Centro Cultural Nordestino Letras & Artes

0 Comments


Em funcionamento desde o ano de 2012, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em abril de 2016, como Ponto de cultura. Surgiu da necessidade de um local para encontros e lançamentos dos autores da Novoestilo edições do autor, fundada em 1995 pela arquiteta e escritora Salete do Rego Barros, pioneira das pequenas tiragens em Pernambuco. Atualmente contempla diversas manifestações artísticas através de palestras, cursos, oficinas, laboratórios, grupos de estudos, musicais, eventos culturais e literários.

Em outubro de 2016 surge a LETRART – rede de parceiros letras & artes, com o objetivo de dar continuidade às atividades e oferecer aos associados um ambiente de divulgação virtual semanal, no blog.culturanordestina.com.br, descontos em serviços e produtos dos conveniados e utilização da sala da associação uma vez ao mês, mediante agendamento prévio.

Matrículas abertas


- Grupo de estudo da obra de Clarice Lispector (quartas, das 15 às 16h30) com Fátima Quintas.
- Curso de Francês (terças, manhã e tarde) com Emerson Xavier.
- Curso de formação musical (quintas, manhã e tarde), com maestro José Arimatéia.
- Curso de Fotografia no celular (on line + aula presencial) com Rivaldo Mafra.
- Curso de Artes Plásticas (horário a combinar) com Edson L. Marques.
- Laboratório de expressão poética e oratória (horário a combinar), com Bernadete Bruto.
- Café filosófico (17h) e Chorinho (19h): primeiras quintas-feiras.
- Musicais: segundas (19h), terceiras (18h) e últimas terças feiras (17h).
- Comedoria: de segunda a sexta a partir do meio-dia e sábados mediante agendamento.
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555 – Poço da Panela – Recife. F. (81) 3243-3927
contato@culturanordestina.com.br
www.culturanordestina.com.br

TEATRO LIDO



É uma atividade cultural difundida na Europa e na América, especialmente na Argentina. Trata-se da leitura conjunta de uma peça de teatro por parte dos atores, antes da sua apresentação, e é uma prática habitual de muitos grupos dramáticos. Consiste em um exercício de dicção e de prosódia, visando futuras apresentações. Algumas comunidades (religiosos, missionários, habitantes de localidades de difícil acesso, militares), impedidas de ir ao teatro por qualquer motivo, decidem explorar a riqueza de peças teatrais, potencializando as suas possibilidades literárias, teatrais, líricas e lúdicas.

A leitura em comum de uma obra dramática pode se tornar uma atividade cultural enriquecedora. Partindo do pressuposto que a imaginação é uma das armas mais poderosas que o ser humano possui, a sua vivência conjunta torna-se extremamente prazerosa.

A técnica do teatro lido evoluiu ao longo dos tempos, sendo aplicada à todos os gêneros literários, como poemas, contos, ensaios, novelas, romances. Alguns textos, especialmente densos, de certos autores (Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Cecília Meireles) se prestam a esse tipo de apresentação. Diversos leitores leem sucessivamente parágrafos ou trechos escolhidos.

O Teatro Lido da Cultura Nordestina Letras & Artes será apresentado a cada seis meses, contemplando a obra dos maiores representantes da nossa literatura.

O Grupo de Estudos da Obra de Clarice Lispector, dirigido pela escritora Fátima Quintas, foi o primeiro a apresentar o Teatro Lido, em fevereiro, tendo sido a leitura de textos feita por Cleonice Veloso, Fátima Quintas, Ivanilde Morais de Gusmão, Krystiane Nunes, Risalva Vasconcelos, Taciana Valença e Tânia Consuelo, com muito sucesso.





You may also like

Nenhum comentário: