DEPUTADA ESTADUAL TERESA LEITÃO DÁ ENTREVISTA AO BLOG MALUMA MARQUES

0 Comments
Deputada Estadual teresa Leitão.


Teresa Leitão é professora da rede pública estadual e deputada estadual por quatro mandatos. Foi presidente do sindicato da educação, onde liderou várias lutas em favor de sua categoria. Da luta sindical, partiu diretamente para a Assembleia Legislativa, sendo uma surpresa de votos e de atuação. Em sua experiência enquanto deputada, já presidiu o seu partido, o PT, e é dirigente nacional da legenda. Esteve à frente das lutas contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e é fiel partidária do presidente Lula, com quem esteve em diversos momentos de sua vida política. Confita a entrevista abaixo:

BLOG MALUMA MARQUES - Quais foram os principais projetos ou ações desenvolvidas durante este atual mandato?

TERESA LEITÃO - A luta pela educação em nosso mandato é permanente, mas também atuamos em outros eixos temáticos como a luta das mulheres, da juventude, dos trabalhadores. Temos por prática ouvir a sociedade e suas demandas. Seja por meios de audiências públicas, sejam por reuniões com organizações, sindicatos, ONGs e órgãos públicos. Assumi uma tarefa árdua de ser a relatora da CPI que investigou as faculdades irregulares em Pernambuco. Fomos rigorosos, porque com educação não se brinca. Ouvimos uma centena de pessoas, estudantes que foram prejudicados em seus sonhos, donos de cursos que venderam ilusões de um diploma de curso superior. Conseguimos fechar muitos desses cursos irregulares e nosso relatório final está sendo usado em investigações no Ministério da Educação, Polícia Federal e Ministério Público. Ainda há uma luta para reparar os danos para os estudantes. Também empreendemos um esforço grande para que o Governo do Estado convoque os concursados da educação e da saúde. Na educação temos uma quantidade excessiva de contratos temporário na rede estadual de ensino e muitos professores que passaram no concurso que não foram chamados.

BMM - Cite um projeto que pretende apresentar em um próximo mandato.

TL - Nós temos recebido sugestões de diversos profissionais, cidadãos e cidadãs de diversas áreas, como por exemplo, dos defensores da causa dos animais. Porque um animal abandonado significa uma crueldade, mas também é um problema sanitário. Com certeza vamos tocar nesse assunto.

BMM - Como entrou na vida política e como aconteceu?

TL - Eu sou professora da rede estadual. Fui fundadora e presidente do Sintepe, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. Esta é minha origem. Também cumpri uma honrosa tarefa nacional na CNTE, a Confederação dos Trabalhadores em Educação. Portanto, comecei a vida política na luta sindical.

BMM -E como deputada, como isso ocorreu e porque você está disputando mais um mandato?

TL - Minha primeira candidatura foi uma exigência dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, que sentiam a necessidade de serem representados no Poder Legislativo Estadual, ou seja, foi uma convocação de minha categoria. Desde então, tenho me colocado como uma voz em favor dos trabalhadores e trabalhadoras, ampliando nossa luta para além da educação, mas sempre com a perspectiva de minha origem. Portanto, desejo me reeleger porque este mandato é uma construção coletiva.

BMM - Em quais partidos já foi filiada?

TL - Filie-me ao Partido dos Trabalhadores, no qual milito até hoje.

BMM - Os políticos estão com a imagem muito desgastada junto à população?

TL - A política não deve nunca ser vista como algo ruim, pois a política está em tudo. Mesmo que o momento seja de muito questionamento, de decepção, o pior mesmo é a negação. O que devemos fazer para melhorar a política é participar. Além de eleger bons políticos, acompanhar os mandatos, também é possível utilizar-se dos diversos meios de participação, por exemplo, no poder legislativo tem as audiências públicas. Também é possível engajar-se em alguma luta social, na luta do seu sindicato, mas nunca desistir, nunca desanimar.



You may also like

Nenhum comentário: