Após chuvas, moradores da zona rural de Caruaru voltam a plantar milho

0 Comments

Barreiros da região acumularam água e garantem abastecimento por até cinco meses em algumas localidades do 4º Distrito.


Barreiros acumularam água para até cinco meses (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca )
Agricultores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão esperançosos com as chuvas das últimas semanas. No 4º Distrito da zona rural, os barreiros armazenaram água para quatro ou cinco meses. No sítio Japecanga, o agricultor Severino Justino Nascimento, aproveitou o acúmulo para plantar milho, pasto para o gado, e água para matar a sede dos animais.

Segundo ele, o reservatório na localidade estava seco há oito meses e agora a situação aliviou. "Graças a Deus tem chovido. É uma alegria só. Antes esse barreiro estava seco e agora tenho água para dar aos bichos e plantar. Espero que continue chovendo", diz.

A agricultora Josefa Maria do Nascimento comemorou a chuva e disse que o armazenamento vai ajudar nas tarefas diárias. "A gente conseguiu armazenar água nas cisternas que estavam secas. Vai servir para o consumo de casa, lavar roupa, louça. Não vou precisar comprar caminhão pipa".

Mesmo com os barreiros conseguindo água, de acordo com o agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Fábio César, na região do 4º Distrito choveu 28 milímetros, mas para amenizar a crise são necessários mais de 90 milímetros. "A previsão da Apac é que até junho continue chovendo na região, mas abaixo da média. Foram oito meses de muita dificuldade e agora os agricultores têm como plantar e suprir a necessidade dos animais", disse.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: