PAN CRISTAL COMPLETA 100 ANOS DE TRADIÇÃO NO SEGMENTO DE PANIFICAÇÃO

1 Comments

Tudo teve início em 1916, com a fundação da Padaria Cristal na cidade de Surubim no Estado de Pernambuco, a pequena padaria no princípio, transformou-se na maior e mais moderna fábrica de pães, massas de bolos e salgados congelados do nordeste.

A Pan Cristal oferece ao mercado consumidor mais de 250 produtos, gera mais de 400 empregos diretos, tem uma frota própria com vários caminhões frigoríficos. Possui um parque industrial com mais de 20.000 m² e seus produtos estão presentes nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

A indústria Pan Cristal dispõe de uma capacidade produtiva de 1.200.000 pães congelados por dia, graças ao seu moderno parque industrial e sua avançada tecnologia. Uma empresa genuinamente surubinense.

João Batista, homem de espírito empreendedor e dinâmico, tem se dedicado ao trabalho com a missão de dar continuidade a empresa Pan Cristal e expandir sempre mais. Além de empresário de sucesso, é palestrante. Sempre que tem disponibilidade ele realiza palestras em congressos e seminários.






100 anos de Pan Cristal dividido em três gerações

João Batista de Souza Neto é filho de José Hibernon Batista e Romeica Marinho Batista. Casado com Alcira Albuquerque Batista, da união nasceram três filhos: Hibernon Neto, Emanuel e Emanuella.

Iniciou os seus estudos na Escolas Reunidas São José e Escola Ana Faustina. Fez o 1º Grau no Colégio Marista Pio XII e o 2º Grau no Radier, em Recife. Mais tarde cursou Administração de Empresas pela FACAL – Limoeiro.

João Batista passou sua infância entre a Padaria e o Supermercado Cristal, de propriedade do seu pai Hibernon Batista. Mas, tudo começou com seu avô, João Batista de Souza, de quem herdou o nome. Em 1916, seu pai José Hibernon Batista deu continuidade assumindo a administração em 1951.

João Batista cresceu absorvendo os ensinamentos repassados de geração a geração. Em 1979, começou sua trajetória como empresário que valoriza suas raízes, sua cidade. Abriu quatro filiais em Surubim e uma na cidade de Tamandaré-PE, sempre buscando alternativas e soluções para esse segmento.

Surubim é o berço do Grupo, por acreditar no potencial das Panificadoras Cristal. O sonho de modernizar a Panificadora começou em 1995, todas informatizadas e passaram a oferecer serviços comparados às grandes Panificadoras da capital. “Para o industrial, é motivo de alegria colocar à disposição de Surubim e cidades vizinhas, mais uma opção de compra dotada de higiene, conforto, produtos de boa qualidade e preços competitivos que sempre foram a marca da PanCristal”, afirma o empresário João Batista.

Sempre conquistou a confiança do povo de Surubim porque tocou suas ações no princípio da honestidade e do trabalho. A PanCristal é uma das empresas que mais se destaca na cidade de Surubim, pelas qualidades dos produtos, atendimento e ambiente. Dessa forma, Surubim vem crescendo sempre, fazendo o progresso e fomentando novos empregos para um desenvolvimento que faz o orgulho de nossa gente.

Com o sucesso da PanCristal Varejo e Panificadora, o empresário João Batista começou a intensificar o seu investimento, chegando a construir um Hotel em cima do térreo da padaria aproveitando uma área de 700 metros no qual a padaria hoje é localizada, com três pavimentos. Adquiriu o antigo Hotel Municipal de Surubim que estava desativado há mais de seis anos, o ampliou e transformou em modernas suítes anexando-o ao Cristal Hotel, que hoje dispões de 34 suítes, sendo 04 flats, um salão com capacidade para 500 pessoas, restaurante para 80 lugares e futura construção de um edifício garagem para dar suporte ao estacionamento.

Falando da Fábrica de Congelados da qual a PanCristal é destaque a nível nacional, ampliou as suas distribuidoras em Recife, Caruaru e João Pessoa para dar suporte a sua nova e moderna fábrica localizada à margem da PE-90, próximo à Rádio Integração FM, na qual ampliou o quadro de funcionários, passando hoje de 120 para 250.

O Grupo Cristal hoje tem uma responsabilidade de empregos diretos de 300 funcionários, entre distribuidora e fábrica, e empregos indiretos para 1.700 com a conclusão da nova fábrica. O grupo está estendendo sua área de comercialização, graças a sua estratégia para mais três estados: Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Assim concluirão o ciclo de comercialização com mais uma inovação dentro dos 150 itens hoje sendo fabricados, além de lançar sorvetes e sobremesas.

Esse sucesso não depende só de João batista, mas da família e dos filhos que hoje são o braço direito dele. Sua esposa é a outra parte da moeda, tudo isso faz com que produza mais, se confraternizarem mais. “Eu tenho a família como o meu grande elo para o nosso sucesso, tanto meus filhos quanto minha esposa. Não faço nada para me envaidecer, o que eu sinto é que tenho um dom. Se me der um violão, pode me dar três vezes, eu não aprendo a tocar nenhuma música e muito menos a cantar; mas se me der oportunidade, eu posso criar outras indústrias, posso transformar um negócio para que esse dê certo. É esta intuição que Deus me deu, herdei do meu pai, pois ele foi um grande empreendedor”, conta o grande empresário.

Para montar sua empresa, especializada na produção de pão cru congelado para restaurantes, hospitais e hotéis, ele viajou até a França. Foi buscar uma moderna técnica de fabricação do produto, que na ocasião, era pouco difundida no Brasil. “Estou permanentemente à procura de capacitação para meus funcionários ou de novos equipamentos para manter minha qualidade”.

A empresa PanCristal já foi manchete de vários jornais, revistas e televisão, elevando assim o nome de Surubim. Destaca-se como uma das maiores Fábricas de Pães Congelados do Brasil, em produção e variedade.

Homens como João Batista, são células mater de uma cidade, que olha em frente com uma visão altruísta e vendo as gerações surgirem, assumindo papéis e proporcionando novos métodos para o moderno atuar de forma beneficente para o povo da região e do Brasil.

E para os empreendedores ele deixa um recado: “Errar é um passo que tentou acertar; O querer, o acreditar em você já dá um impulso muito forte para seu negócio”.

1ª Geração: João Batista de Souza.
2ª Geração: José Hibernon Batista.
3ª Geração: João Batista de Souza Neto.



You may also like

Um comentário:

  1. Eu era criança meus tios comprava as famosas bolachas 7 capas hoje tenho 65 anos ainda lembro.

    ResponderExcluir