PERNAMBUCO SE RENOVA

0 Comments

Eleição de Álvaro Porto é novo Tempo para a Assembleia.

José Nivaldo Júnior.

Quando Raquel Lyra tomou posse, muitos eleitores e supostos formadores de opinião esperavam a repetição de velhas práticas de negociatas políticas. Do toma lá, dá cá. Da aplicação da regra de São Francisco, “é dando que se recebe”. 

Avisamos: preparem-se para novos parâmetros. Não demonizamos a entrega de cargos em governos em troca de apoio, por exemplo. Ou votos legislativos negociados por benesses. É assim que se faz política desde Maquiavel. Porém, saudamos quando esses velhos paradigmas são rompidos e alguém ousa fazer diferente. Busca o aprimoramento. Encara o desafio do novo. Como Raquel está fazendo. E ficamos felizes ao verificar que a Assembleia Legislativa de Pernambuco seguiu o ritmo e também respira novos ares. 

ALVORECER

A eleição do deputado Álvaro Porto para presidente da Assembleia significa um marco para o Legislativo pernambucano. Ao contrário do que acontecia desde muito tempo, a ascensão de Álvaro, Gustavo Gouveia e os demais integrantes da mesa, se fez em clima de política do mais alto nível. Avisamos lá atrás que Raquel não ia interferir no processo. Impossível, não faltou quem berrasse. Pois aconteceu. A nova governadora pautou sua relação com o Legislativo por critérios Republicanos e de respeito ao equilíbrio dos poderes, prática que andava esquecida. O papel do executivo não é controlar o legislativo. O do Legislativo não é ser apêndice do Palácio. Cada qual cumpre com dignidade, altivez e independência os mandatos que receberam dos eleitores. Esse é o ideal que está sendo posto em prática.

EXÍMIA ARTICULAÇÃO

Álvaro Porto conseguiu a presidência da Casa de Joaquim Nabuco com o seu partido (PSDB) tendo apenas mais dois deputados além dele. A governadora é do PSDB, mas, todos agora reconhecem, seguiu sua postura da vida inteira e não interferiu. Um veterano e respeitado parlamentar, comentou com um amigo, ex-deputado. Revelou-se impressionado. Palavras dele: “Ninguém nunca fez uma costura aqui na Assembleia com tanta competência. Álvaro deu uma lição e um nó”.

Um reconhecimento: as bancadas de todos os partidos absorveram as novas ideias. Tomara que essa adesão persista e Pernambuco dê um exemplo ao Brasil.

PARA COMEMORAR

Só nos resta comemorar o início de novo tempo. Novas relações entre os poderes. Esperança de que os desafios, que são muitos, possam ser vencidos com a legítima sinergia democrática respeitosa e altiva entre os três poderes. Algo à altura da grandeza, da história, da tradição de Pernambuco.


Por: José Nivaldo Júnior - Publicitário. Historiador. Da Academia Pernambucana de Letras.  Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”. 



You may also like

Nenhum comentário: