PERFIL DE UMA VENCEDORA, 'TERESA MARINS FREIRE'

0 Comments

 

Dra. Maria Teresa Marins Freire nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se ainda pequena para Curitiba, no Paraná, com sua família. É filha de Aldezírio Marins (médico e político) e de Guiomar Monteiro de Barros Marins, e tem três irmãs mais velhas, todas professoras e doutoras. Radicaram-se naquela cidade, onde Maria Teresa fez seus estudos de primeiro e segundo grau no Colégio Sacré Coeur de Marie. Cursou Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e fez vários cursos de extensão na área, assim como realizou estágio profissional em empresas jornalísticas da cidade. 

Ao término do curso de graduação foi para o Rio de Janeiro por conta de uma oportunidade de trabalho e lá ficou por vários anos, trabalhando em Editoras multinacionais como coordenadora editorial, experiência que lhe proporcionou uma vasta desenvoltura na organização e direção de setores empresariais, que refletem na sua postura frente às iniciativas necessárias na condução de suas responsabilidades. Lá casou-se com Eduardo Freire e teve seus dois filhos, Eduardo e Leticia. Voltou com a sua família para Curitiba, onde reside até hoje.    

Na capital paranaense, foi trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e foi demandada a dedicar-se aos estudos mais avançados e fez seu Mestrado em Educação e seu Doutorado em Ciências da Saúde e Comunicação. Orientou projetos acadêmicos de vários tipos, buscando na leitura e na pesquisa o fundamento para contribuir com alunos de graduação e pós-graduação, demonstrando a eles a relevância de um comportamento profissional ilibado e digno de respeito. Escreveu com dedicação sobre temas importantes para a comunicação, foi aos Congressos para divulgá-los e publicou nas Revistas Científicas para que fossem lidos. Esforçou-se para confirmar a Comunicação como um recurso determinante no relacionamento humano. 

Também é mãe e avó. Procurou mostrar aos seus filhos, com seu exemplo e suas ações, a importância da moral, da responsabilidade e da ética em todas as suas instâncias. Acima de tudo, mostrou a eles a necessidade do amor e da solidariedade em suas trajetórias de vida. 

Igualmente, é artista plástica, cuja pintura coopera para desenvolver sua sensibilidade na captura da essência da imagem e das cores com suas nuances. É escritora, contista, cronista e poeta. A poesia e a prosa são bálsamos para uma alma criativa. Também são desafios para que ela lute em prol da literatura, defendendo em versos e frases poéticas o espaço para que a voz feminina seja ouvida universalmente.

Formação 

A formação Universitária iniciou-se com a graduação em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Jornalismo foi o curso definido por gosto e escolha. E também por saber que ele poderia preparar para uma variedade de oportunidades de trabalho. Como Jornalista Profissional Diplomada obteve seu Registro 2585/PR (FENAJ 27331) e sempre defendeu o nível universitário como uma base sólida para o desempenho da profissão. Também empenhada em desenvolver conhecimentos mais aprofundados em língua estrangeira graduou-se em Langue et Civilisation Françaises, pela Universidade de Nancy, UN, França. Com o mesmo objetivo, realizou a Proficiência em Língua Inglesa (Proficiency in English Language) pela Michigan State University, MSU, EUA. 

Ao iniciar a carreira acadêmico-universitária, realizou o Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na sequência o Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Comunicação e Educação, também pela PUCPR. Na sua concepção, o aprimoramento do conhecimento nos permite ampliar a atuação acadêmica, assim como nos respalda para analisar com perspicácia e controle as situações de trabalho e de vida.

O Mestrado em Educação, o Doutorado em Saúde e Comunicação aliados à sua formação na área de Comunicação Social/Jornalismo lhe permitiram desenvolver-se como Consultora em Educação e Comunicação, organizando projetos para pequenas e médias empresas que visassem ao aprimoramento das relações profissionais a partir da visão da Educação e da Comunicação. No seu entendimento, faz-se mister, atualmente, a busca pela melhor comunicação nos ambientes empresariais e sócio-culturais.

O Curso de Comunicação Social/Jornalismo lhe encaminhou e regulou o gosto pela escrita. Ao aprender sobre os vários textos jornalísticos e suas possibilidades, abriu-se o horizonte da prosa. Esse aprendizado se firmou nos estágios, no trabalho e também ao ensinar, na Universidade, a variada redação jornalística. O caminhar em direção à literatura foi uma consequência da prática com artigos científicos e jornalísticos, com crônicas e outros textos. A poesia surgiu ao deixar que a prosa se tornasse poética, transformando em versos frases que já tinham um cunho poético.

A pintura começou quando garota, influenciada por sua mãe uma excelente artista plástica amadora. Fez cursos com professores conhecidos, também curso de desenho. Participou de concursos e exposições para jovens, tendo recebido algumas premiações. A participação e a prática da pintura nos ateliers dos professores ensinaram-na a preencher uma tela em branco da melhor maneira que lhe fosse possível. Por isso, uma artista plástica.

Atuação 

Foi Professora de graduação dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e também Professora de pós-graduação também da PUCPR, na área de Comunicação Social e áreas relacionadas. Com o curso completo de Inglês no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Interamericano) e o Exame de Proficiência, tornou-se Professora neste mesmo Centro de Língua Inglesa.

Paralelamente à atuação na PUC-PR, organizou, operacionalizou e coordenou o Curso de Relações Públicas da UniBrasil, Centro Universitário; nesta mesma Instituição, foi convidada e assumiu o cargo de Ouvidora.

Na PUCPR, assumiu várias funções, como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização nos Cursos de Comunicação Social; Coordenadora de projetos experimentais; Coordenadora de Comunicação Interna; Orientadora de projetos de graduação (TCC), de pós-graduação e PIBIC; Assessora para língua estrangeira; Organizadora de Eventos Institucionais; Editora do jornal Atualize; Revisora e tradutora da Editora Champagnat; Editora da Revista de Estudos de Comunicação.

Durante mais de 20 anos de atividade na PUC-PR foi homenageada pelos alunos, tanto de Jornalismo como de Relações Públicas, como Paraninfa ou Patrono ou Nome de Turma, anualmente. 

Na área literário-cultural, atua como Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Coordenadoria Paraná - AJEB-PR, organizando os Eventos, criando parcerias com o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a Soberana Ordem do Sapo. Revitalizou a AJEB-PR em 2019, iniciando com sete associadas e que em 2022 alcança 25 membros, entre associadas e sócios honorários.

É acadêmica (cadeira 11, Patrono Walt Whitman) da Academia Independente Democrática de Poetas e Escritores, atuando como Diretora Executiva. Acadêmica (cad. 22) da Academia Luso Brasileira de Artes e Poesias. Também é acadêmica correspondente da Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes - ALPAS RS, Membro da Academia Feminina Mineira de Letras – AFEMIL, da Academia de Letras do Brasil – ABL, Membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense da Poesia, da Liga de Defesa Nacional – LDN/PR. Escritora com vários livros publicados, participações em revistas científicas, em congressos nacionais e internacionais e em vários sites literários e Coletâneas. É Colunista da Revista Escritores do Brasil – SC, do Jornal Terra da Gente – PE, do Jornal Correio da Palavra – RS e Conselheira Editorial da Revista Criticartes. 

Na área acadêmica é Consultora em Comunicação e Educação, Professora de graduação pós-graduação na PUCPR, Avaliadora da Revista Ação Midiática. Estudos da Comunicação, Sociedade e Cultura – UFPR, Avaliadora do SBPJor – 2012, entre várias outras atividades de coordenação de cursos e projetos.

Endereço para acessar Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5461298675563346

Atualmente, também atua como Consultora em Comunicação e Educação,  também como Escritora, participante de várias Academias, Centros Culturais, Coletâneas e Antologias. Igualmente, participa em faces literários, publicando poesia, contos e crônicas, assim como é avaliadora de concursos de poesia. Também ministra aulas sobre crônicas e poesias para vários, colaborando para que os escritores iniciantes expandam seus conhecimentos em prosa, a fim de que seus talentos sejam valorizados e destacados dentre tantos textos. 

