FÉ E DEVOÇÃO - RECIFE CELEBRA NOSSA SENHORA DO CARMO, PADROEIRA DA CAPITAL DE PERNAMBUCO

0 Comments


Uma história que une histórias de fé e graças. Pelo 328º ano, Recife celebra hoje, terça-feira (16/07), a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. Missas, procissões e novenários, tem marcado a festa religiosa.

Novenário

Durante o novenário, iniciado no último dia 6 de julho, milhares de fiéis ocuparam as dependências e o pátio externo da histórica Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Seja para render homenagens, fazer promessas ou agradecer, o povo católico da capital pernambucana vivencia a sua fé e devoção a “Carminha”, como Nossa. do Carmo é carinhosamente chamada.

Preparação

Frei Caio faz parte da Ordem Terceira do Carmo do Recife, contou que a preparação da Festa, celebrada em julho, começa bem antes. Uma verdadeira união é feita entre os religiosos e voluntários para que cada detalhe saia como planejado.

A história

A história de Nossa Senhora do Carmo no Recife é antiga. Segundo os historiadores, Pernambuco foi o berço de entrada dos frades carmelitas no Brasil e, também, nas Américas.

O descobrimento

No ano de 1580, 80 anos depois do descobrimento do Brasil, carmelitas saíram da Europa buscando a Paraíba. Após uma tempestade, ancoraram em Olinda e só perceberam que estavam no estado errado três meses depois. Em 1909, a Virgem do Carmo foi declarada como Padroeira Secundária do Recife. Isto porque o Recife já tinha um padroeiro, Santo Antônio, o santo casamenteiro.

História da Virgem do Carmelo

Nossa Senhora, a mãe Jesus, recebe muitos títulos. Nossa Senhora das Dores, do Amparo, Imaculada, da Conceição, são alguns exemplos, cada um deles honra alguma função da santa católica.

No caso da padroeira de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo é o título dado à mãe de Jesus por conta de sua função como padroeira da ordem carmelita, considerada a ordem mariana mais antiga da igreja católica.

A Festa de Nossa Senhora

Ao todo, foram 11 dias de festas dedicadas exclusivamente a Maria do Carmelo. A produção do evento estima que mais de 300 mil devotos são esperados na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, nesta terça (16).

27 Missas

Neste último dia de festas, serão celebradas 27 missas, que começarão às 4h e terminarão às 16h com a missa solene campal, celebrada pelo Arcebispo Dom Paulo Jackson. Por fim, às 17h devotos poderão acompanhar a procissão de Nossa Senhora do Carmo pelo bairro.



Por: José Nivaldo Junior - Publicitário. Historiador. Da Academia Pernambucana de Letras.
Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”.


You may also like

Nenhum comentário: