'CRÔNICAS E TURISMO' FERNANDO DE NORONHA

0 Comments

Marcos Eugênio Welter.

Saí com meu filho Maicon às duas horas da madrugada de do dia 21/02/2022, de carro até Florianópolis, daí de avião até Guarulhos/Recife/Fernando de Noronha onde chegamos às 17 horas, nos instalamos na pousada Estrela do Mar e saímos a pé ate a praia do cachorro, depois caminhamos até o Restaurante do Pico onde, com bela vista jantamos peixe e caminhamos, ladeira acima, passando pelo centrinho até a pousada. Dormimos doze horas face ao cansaço e vindos de um período de desgaste face a problemas jurídicos causados pela mãe da Martina, felizmente resolvidos de forma satisfatória logo antes da viagem.

22/02 – De taxi, com o Sr. Júlio fomos até a Baia dos Golfinhos, caminhada por uma trilha de um Km, visto por cima, vários golfinhos, um show, seguimos para a Praia do Sancho, descendo de escada por entre as rochas, ficamos maravilhados com a cor e transparência das águas, aproveitamos e fizemos snorkel, uma beleza, depois subimos as escadarias (tem horários determinados para subir e descer), lá de cima caminhamos ate o mirante da Baia dos Porcos, vista deslumbrante (talvez a melhor) com águas verde-esmeralda, voltamos, pegamos a trilha mais 300mts, chamamos taxi, voltamos e almoçamos comida de chefe no restaurante Chica da Silva, tomamos  anho, descansamos depois café com bolo, cortesia da Pousada, e de taxi,  fomos até a Praia da Conceição, caminhamos em seguida até a praia do Meio onde o lance é assistir o por do sol no Bar do Meio(uma bela atração), cujo reservados são valor de R$ 1.000,00 com direito a consumo dos 1mil. Definitivamente, Noronha é uma ilha maravilhosa, mas cara. Aqui, no balcão não vendem cerveja, só atendem quem tem mesa pré-paga. Nos outros lugares temos pago cerca de R$ 350,00 a refeição em lugar bom para duas pessoas, sendo que a cerveja long neck está a 25,00 e a grande R$ 35,00. Assistimos o por do sol sentados na grama e numa das mesas o Maicon encontrou o amigo Rangel Pereira. Após caminhamos até a praia do Cachorro, no percurso escureceu Maicon tomou banho noturno de mar provavelmente cheio de tubarões e viemos parte pela trilha com a luz do celular. Jantamos num self-service na Pracinha e caminhamos até a pousada, sendo que hoje a pé caminhamos 7 Km,  Após pesquisas entre aluguel de Buggie, bike elétrica, moto, optamos por taxi.

23/02 – Com o taxista Sr. Júlio fomos até CMBIO emitir as carteirinhas que dão acesso às praias. Fomos no Trovão reservar passeio de barco para amanha à R$ 900,00 os dois, seguimos até a baía de Sueste que me lembro de visitas anteriores, é um ótimo lugar para mergulho, hoje com acesso interditado pois há cerca de meio ano uma criança foi atacada(e após amputada) por um tubarão, ficamos apreciando o lugar e ainda com o taxista Sr. Júlio fomos até o mirante apreciar a praia do Leão, com águas transparentes, seguimos até a baia de Santo Antônio onde passamos o dia mergulhando próximo ao porto, eu estava há uns cem metros do Maicon e eu disse para ele que ali estava bom, vi peixes de meio metro, ao que ele falou:

- Aqui tem tartarugas gigantes e tubarões de mais de um metro. Resumindo, passamos o dia todo naquele local onde almoçamos, alugamos guarda-sol. Descansamos e voltamos a mergulhar, embora mar um pouco turvo face swell e chuva noturna, vivemos um dia especial. O Maicon nadou até onde tem um navio inglês afundado a uns 300 metros da praia, mas face mar turvo não conseguiu ver. Eu é que fiquei apreensivo quando, face à distância, não o via mais. Felizmente voltou bem, pena que na volta machucou o pé (dedão embaixo) nas pedras, voltamos para a pousada, tomamos café com bolo, cortesia da pousada que cobra R$ 1.000,00 a diária, descansamos e fomos jantar, também por recomendação de amigos, no Varandas, onde, ao final, ganhamos cada um prato pintado para levar para casa. Comida de Chef. Valeu mais este dia maravilhoso.

24/02 – Quinta-feira, levantamos cedo, a condução nos levou ao porto de Santo Antônio, embarcamos no catamarã Trovão, mar agitado face ventos, seguimos contra o vento, passando pelas ilhas do Meio e Rata onde mergulhei de cilindro há anos. Retornamos, passando próximo ao porto, praias do cachorro, do Meio, da Conceição, Boldró, dos Americanos, do Bode, Dois Irmãos (que é o símbolo de Noronha), Sancho e Baia dos Golfinhos.  Maicon e eu bem na frente do catamarã, dezenas de golfinhos a nos acompanharem, um espetáculo maravilhoso, inesquecível, estamos extasiados diante de tantas maravilhas, seguimos até a Pedra Furada e voltamos até a praia do Sancho onde saímos do barco com máscara e pé de pato e fomos mergulhar, águas transparentes, enxergamos até uns 20, 30 metros, uma maravilha. E no barco nos foi servido um excelente almoço incluso nos 450 reais por pessoa. Valeu muito este passeio de barco. Contratamos fotógrafa para registrar este passeio inesquecível. Obrigado Senhor. De taxi fomos até a Praia do Meio assistir o pôr do sol, um momento bacana, todos bem vestidos, som de regue, muita gente bonita. Após, a pé caminhamos até a Cacimba do Padre onde fomos degustar a melhor de todas as refeições até aqui, num casarão antigo, a R$ 380,00 os dois. Enquanto desfrutamos existe a tensão mundial da guerra que a Rússia declarou à Ucrânia.

25/02 – Após café, de taxi, fomos até a praia da Cacimba do Padre onde tem as melhores ondas para surf do Brasil, caminhamos pela praia, subimos num morro e vimos aquele que foi considerado há três anos o cenário mais belo do planeta, a Baia dos Porcos, que bem poderia ser rebatizada para Baia dos Anjos, mar transparente, cor belíssima, o Maicon entrou na água primeiro e já avisou:- Aqui tem três raias grandes. Vimos vários peixes, nadamos até o segundo dos picos Dois Irmãos e na volta deu mais trabalho, o mar puxava, não tínhamos pé de pato e constatamos que não vale a pena nadar nas ilhotas distantes, pois é na costa que os peixes vem se alimentar. Além de ter a maior variedade, os peixes são coloridos, parecem fluorescentes (lá em baixo se tem a impressão de que as cores dos peixes são mais vivas), tem o cenário belíssimo, o conjunto de ilhotas e contorno de paredões altos, um mar de uma cor surreal. Após quatro horas, extasiados com estas maravilhas, gratos a Deus por nos permitir, juntos, pai e filho desfrutarmos destas maravilhas, de taxi retornamos até o renomado restaurante Chica da Silva onde almoçamos um delicioso peixe e um filé mignon, daí caminhamos até a pousada para banho e descanso, café da tarde, caminhamos até a Praia do Cachorro e seguindo um pouco à direita, fomos no Buraco do Galego, entre as rochas, na encosta do mar, uma piscina com seis metros de largo e três de profundidade, só acessível na maré baixa, onde os mais afoitos pular lá de cima, mas o Maicon foi pelo acesso mais razoável, rendeu belas fotos no lugar que ficou famoso pelas todos de Bruna Marquezine com Neymar. Lá de cima das pedras apreciamos o por do sul que aqui parece meio mágico, retornamos à pousada, banho, nos vestimos com uma roupa melhor e, por sugestão do Marlon e Sandra, fomos jantar na famosa Pousada do Zé Maria, cuja diária é R$ 3.000,00. Valeu a informação, um lugar de muito bom gosto, sendo o restaurante no andar superior, ladeado todo de plantação de alface hidrogênico, próximo aos galhos das árvores. A sobremesa sugerida pela Sandra havia sido Petit Gateaux que custou R$ 55,00 cada mas também valeu.

26/02 – De taxi com o Sr. Júlio fomos até a Praia do Porto, alugamos snorkel, e pé de pato e também guarda-sol com cadeiras, o Maicon nadou até o lugar do naufrágio, cerca de 300 metros para onde ele tinha ido há dois dias e o mar havia estado muito turvo face ventos, mas hoje voltou empolgado dizendo: - Tens que ir. Eu já havia mergulhado e visto naufrágios em ocasiões anteriores, de cilindro. Acertamos com Deividson para nos acompanhar e filmar. Realmente valeu muito a pena pois o mar estava transparente, vimos várias partes deste navio inglês que pegou fogo e afundou em 1.937e também vários peixes de bom tamanho. Mergulhamos por dentro de uma chaminé, foi uma experiência diferente. Na volta, próximo à praia, ficamos mais uma hora mergulhado com tartarugas de um metro e tubarões ainda maiores. Almoçamos no Restaurante da Regina, tipo pé na areia, conversamos com seis jovens suíços e alemães que estão fazendo uma viagem de quatro meses pelo México, Colômbia, Amazônia, Jericoacoara, Porto de Galinhas, Noronha, etc. Voltamos a mergulhar mais uma hora entre os peixes e juntos agradecemos ao Grande Arquiteto do Universo pelas maravilhas que nos concede. Após seis horas espetaculares, de taxi retornamos à pousada, café, descanso e jantar no Restaurante Cacimba, o melhor dos extraordinários sabores da culinária local.

27/02 – Acordamos mais cedo e fomos à Praia do Porto, alugamos bike aquática e com o guia seguimos para ver os golfinhos rotadores que nos acompanham, fazem a festa, nos dão boas vindas, um daqueles momentos maravilhosos de nossa vida. Próximos a nós, lanchas, caiaques transparentes, canoas havaianas e os turistas de um destes, empolgados, foram todos para um lado só e simplesmente capotaram, alguns perderam celulares, etc. Lamentável. Após passamos o dia na praia mergulhando, ali mesmo almoçamos e conversamos com turma de jovens da Europa que estavam fazendo uma viagem pelo mundo. A noite sempre saímos para caminhar pelo centrinho de Noronha.

28/02 – Acordamos e fomos para um almoço da Pousada Ze Maria, onde tem uma excelente comida a um preço justo, após ficamos deitados em redes embaixo de coqueiros e ao lado de uma belíssima piscina, esperando a hora de irmos para Aeroporto, e assim finalizamos nossa viagem espetacular para Fernando Noronha.

Cantinho Cultural – A ilha foi descoberta em 1.502 sendo que durante muitos anos era só presidio. Com os tempos os presos fugiram, derrubavam árvores e faziam jangadas e se lançavam no mar, lembrando que estamos a 350 km da costa de Pernambuco. Para evitar esta prática o administrador da ilha tomou uma atitude radical. Mandou derrubar e queimar todas as árvores. Consta que o preso mais famoso foi Miguel Arraes que por vários mandatos havia sido Governador do Estado.

Esta é a quinta vez que venho, sendo que nas anteriores, duas vezes vim de navio que saia de Santos, parava no Rio de Janeiro, depois Salvador, Recife, Natal e ia para Fernando de Noronha onde ficava duas noites e dois dias, voltando para Fortaleza e duas vezes vim de avião. Quando vim pela primeira vez a Noronha não havia pousadas, ficava-se hospedado na casa dos pescadores. Hoje já tem cerca de duzentas pousadas, cem bugies, quatrocentos taxis, sendo que as pousadas cobram em média um mil reais a diária para duas pessoas com café e os bugies são alugados a quatrocentos reais por dia. Isto dá um sustento razoável para os quatro mil habitantes da ilha, cuja água é dessalinizada, sendo que o lixo vai de navio para Recife. Aqui não há roubo. Nenhum turista consegue ser proprietário de imóvel, só os nativos.

Sinto-me muito feliz por poder viajar com meu amado filho Maicon e desfrutar de tantas maravilhas. Obrigado Senhor.

Top 6

1 -  Baia dos Porcos (o melhor visual e bom para snorkel)

2 – Cacimba do Padre

3 – Praia do Sancho

4 – Passeio de Barco Trovão, visualização dos golfinhos, que acompanham. Parada para snorkel no Sancho e almoço a bordo.

5 – Praia do Porto só para quem gosta de snorkel entre tubarões e tartarugas, visita ao naufrágio de snorkel mais caiaque até os golfinhos roteadores que acompanham.

6 – Por do Sol no bar da Praia do Meio com gente bonita e boa música.

Por: Marcos Eugênio Welter - Trabalhou como Advogado e Funcionário do Banco do Brasil, Membro do Conselho Superior Internacional da Academia de Letras do Brasil.