Atua como Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Coordenadoria Paraná - AJEB-PR.  É Acadêmica (cad 22) da Academia Luso Brasileira de Artes e Poesias. Também é Membro da Academia Feminina Mineira de Letras – AFEMIL, da Academia de Letras do Brasil – ABL, da Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes - ALPAS RS, Membro do Centro de Letras do Paraná e participante do Centro Paranaense Feminino de Letras.

Escritora com vários livros publicados, participações em revistas científicas, em congressos nacionais e internacionais e em vários sites literários e Coletâneas. É Colunista da Revista Escritores do Brasil – SC, do Jornal Correio da Palavra – RS e Conselheira Editorial da Revista Criticartes. 

Na área editorial e da literatura, também participou como: Membro do Corpo Editorial da Revista E-Com – BH/MG; Avaliadora da Revista Ação Midiática. Estudos da Comunicação, Sociedade e Cultura – UFPR; Avaliadora do SBPJor; Coordenadora do Departamento Editorial – Editora Nórdica (RJ) ; Coordenadora do Departamento Editorial – Editora Medsi (RJ); Conselheira Editorial da Revista Criticartes; Colunista da Revista Escritores do Brasil – SC; Colunista do Jornal Correio da Palavra – RS;  Colunista (Coluna Literatura para Você) no Jornal Terra da Gente (PE – Editora Maluma Marques)

Dedica-se também às atividades na área de ação social como o Voluntariado, e trabalha com Oficinas de Atividade Cognitiva (CERAS – Perpétuo Socorro) – 2015 a 2019; Curso de Inglês - (CERAS – Perpétuo Socorro)  -  2015  a  2019 - em 2020 as aulas foram realizadas virtualmente; Oficinas de Redação para Vestibular (CERAS – Perpétuo Socorro) 2015  a  2019.

Publicações e  Participações 

Publicou as seguintes obras: Planejamento, uma arte, uma necessidade (Novas Edições Acadêmicas, 2015); Comunicação para a promoção da saúde coletiva (Novas Edições Acadêmicas, 2016); A comunicação no ambiente empresarial: as micro e pequenas empresas em evidência (Biblioteca 24Horas, 2016); A vida em horizontes perdidos (2018) – lançamento da AFEMIL – participação com dois capítulos; Parceiros (crônicas, poesias e contos) – Editora Futurama/SP  (2018); Exclusivos (crônicas, poesias e aldravias), Editora Alternativa/RS/BA – 2019.

Participa de várias Antologias e Coletâneas com crônicas, contos e poesias; também publica em vários faces literários, assim como é convidada para participar de eventos de outras Instituições Culturais realizando palestras, assim como avaliando poesias em encontros específicos, e tomando parte em Saraus. 

As Revistas Científicas também são espaços para suas publicações: Revista Pan-Americana de Saúde Pública; Organicom; Revista de Jornalismo e Relações Públicas – Universidade Metodista SP; Revista de Estudos da Comunicação – PUCPR; Revista eletrônica E-Com – Centro Universitário BH.

Para a divulgação de seus trabalhos tomou parte  em congressos nacionais como: Congresso de Mídia, Cognição e Conhecimento – Universidade Católica Portuguesa – Braga, Portugal;  Anped Sul (vários); Intercom (vários);  UNESCOM – Universidade  Metodista; Congresso Latino-Americano de Ciências da Comunicação – UNISINOS; KM Brasil – Simpósio Internacional de Gestão Conhecimento – SP; SBGC – Congresso da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – UFSCARLOS.

Com uma trajetória sempre pautada pela Comunicação Social/Jornalismo, foi ampliando essa área de tal forma que culminou no encontro com a Literatura, que lhe é uma atividade prazerosa e produtiva. A mesma satisfação em ver um artigo científico longo finalizado é ver uma poesia que lhe soprou a inspiração na mente, uma crônica que lhe enredou as ideias, um conto que lhe fez sua imaginação dar voltas. Desde os estudos colegiais e universitário, a aprendizagem de idiomas e da pintura, o trabalho empresarial, o ensino em nível universitário e a dedicação à literatura e suas iniciativas correlatas, tudo foi feito com entusiasmo, gosto, dedicação e reponsabilidade, demonstrando que os caminhos escolhidos podem ser prazerosos e darem colorido às nossas vidas.






You may also like

Nenhum comentário: