VIAGEM AO CHUÍ

0 Comments
Malude Maciel.


Você já foi ao Chuí? Não? Então vá!

Ponto extremo do Brasil, divisa com o Uruguai o Chuí é pura magia.

Sempre que eu escutava a expressão: ”do Oiapoque ao Chuí” batia a curiosidade de conhecer aquela Região. Então chegou a oportunidade e saímos de Porto Alegre com aquele destino. E haja terra, chão e planície verde.Lagoas pelo caminho dos pampas gaúchos.Imagens lindas e marcantes onde vimos rebanhos de búfalos, ovelhas, perneiros e paisagens totalmente diferentes do nosso Nordeste.Passeio incrível!

Vimos o Chuí-Brasil e o Chuy-Uruguai. Duas faces distintas de uma união territorial.A cidade brasileira de Chuí fica a 500km de Porto Alegre, 250km de Pelotas, 220km de Punta de Leste e 340km de Montevideo. È muito cobiçado o centro comercial das duas cidades onde se pode fazer boas compras.

Ao chegarmos seguimos logo o desejo de especulação ao vermos numa placa: “Bienvenidos a Mira Vos – Pizzeria – Parrilada – Restaurante” e fomos provar desse prato típico uruguaio que é uma mistura de carnes assadas de porco que vem à mesa fumegando e tem um sabor muito gostoso, mas é muito gorduroso, podendo causar até mal estar. 

É imperdível conhecer a Praia Barra do Chuí do lado brasileiro, mas não tem nada parecido com nossas belas praias.A água é barrenta e fria e o vento é forte não dando vontade de permanecer ao ar livre.O areal é quase totalmente branco parecendo com um deserto. Fomos visitar o Forte São Miguel do lado uruguaio e tivemos que parar na aduana onde se faz a fiscalização da fronteira.Vimos lá adiante o “Fuerte de San Miguel”, fundacion española de 1734 – Arroyo Del Chuy. Depois fomos ao Museu Criollo e Indígena com vários tipos de carruagens como: a “carruaje volanta” de 1890 a 1956 e a “carreta de madera” de 1880.Há uma réplica do “Armazém” com bonecos em cera.Muito interessante.

Voltamos como quem sai de uma aula de História Geral e vale a pena conferir.

Malude Maciel - Jornalista, Escritora e Membro da ACACCIL Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.



You may also like

Nenhum comentário: