LOURDES SARMENTO: UMA POÉTICA MARCANTE

0 Comments
Lourdes Sarmento.


Poeta e membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Lourdes Sarmento é autora de 28 livros. O livro 25 momentos (Novo Horizonte) é um lançamento recente e está à venda na Livraria Varejão do Estudante, na Conde Boa Vista, área central do Recife. Também está disponível gratuitamente para leitura, em formato e-book, no site da editora.

Em sua fala, durante o lançamento, a autora disse que o livro nasceu “da necessidade de falar sobre a Vida e o Amor, condensados no sonho. É momento de Pandemia, mas canto”, afirmou. A escritora tem participação em mais de 130 antologias poéticas nacionais e internacionais.

Lourdes Sarmento também é poeta, cronista e jornalista. Nesses versos de DESEJOS: “Onde meu desejo floresceu/ não me encontro/quanto mais olho atrás de mim/fico perdida no ciclo fechado do/tempo/os que me perturbaram/não têm rostos/o deserto agonizante de mim/própria, secou a fonte das feras”... nota-se a força poética criadora que a autora carrega.

Sua poesia se materializa por meio de palavras como: manhãs, girassóis, paixões, acácias, borboletas... “A sensibilidade é a tônica em seu universo de símbolos”, já se disse sobre os versos dessa poeta marcante.

Lourdes foi esteve entre os seis autores de Pernambuco a ganhar destaque na TV Brasil na série “Poetas e Prosadores Pernambucanos”. Também participaram Liêdo Maranhão, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Marcus Accioly e Luzilá Gonçalves Ferreira. Todos falaram sobre o processo criativo e suas percepções em torno de temas que pautam suas obras em um documentário de 26 minutos, através do qual foi possível mergulhar no universo encantador e envolvente da literatura.

Lourdes foi ao ar no terceiro episódio da série traz, com o filme “Jornada de Sarmento”. Ela  revela-se no documentário como autora que registra o cotidiano em forma de versos, mas não apenas sobre o que lhe é externo. Um de seus cenários prediletos está dentro de si mesma, fazendo-a buscar nos sentimentos a razão da sua poesia.

Lourdes organizou e participou de Antologias e obras coletivas, destacando-se: Poésie du Brésil – organizada por Lourdes Sarmento – Panorama da Poesia Brasileira, Editora Vericuetos / Chemins Scabreux, Paris, septembre, 1997, e a Amor nos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas Contemporâneos – organização em parceria com Beatriz Alcântara – Universidade Federal do Ceará, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT – 2000; Águas dos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas dentro do Projeto de Literatura dos Trópicos – organização em parceria com Beatriz Alcântara – Editora Bagaço – Recife – com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2000; Olhos de Tigre – Poesia – Editora Bagaço, 2001, Prêmio Dulce Chacon, da Academia Pernambucana de Letras e Prêmio Alexandro Cabassa, Hors Concurs em Poesia, pela União Brasileira de Escritures do Rio de Janeiro, 2002; Fauna e Flora nos Trópicos – Ensaios e Seleta de Poemas dentro do Projeto de Literatura dos Trópicos – organização em parceria com Beatriz Alcântara – SECULT – Ceará – 2002;Guardiã das Horas – Poesia – Cia. Editora Pacífica – Recife, 2003, Prêmio Manuel Bandeira para Poesia – Rio de Janeiro, 2003 e Prêmio Feminino de Poesia Lacyr Schettino – da Academia Feminina de Letras de Minas Gerais-  Classificação: 2° lugar, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2004. A Poesia é Eterna – em parceria com Waldemar Lopes, Dirceu Rabelo, Francisco Bandeira de Mello e Aluízio Furtado de Mendonça, Assessoria Editorial do Nordeste, 2003.




You may also like

Nenhum comentário: