VIVA O BOI SURUBIM!!! VIVA !!!

0 Comments

SURUBIM E SUA IDENTIDADE CULTURAL





Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo, cultura ou indivíduo, na medida em que este é influenciado pela cultura do grupo a que pertença. Antes de falarmos sobre os diferentes conceitos de identidade cultural, devemos esclarecer primeiro a ideia geral de cultura e de identidade. A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e nossos próprios Valores Culturais. Esses traços culturais possuem influência direta sobre a construção de nossas identidades, uma vez que elas constituem grande parte do conjunto de atributos que formam o contexto comum entre os indivíduos de uma mesma sociedade e são parte fundamental da comunicação e da cooperação entre os sujeitos. De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo.

Pois bem, no dia 05 de Agosto de 2013 participei da 1ª Conferência Municipal de Cultura realizado no Centro Cultural Dr. José Nivaldo com o tema: Uma Política de Estado para Desafios do Sistema Nacional de Cultura , evento este que teve a parceria do Governo Federal - Ministério da Cultura, Secretaria de Turismo/PE, Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal do Surubim. Dentre as questões discutidas durante todo seminário, num trabalho em grupo sugerí que fosse criada uma IDENTIDADE CULTURAL para o município de SURUBIM, uma vez que muitas cidades do interior de Pernambuco , já tem sua identidade.

 COMO POR EXEMPLO:


BEZERROS: OS PAPANGUS
TRIUNFO: OS CARETAS
OLINDA : BONECOS GIGANTES
RECIFE : GALO DA MADRUGADA
NAZARÉ DA MATA: MARACATU
GOIANA : OS CABOCLINHOS

Foi quando fui escolhido como “Lider” pelos meus colegas representantando o meu grupo apresentei outras questões discutidas entre nós, daí sugerí: a criação da nossa IDENTIDADE CULTURAL : O BOI SURUBIM . Portanto, ficaria : SURUBIM - BOI SURUBIM.

Todos foram unânimes com o nosso projeto. Bem, de lá para cá não foi mais discutido , terminou ficando engavetado desde o mês de agosto do ano de 2013, o que foi uma PENA!!!

Em reunião após o Carnaval de 2016 com o Exmo. Promotor Público da Comarca de Surubim Dr. Garibaldi Gomes da Silva representando o Ministério Público tornei a insistir sobre esse meu projeto em criarmos nossa IDENTIDADE CULTURAL que seria o BOI SURUBIM, daí Dr. Garibaldi registrou em ata essa minha sugestão para que fosse discutida.

O NOME:

O nome “Surubim” é proveniente, segundo reza a tradição, do nome dado a um Boi, admirado por todos por sua força e valentia, da primeira fazenda que se instalou na região. Foi assim denominado por ser pintado da mesma forma que o peixe de mesmo nome. Diz-se que certo dia, uma onça entrou no curral e devorou o Boi Surubim, para lamentação geral. A notícia se espalhou e passaram a chamar Fazenda do Boi Surubim. O nome ganhou força quando da criação, em 06 de junho de 1881, da freguesia de São José do Surubim, ficando posteriormente somente freguesia de Surubim.

PASSADO:


Quem não se lembra do BOI DE NANICO ?? Do saudoso Sr. Nanico ( In memoriam) sempre sorridente, era o retrato da alegria dos saudosos carnavais, tempo marcante em nossa infância, belos tempos. Mesmo com toda sua simplicidade Sr. Nanico nunca vacilou diante das dificuldades da época, era a felicidade de quem queria proporcionar alegria a criançada e aos foliões surubinenses. 

Quando ouvíamos o batuque do Boi do Sr. Nanico era uma festa. Que ficará em nossa memória para sempre. Viva o BOI DE NANICO, VIVA!! VIVA O BOI SURUBIM !! VIVA !! UM PATRIMÔNIO NOSSO!! UMA CULTURA NOSSA !!!

O que espero é que nossos governantes se sensibilize com a história da nossa Cultura . Poderíamos realizar o “ENCONTRO DE BOIS” ONDE IREMOS TRABALHAR TODAS AS COMUNIDADES E BAIRROS DO NOSSO MUNICÍPIO.

 POR EXEMPLO:


O BOI da Comunidade do MIMOSO
O BOI da Comunidade do JUCÁ FERRADO
O BOI da Comunidade do BAIRRO BELA VISTA
O BOI da Comunidade do BAIRRO SÃO JOSÉ
O BOI da Comunidade do CHÉUS
O BOI da Comunidade do BARAÚNAS
O BOI da Comunidade do COQUEIRO

E assim por diante... e encerraríamos num GRANDE ENCONTRO DE BOIS onde cada Comunidade levasse seu BOI investindo na confecção enaltecendo um espetáculo com exuberância e grandeza para o público e seriam julgados a partir de quesitos com , evolução do boi, onde iríamos escolher o TOP – 03 ou seja; os TRÊS BOIS VENCEDORES.

Outra sugestão é que fosse criado o “ESPAÇO DO BOI” onde poderia realizar oficinas, vídeos trabalhando o “SOUVENIR” do BOI onde podemos incluir artigos nossos tais como: Chapéus, Camisetas e Miniaturas de Bois etc... retratando a história da Cultura de Surubim. Com certeza os turistas comprariam para presentear, muito comum em muitas culturas. A venda de “Souvenirs” é uma atividade intimamente ligada ao Turismo, e sua confecção e comercialização constituem importante atividade econômica. São exemplos de como esta atividade serve não apenas como lembrança, mas para divulgação e propaganda dos nossos valores Culturais.

PRESENTE:


Em visita a Prefeitura Municipal do Surubim, conversei com a Exma. Prefeita do nosso município Sra. Ana Célia Cabral Farias percebi o interesse que a mesma tem pela nossa cultura, tanto no tocante ao BOI SURUBIM, quanto a Ciranda, Banda de Pífanos, Blocos Carnavalescos enfim tudo que retrate a cultura popular.

Valorizar a cultura, a tradição e as manifestações populares esse é um dos compromissos assumidos pela nossa prefeita , como forma de preservar a história e a tradição da cidade marcadas por manifestações culturais preservando seu patrimônio cultural.

VIVA O BOI SURUBIM !! VIVA !!
VIVA UM PATRIMÔNIO NOSSO!! UMA CULTURA NOSSA !!!
VIVA O CARNAVAL MULTICULTURAL DAS VIRGENS DE SURUBIM, VIVA!!

Por: Roberto Pessoa – Relações Públicas & Cerimonial.



You may also like

Nenhum comentário: