Saiba o que muda em Pernambuco por causa do coronavírus

0 Comments

Confira todas as mudanças e acompanhe a cobertura da pandemia

Teste de coronavírus
Foto: Jooh Moore/Getty Images/AFP-




Em meio à pandemia de coronavírus, várias atividades e serviços sofreram alterações em Pernambuco. Estão suspensas as aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado, assim como as atividades nas universidades públicas e particulares.

Confira as mudanças:
 Universidades


Sete instituições públicas de ensino superior de Pernambuco - UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF-Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estão com as atividades paralisadas desde segunda-feira (16). A medida vale até o fim de março e afeta todos os campi espalhados pelo Estado.

Escolas estaduais, municipais e particulares
 

Escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado estão com as aulas suspensas como medida de prevenção contra o novo coronavírus, conforme determinação do Governo de Pernambuco.

Igreja Católica


A Arquidiocese de Olinda e Recife cancelou as missas com fiéis, inclusive na Semana Santa. Diversos eventos também foram suspensos.

 Metrô do Recife


Os trens das Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife circularão apenas nos horários de pico, entre 6h e 9h e 16h30 e 20h, a partir deste sábado (21). A operação da Linha Diesel (VLT) será suspensa.

Polícia Civil


A Polícia Civil de Pernambuco anunciou que está disponibilizando à população um serviço online para prestar queixas. A Delegacia pela Internet evita a necessidade de sair de casa para registrar ocorrências, diminuindo assim o fluxo de pessoas nas unidades.

Detran-PE


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) elaborou plano de contingenciamento e, entre as ações está a prorrogação por 15 dias da data do vencimento de multas locais e identificação de condutor e por 20 dias para as as multas Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

Aeroporto do Recife


A Prefeitura do Recife solicitou à Anvisa a suspensão de voos internacionais a partir da próxima sexta-feira (20). Caso a mudança seja aceita, não serão permitidas decolagens e chegadas.

Aeroporto de Fernando de Noronha


O Aeroporto de Fernando de Noronha será fechado a partir do próximo sábado (21) por tempo indeterminado.

VEM Idoso


Agendamento e atendimento para emissão do cartão VEM Idoso estão suspensos a partir desta terça-feira (17), como medida do Grande Recife Consórcio de Transporte para conter o avanço do coronavírus em Pernambuco. A medida, a princípio, vale até 31 de março. Segundo o órgão, a iniciativa pretende evitar a aglomeração de pessoas idosas no posto de atendimento do VEM.

Shoppings centers


Determinação do Governo de Pernambuco para fechar todos os shoppings centers no Estado a partir deste sábado (21). Até lá, funcionam em horário especial, das 12h às 20h.

Comércio


Por determinação do Governo de Pernambuco, estabelecimentos comerciais fecham em todo o Estado a partir deste domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de obras, hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet.

Serviços e construção civil
 

Por determinação do Governo de Pernambuco, serviços e obras de construção civil param em todo o Estado a partir deste domingo (22), à exceção de serviços essenciais como supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de hospitais, abastecimento de água, gás, energia e internet. Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos e consideradas essenciais também não deverão ser suspensas. 

 Bares, lanchonetes e restaurantes


Conforme determinação do Governo de Pernambuco, funcionam só para entrega a partir deste sábado (21).

Comércio na praia e salões de beleza


Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam.

 Clubes sociais


Conforme determinação do Governo de Pernambuco, não funcionam.

Cinemas


Decreto do Governo do Estado suspendeu todas as sessões de cinema em Pernambuco.

Academias particulares


Academias particulares foram fechadas conforme determinação do Governo de Pernambuco.
Defensoria Pública

A Defensoria Pública de Pernambuco suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades do Estado até o dia 30 de abril.

Bancos


Algumas agências funcionam em esquema de contingência e permitem a entrada de poucas pessoas por vez. O sindicato, no entanto, pede o fechamento imediato.

Agências do Trabalho


As Agências do Trabalho de Pernambuco, tanto as localizadas na Região Metropolitana do Recife, como no interior do Estado, vão suspender o atendimento por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (23).

Ciclofaixa de Turismo e Lazer


Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funciona no Recife aos domingos e feriados nacionais, está suspensa por tempo indeterminado.

 Mercados públicos e feiras livres do Recife


De acordo com determinação da Prefeitura do Recife, os mercados públicos e as feiras livres da cidade funcionam agora só até as 15h.

Fundação Altino Ventura


A Fundação Altino Ventura (FAV), anunciou a suspensão do funcionamento das cinco unidades a partir das 16h desta quinta-feira (19). O serviço de urgência oftalmológica 24 horas e as cirurgias de urgência continuam funcionando normalmente.

Polícia Federal


Está suspenso todo o atendimento ao público por parte da Polícia Federal em Pernambuco. A suspensão vale para os atendimentos previamente agendados - apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento e, ainda assim, dentro de condições pré-estabelecidas.

TJPE


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai manter os serviços judiciais, mas suspender o funcionamento presencial nas unidades judiciais e administrativas de todo o Estado. Os atendimentos e funcionamento acontecerão de forma remota.

Terreiros


Terreiros de matriz africanas localizados na Região Metropolitana do Recife suspenderam suas atividades. Apenas cultos essenciais estão mantidos.

Compaz Recife


Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

 Academias da Cidade e do Recife


Suspensas as atividades desde quarta-feira (17).

Paixão de Cristo


A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que aconteceria de 4 a 11 de abril, precisou ser adiada. A produção do espetáculo anunciou que um dos principais eventos do calendário cultural de Pernambuco acontecerá somente de 2 a 7 de setembro.

Equipamentos culturais do Recife


A Prefeitura do Recife fechou museus e galerias de arte geridos pela gestão municipal por tempo indeterminado.

 Mirabilandia


O Mirabilandia, que funciona ao lado do Centro de Convenções, em Olinda, suspendeu suas atividades até o dia 3 de abril, quando haverá uma reavaliação do cenário da pandemia do novo coronavírus. Quem tem passaportes comprados para o período pode revalidar o prazo para usar até outubro deste ano. Dúvidas podem ser tiradas no (81) 3366.2000 ou no site www.mirabilandia.com.br.

Parque Dois Irmãos


O Parque de Dois Irmãos está fechado para visitação.

Cais do Sertão
 

O Centro Cultural Cais do Sertão interrompeu todas as suas atividades interativas e de visitação.

Fundação Joaquim Nabuco


Cinemas, museu, galerias e quaisquer outras atividades realizadas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) estão suspensas por tempo indeterminado.

Chaves, um Tributo Musical


A apresentação do espetáculo "Chaves – Um Tributo Musical" foi cancelado e uma nova data ainda não foi marcada pela produção do evento, previsto inicialmente para os próximos dias 28 e 29 de março no Teatro RioMar.

Campeonato Pernambucano


A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) resolveu paralisar o Campeonato Pernambucano de Futebol por tempo indeterminado.

Futebol nacional


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial neste domingo (15) na qual anuncia a decisão de suspender, a partir desta segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento. A medida afeta a partida de volta do Afogados contra a Ponte Preta na Copa do Brasil.

Eliminatórias da Copa e jogo do Brasil na Arena


As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foram adiadas em virtude da propagação do coronavírus. A estreia da Seleção Brasileira estava programada para o dia 27 de março, na Arena de Pernambuco, contra a Bolívia. Após esse jogo, o próximo compromisso do Brasil seria contra o Peru, fora de casa, no dia 31.


Por: Folha de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: