Confirmado: Tite deixa o Corinthians para assumir a seleção brasileira

0 Comments
 Presidente do clube paulista diz que técnico comandou último treino nesta quarta-feira
Tite é o sucessor de Dunga na seleção brasileira - Marcos Alves/O Globo
SÃO PAULO - Acabou o suspense. O presidente do Corinthians, Roberto Andrade, confirmou, na tarde desta quarta-feira, a notícia que a maioria dos brasileiros esperava ouvir: Tite vai assumir o comando da seleção brasileira no lugar de Dunga, demitido na terça pela CBF, após o fiasco da eliminação precoce na Copa América. O dirigente disse que o treinador levará filho Mateus, seu auxiliar; Cleber Xavier, assistente; e Edu Gaspar, gerente de futebol, que deve ocupar na CBF o cargo que era de Gilmar Rinaldi.

O professor Tite aceitou o convite da CBF. Hoje à tarde foi o último treino dele, que não comandará o time amanhã contra o Fluminense. Fui a primeira pessoa que ele comunicou, duas horas atrás. Eu achava que ele não iria, mas fui surpreendido pela notícia de que ele irá - contou Andrade.

O presidente do Corinthians reclamou muito da forma como a CBF tirou Tite do clube. Ele disse que houve falta de ética no processo, porque deveria ter sido procurado antes por Marco Polo del Nero.

- Estou puto com a CBF pela maneira que eles tiraram o Tite daqui. Não recebi nenhum telefonema antes, esse é o respeito que a CBF tem pelos clubes. O Corinthians merecia mais respeito. O Tite merece a seleção pelo seu trabalho. A seleção não merece o Tite. A CBF não merece ter uma pessoa com o Tite lá. Não ia mudar nada se eu recebesse um telefonema. Não ia mudar o final da história. Falta ética às pessoas da CBF - desabafou Andrade.

Tite foi procurado pela CBF logo após a eliminação do Brasil na Copa América. O técnico, porém, informou a seus interlocutores que não aceitaria conversar enquanto Dunga ainda estivesse no cargo. Demitido o treinador anterior, o contato então foi possível. Tite viajou para o Rio de Janeiro na noite de terça-feira e se reuniu com Del Nero na sede da CBF, na Barra da Tijuca. O encontro de três horas terminou sem um anúncio oficial sobre o acerto, e o suspense foi adiado para esta quarta, quando Tite comandou o treino do Corinthians normalmente, do início, às 15h30m, ao fim, por volta das 17h. Trabalhou normalmente no CT Joaquim Grava, em São Paulo.

ENFIM, A SELEÇÃO

Tite durante um de seus últimos treinos à ffrente do Corinthians: ida para a seleção brasileira é realização de um sonho antigo - Edilson Dantas / Agência O Globo
Tite foi cotado para o cargo de treinador da seleção por diversas vezes nos últimos quatro anos, mas a oportunidade sempre escapou. Antes de se decidir pelo novo emprego o técnico enfrentou pressão. Andrés Sanchez, deputado federal e ex-presidente do Corinthians, afirmou ao blog Panorama Esportivo na terça que o treinador não seria " burro" de assumir a seleção brasileira neste momento.

O técnico gaúcho, de 55 anos, vai comandar a seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Na Olimpíada do Rio, em agosto, o comando será de Rogério Micale, que já vinha trabalhando com a seleção olímpica e ficou no cargo a pedido de Tite. Outra exigência de Tite junto à CBF foi levar gente de sua confiança para a comissão técnica da seleção, o que lhe garantirá maior liberdade para trabalhar.

O Brasil está atualmente em 6º lugar nas eliminatórias, posição insuficiente para classificar a seleção para o Mundial da Rússia. Os próximos jogos na disputa serão em setembro: dia 2, contra o Equador, fora de casa, e dia 6, contra a Colômbia, na Arena da Amazônia, em Manaus.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias para 2018

Campeão brasileiro do ano passado com o Corinthians, Tite deixa o clube na quarta colocação da Série A do Brasileiro, na zona de classificação para a Libertadores de 2017, com 13 pontos. O líder é o Internacional, que tem 16.

TABELA: Jogos e classificação da Série A do Brasileiro

Essa foi a terceira passagem de Tite pelo Corinthians. Na primeira, em 51 jogos, foram 24 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, com 62 gols marcados e 44 sofridos. No fim de 2010, o técnico voltou ao clube e por lá ficou até 2013, acumulando 99 triunfos, 65 empates e 44 derrotas, com 256 gols a favor e 151 contra. Em 2011, foi campeão brasileiro e, no ano seguinte, ganhou os dois mais importantes títulos da história do Timão: a Libertadores e o Mundial de Clubes.

A última passagem do treinador pelo Corinthians começou ano passado, com mais um título brasileiro. Em 67 jogos teve 41 vitórias, 16 empates e 10 derrotas, com 117 gols a favor e 54 contra.
Por: OGlobo.


You may also like

Nenhum comentário: