amarela, pertencente ao seu avô Manoel Alfredo Marinho do Passo, também conhecido como Santo Marinho.
    

O espaço determinado por Salete do Rego Barro para a homenagem foi todo decorado por ele com diplomas, troféus e fotos da homenageada.



You may also like

Nenhum comentário: