CARNAVAL DE PERNAMBUCO TERMINA EM SURUBIM

1 Comments

O Carnaval de Surubim deste ano ganhou destaque pelo perfil multicultural. A Festa de Momo foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, último final de semana do mês, como já é tradição. No primeiro dia, houve o Cortejo Cultural que desfilou pelas ruas relembrando as tradições e os blocos líricos do Carnaval, além do brilho e das cores da cultura.

A animação se fez presente com o Bloco da Juventude promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Juventude e Esportes. No palco se apresentaram Noé da Ciranda, que embalou o público presente eufórico com as rodas de ciranda e, encerrando a noite, o cantor Geraldinho Lins agitou a galera com um repertório para lá de carnavalesco.

Também foi um momento para reverenciar os homenageados Roberto Pessoa (In memoriam) e o Bloco A Pisada é Essa. Destaque para o Carnaval no Polo Infantil, que já é uma marca da gestão municipal.  A animação ficou por conta da Banda Alegria de Brincar. Foi oferecida muita pipoca e algodão doce, enfim, uma tarde especial, onde a brincadeira, o lúdico e a magia se misturaram com a folia do Carnaval.

No sábado (25), quatro trios elétricos percorrem a Avenida São Sebastião até o Pátio da Usina. Entre as atrações estão as bandas Asas da América e Forró dos Bossas. Também foi a vez dos blocos Líricos levarem alegria e muita cultura para o público presente. Passaram pela avenida a Orquestra Juventude Dourada, Bloco Lírico Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Flor da Lira (Olinda), Bloco Lírico Pierrot de São José (Recife).

Na manhã do 3° dia do Carnaval de Surubim, como já é tradição, os Blocos que acordam a população saíram pela Avenida com muita irreverência e alegria. Foram eles:  Levanta Defunto, com direito a orquestra e mela mala, o Bloco As Bonekas, relembrando a tradição dos homens vestidos de mulher e, por fim, o Bloco os Dominados. 

Durante a tarde e noite se apresentaram o Balé Municipal de Surubim, Orquestrão, Boi Dourado de Limoeiro, Maracatu Águia Misteriosa (Nazaré da Mata), Caboclinho União Sete Flexas (Goiana), Maracatu Nação Estrela Brilhante (Recife) e Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho (Recife).

Além da presença das autoridades locais, a prefeita Ana Célia Farias recebeu o deputado federal Pedro Campos (PSB), filho do saudoso governador Eduardo Campos, e o estadual Rodrigo Mota, filho do ex-deputado José Augusto Farias. Ambos foram eleitos para representar Surubim, Pedro na Câmara Federal e Rodrigo na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

AS VIRGENS DE SURUBIM

O Desfile das Meninas Virgens de Surubim começou há 38 anos, com uma brincadeira de três rapazes vestidos de mulher. Desse trio, apenas o cabelereiro Mário Júnior, continuou se fantasiando e abrindo o desfile todos os anos até morrer, em 2012. Perto de completar quatro décadas, o que menos se vê na avenida são homens vestidos de mulher, mas o nome do evento ganhou uma dimensão tão grande que independente de fantasias e de atrações, a promessa é de ruas lotadas neste final de semana em Surubim.

 FOTOS: DUDA CARVALHO E DANILO.






































































You may also like

Um comentário:

  1. Pois bem. caríssima amiga Maluma. Antes de tudo, quero parabenizá-la pelo resgate que a amiga tem feito com pessoas que até então não conhecia seu trabalho, que é a inteligentíssima Célia Lá Banca, como também pela cobertura sublime que você tem realizado principalmente sobre Surubim e suas tradições culturais. Eu passei domingo passado pelo cruzamento da PE 90 com a avenida São Sebastião, comprovando assim, tudo o que estas fotos representaram. No dia seguinte fiquei sabendo que os três dias foram bastante concorridos. Não fui, é verdade, mas informaram-me de tudo o que se passou no fim de semana passado. Ainda soube que vieram pessoas até de fora do estado. Ainda no mesmo dia, fui pesquisar nos blogs da região e acabei sabendo que o carnaval de Pernambuco não termina em Surubim, o que me deixou bastante triste.

    ResponderExcluir