ETERNO APRENDIZ - ONILDO ALMEIDA, GENIAL AUTOR DA FEIRA DE CARUARU, COMEMOROU 96 ANOS NO DIA 13 DE AGOSTO

0 Comments


Com informações de pesquisas particulares, da rádio Cultura, da Wikipedia, do Diário de Pernambuco, do G1 e da TV Asa Branca

Poucos gênios da música brasileira estão vivos, lépidos e fagueiros como ele. Pedaço vivo da história, exemplo de vida e otimismo. O cantor e compositor Onildo Almeida, de Caruaru, Agreste de Pernambuco, celebra amanhã, 13 de agosto, o aniversário de 96 anos. O músico é filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida e é conhecido nacionalmente pela música “A Feira de Caruaru”.

Família

Onildo tem 3 filhos, 5 netos e 7 bisnetos e uma nova esposa que compartilha sua vida há 11 anos, confirme será detalhado adiante. Ao longo de mais de nove décadas Onildo fez grandes parcerias de sucesso na música, a exemplo de Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho (Tem artigo exclusivo de Nelson organizado pela filha, Valéria, nesta edição de O Poder). Onildo costuma afirmar que, diferente do que sempre dizem as outras pessoas, quando perguntado sobre o que fez de bom ou errado ao longo dos anos, fala que tudo que viveu serviu de aprendizado.

Disco de ouro

Geralmente se você fizer essa pergunta a qualquer outra pessoa, as pessoas vão dizer que se soubessem que a vida era assim, faria tudo diferente. Eu digo ao contrário, não me arrependo de nada do que fiz. E o que fiz de errado e que não deu certo me serviu de experiência, disse o músico.

Foi na Rádio Difusora, da qual foi um dos pioneiros, que Onildo Almeida conheceu e se tornou amigo de Luiz Gonzaga. O pernambucano de Exu foi um dos maiores divulgadores do trabalho do músico caruaruense. Gonzaga gravou “A Feira de Caruaru” em 1957. O LP teve 100 mil cópias vendidas em dois meses. A marca fez com que o Rei do Baião conquistasse o primeiro disco de ouro da carreira.

Fala a história

Para o professor e Historiador, José Urbano, o músico caruaruense se tornou ao longo da vida uma referência musical para novos artistas da região, um artista regional que levou Caruaru para o mundo.

Museu em construção

A casa onde Onildo mora em Caruaru possui um grande acervo que conta em detalhes a história do músico, compositor e esposo de Lenita Almeida. Ela conta que é casada com o músico há 11 anos e resolveu então reunir todos os arquivos, fotos, prêmios, dentro da própria casa onde moram para presentear e assim criar um pequeno museu em homenagem ao compositor.

“Eu sempre quis fazer isso. Sempre vi essa oportunidade. Dei então esse “minimuseu” de presente pra ele, disse Lenita.” Ele é o nosso embaixador musical e cultural. O homem que criou o hino da feira pro Brasil e pra o mundo todo”, disse a companheira dedicada.

PS - Já é tempo das autoridades constituídas olharem com carinho para este precioso acervo. Para amanhã não estarmos lamentando.

Por: José Nivaldo Junior - Publicitário. Historiador. Da Academia Pernambucana de Letras.
Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”.


You may also like

Nenhum comentário: