O SER ESCRITOR

3 Comments
MALUMA MARQUES - Presidente da AJEB Coordenadoria PERNAMBUCO


Como disse o escritor Otto Lara Resende, a escritor “é alguém que ver aquilo que ninguém está vendo”. Portanto, um ser especial, curioso, provocador e revelador daquilo que está em oculto. É ele que traz luz a assuntos que todos veem, mas não enxergam.

No Brasil ser escritor não é uma profissão. Em vários países, assumir como profissão “escritor” é mais comum. Há casos em que o mercado editorial é forte o bastante para comportar um bom número de operários das letras, que vivem – mais ou menos bem – dos direitos autorais, das oficinas que ministram e de atividades afins, como a curadoria e o julgamento em prêmios.

Aqui o público leitor é restrito, as políticas públicas de fomento estão em declínio e o fornecimento de um salário digno ao autor para ele se dedicar exclusivamente à sua obra é algo ainda impensável. Mas o escritor tem seu “salário” que tem valor incalculável: o reconhecimento, o comentário, o elogio. E assim vai seguindo com entusiasmo.

Por outro lado, pode se dizer que ser escritor é algo espetacular para quem produz poemas e contos desde a adolescência, ouvindo de todos que, no máximo, isso seria um hobby – com a família sempre a cobrar que preocupasse uma profissão de verdade.

É fundamental ter sempre em mente que a criação, como parte da atividade da escrita, é um instrumento poderoso da humanidade que, ainda que esteja limitada por diversos fatores, como financeiro, alcance de público etc., é uma expressão de arte eterna que cria novos mundos, novas formas de pensar e de viver, que nos permite viajar por entre a realidade e a fantasia sem sair do lugar. O escritor não é um profissional no sentido convencional, produzido por cursos acadêmicos, mas, sim, alguém capaz de estabelecer uma comunicação enigmática que conquista e prende a atenção do seu leitor interessado em seguir e acompanhar o autor naquele caminho apontado em sua obra.

A exemplo das crianças e dos loucos, o escritor enxerga com pureza, ver o mundo por outro ângulo. Esse ser especial faz do mundo um lugar melhor para se viver.

Por: MALUMA MARQUES - Presidente da AJEB Coordenadoria PERNAMBUCO.



You may also like

3 comentários:

  1. Parabéns Maluna por todas as trilhas percorridas na carteira de jornalista. Sempre prestigiando a todos com seus escritos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, querida amiga e companheira Maluma, pelo exposto envolvendo a pessoa do escritor. Este registro será repassado por mim a outros companheiros, amigos confrades e confreiras. Abraço

    ResponderExcluir