COMISSÃO PROSSEGUE OTIMISTA PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADE NO AGRESTE SETENTRIONAL

0 Comments


Na última segunda feira (19), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi formalizado o pedido coletivo da Comissão Pró Universidade pela implantação de uma universidade pública no Agreste Setentrional. Este grupo de articulação é formado por deputados estaduais, deputados federais, professores, escritores, presidentes de entidades da sociedade civil e integrantes de grêmios estudantis e lideranças da região. O lema da campanha é: "Universidade pública para todos no Agreste Setentrional: eu quero!".

O presidente do grupo é o auditor fiscal e ex-prefeito de Surubim Antônio Barros, já a vice-presidente é a professora universitária Horasa Maria da Silva Andrade, doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza. Por sua vez, a relatora geral é a internacionalista Maria Luiza Lima.

De acordo com a comissão, o Agreste Setentrional é a única região de Pernambuco que não tem instituição pública de ensino de nível superior. O território é composto por 19 municípios: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Ferrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes. E caso o projeto seja aprovado, a sede da universidade será em Surubim. 

Inclusive, antes mesmo de se formalizar o pedido da implantação da universidade na Alepe, a comissão já havia se reunido em Surubim, no primeiro semestre deste ano, e na ocasião a professora e doutora Horasa, atuando na unidade acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, discorreu sobre o tema “Ensino Superior: Universidade Pública e Desenvolvimento Territorial,” cujo  objetivo foi esclarecer  o que precisa ser feito a fim de se implantar a universidade no município.

Agora, apresentado o pedido a Alepe, a comissão está otimista de que tudo dará certo, mas afirma que vai continuar engajada na luta até este objetivo se concretizar.

Quanto ao apoio das lideranças políticas, em entrevista a rádio local nesta quarta-feira (21) a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, se posicionou sobre o assunto e reafirmou seu compromisso em apoiar este projeto. Além de Ana Célia, estão empenhados o deputado federal Danilo Cabral, o deputado estadual Lucas Ramos, a deputada estadual Teresa Leitão e outras lideranças políticas.    



You may also like

Nenhum comentário: