CONVENÇÃO INTERNACIONAL CULTURAL DA REDE SEM FRONTEIRAS CELEBRA 10 ANOS NO NORDESTE BRASILEIRO

0 Comments

Jubileu de Estanho reúne eventos em Mossoró e Fortaleza, encerrando as comemorações da década de história da entidade de 19 a 25 de agosto.




A Rede Sem Fronteiras, entidade cultural lusófona sediada em Lisboa, Portugal, fez o encerramento solene de um ano de comemorações do seu jubileu de estanho (10 anos de atuação internacional em prol da língua portuguesa e da cultura lusófona), no Nordeste Brasileiro. Representando mais de 30 países, as celebrações tiveram sua abertura na capital portuguesa, com o Congresso Internacional de Culturas Lusófonas, em setembro de 2023, e o fechamento nas cidades de Mossoró (RN) e Fortaleza (CE), com 7 dias de intensa programação cultural e social, na Convenção Internacional Cultural.

Em Mossoró, a Cápsula do Tempo


Entre 19 e 21 de agosto de 2024, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a programação incluiu a XX Jornada Cultural do Museu do Sertão, e as duas entidades fizeram a cerimônia de enterramento da Cápsula do Tempo, projeto em parceria da Rede Sem Fronteiras com o Museu do Sertão de Mossoró. Um monumento especial reproduzindo uma águia, foi construído pelo Museu, especialmente para abrigar a Cápsula repleta de textos, objetos e materiais culturais representativos do tempo atual. Daqui a 50 anos (2074), ela será aberta, promovendo o encontro passado-presente-futuro. Os escritores membros oficiais da Rede Sem Fronteiras, e os integrantes da história do Museu do Sertão, indicaram descendentes que, no futuro, participarão da abertura da Cápsula do Tempo, uma cerimônia que constituirá verdadeiro hino de amor e respeito à ancestralidade. 

Ainda em Mossoró, houve uma programação sociocultural organizada pela ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas – com Cerimônia Acadêmica especial em homenagem à Rede Sem Fronteiras, com presença da totalidade dos acadêmicos. A ACJUS, presidida pelo Dr. José Wellington, também conduziu os visitantes à universidade Católica do Rio Grande do Norte (UCRN), além de oferecer um city tour histórico-cultural e uma visita à Salina Salinor, guiadas pelo acadêmico Prof. Geraldo Maia, profundo conhecedor da história de Mossoró e detentor de saberes que encantaram os escritores participantes. 

Em Fortaleza, uma Festa de Cultura Lusófona 


De 21 a 25/agosto, Fortaleza teve à disposição uma rica agenda de eventos literários, artísticos, culturais, turísticos e sociais, com a presença de escritores e artistas de outras regiões do Brasil e de vários países. Entre os eventos, destaquem-se: Cerimônia especial para a Rede Sem Fronteiras na ALECE (Assembleia Legislativa do Ceará); eventos no Clube Náutico Atlético Cearense, com destaque para a cerimônia oficial de abertura, com participação da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará; Feira Literária e de Empreendedorismo, com lançamento de livros e sessões de autógrafos, além de exposição de artesanatos e produtos regionais; Exposição de Artes Plásticas e Visuais, em parceria com a ABBA – Academia Brasileira de Belas Artes; Premiação do escritores vencedores do concurso Literário “500 anos de Camões” e dos alunos vencedores do Concurso Literário Escolar, promovido pela Rede Sem Fronteiras na Escola Deputado Francisco Monte, de Fortaleza; performances gastronômicas e apresentações musicais e artísticas variadas. 

Também na programação, houve city tour cultural, visitas a escolas, à Academia Feminina de Letras, à Biblioteca Estadual, ao Teatro José de Alencar, à Academia Cearense de Letras, com doação de livros às respectivas bibliotecas. 

A programação teve seu ápice num Baile de Gala, no conceituado e requintado Espaço Athenée, na Mansão Lulla’s, servido pelo Lulla’s Buffet. No evento, houve a outorga de homenagens, prêmios e certificados, para marcar a Convenção e destacar participações relevantes à realização do grande evento. Entre as importantes personalidades homenageadas, está a Jornalista Maluma Marques, que foi outorgada com o Troféu “Cultura Sem Fronteiras – 2024”, Maluma fou representada pela Jornalista Nina Fernandes por sua grande jornada em prol da cultura brasileira. Na ocasião, foi dada a posse para os primeiros Presidentes de Núcleo da RSF, além da entrega do título “Magnífico Sem Fronteiras” aos escolhidos do ano.

Parcerias e Apoios


Esta Convenção Internacional da Rede Sem Fronteiras, que contou com uma equipe organizadora liderada por Dyandreia Portugal (Presidentes), Carlos Cardosos e Ana Maria Tourinho (Vice-Presidentes), Elinalva Oliveira e Evan Bessa (Coordenadoras Gerais), contou, ainda, com a chancela e apoio cultural do Museu do Sertão Prof. Benedito Vasconcelos, da ACJUS, da Secretaria de Cultura do CE, da ALECE, da Polícia Militar do CE e várias outras entidades culturais que engrandeceram o evento. A Convenção obteve a importante presença de cidadãos de Fortaleza e região, que participaram como visitantes e convidados especiais da Feira e das Exposições, e também como expositores de suas obras ou produtos. 

Foi criado um site exclusivo da Convenção, que foi eficiente canal de comunicação com o público, divulgando a programação, orientações sobre inscrições, locais e horários, bem como a cobertura do evento (https://convencao.redesemfronteiras.com).

A Convenção Internacional Cultural da Rede Sem Fronteiras foi um marco na região nordestina brasileira, a qual vivenciou uma verdadeira Festa de Cultura Lusófona, bem como um marco para a Rede Sem Fronteiras, que agradece à população de Mossoró e de Fortaleza o entusiástico acolhimento a esse evento internacional e multicultural, que uniu países de língua portuguesa, regiões brasileiras e pessoas interessadas na literatura, artes e cultura em geral. 

A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural que divulga e promove a língua portuguesa e a cultura lusófona, sediada em Portugal, com representatividade em 30 países do mundo. Associe-se! Para mais informações: contato@redesemfronteiras.com.br.
Por: Assessoria da Rede Sem Fronteiras.














































You may also like

Nenhum comentário: