ARLINDA LAMEGO PARTICIPA DE CONGRESSOS EM TERESINA E RECIFE

0 Comments


A escritora e médica Arlinda Lamego esteve no Nordeste para participar de dois congressos. Um, em Recife e outro em Teresina. Recife é sua terra natal, onde se encontram amigos de infância e toda sua família.    Aceitou o convite para participar do II Congrès International Cultive na proposta “Construtores do futuro, Educação, Literatura e Cultura”, de 16 a20 de novembro. O evento homenageou o bicentenário da escritora Maria Firmina, a primeira romancista negra do Brasil, esquecida até 1973. O seu romance Ursula mostra as agruras de seu tempo vítimas da escravidão. O congresso aconteceu na Biblioteca Estadual, que lhe remeteu muitas memórias de sua adolescência, pois fica ao lado do Instituto de Educação de Pernambuco.  O Congresso contou com escritor Cassio Cavalcanti, que fez uma oficina de criação literária, e Alexandre Santos, ambos de Recife. As palestras durante dois dias arte focaram literatura infantil, humanidade e humanismo. Contou com apresentação de coral e de pianista e exposição de pintura. Depois desses dois dias, um grupo de congressista foi a Vitória de Santo Antão onde todas as autoras fizeram oficina com alunos da EREM, escola de referência de ensino médio. Geralmente o sertão fica nos primeiros lugares do IDEB, e em Pernambuco entre os 10.  Cada autora deu seu depoimento e ficou com a oficina com uma classe. O intercambio Brasil- Suíça foi idealizado por Valquíria Imperiano, que mora em Genebra, mas nasceu na Paraíba. O projeto se resume em ativismo cultural com foco na literatura.   Cada escritora deu seu depoimento, suas inspirações, como se tornou escritora. Em Vitória, um ponto obrigatório, a visita à Pitú. Também uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão. A cultive foi criada em 2016. Com projetos solidários, montam-se bibliotecas apoia -se projetos às comunidades em trabalho de resgate. Vitória tem 400 anos, o berço do sentimento nacionalista.   Este ano, a comunidade Cajueiro deu de si crianças e adolescentes sao transformados com música, o Instituto Dom de Deus.  

O segundo Congresso que a dra Arlinda Lamego participou foi em Teresina, o XXVI Congresso Brasileiro Da Medicina, de 7 a 10 de dezembro. O dr Luís Airton, de Piauí, organizou o Congresso e ciceroneou todo o grupo, na oportunidade de ver a cidade em seus pontos mais interessantes e belos da cidade de Teresina. Associado ao Conclave Rio de Janeiro/Piauí e a Reunião Brasileira da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores, III Congresso Piauiense da História da Medicina. A dra Juçara Valverde, presidente da ABRAMES,  comanda com afinco incansável. Arlinda Lamego é acadêmica da cadeira número 6 da ABRAMES. Por dois dias, as palestras versaram sobre história da saúde e doença, com médicos que versaram sobre a evolução nas suas áreas, historiadores, o quanto de memória mitológica associação à igreja, bioética, com dimensão holística, medicina no cangaço, pandemias e epidemias ao longo da história, AIDS, cordel, autismo.

O médico Euderson Kang Tourinho fez uma Exposição fotográfica Lagos Amazônicos, onde mostrou casas sobre palafitas e flutuante crepúsculos, das águas dos rios, com o olhar sobre a ternura dos ribeirinhos, navios gaiolos, garças, raios de sol,  

Escritores como Zé Guimaraes Chaves Prof. Selma Sabrá, Gisleno Feitosa, José Itamar.

Em Teresina, a dra Arlinda Lamego viu os artesanatos e visitou a Serra da Capivara. 







You may also like

Nenhum comentário: