“QUEM GOVERNA É A POLÍTICA, NÃO A POLITICAGEM,” AFIRMA PREFEITA DE CUMARU MARIANA MENDES

1 Comments
Prefeita de Cumaru Mariana Mendes.
Há um ano e oito meses à frente da gestão da Prefeitura de Cumaru, no Agreste, Mariana Mendes de Medeiros afirma que de início não foi fácil aceitar esse desafio. Mas, agora, enxerga a política como uma oportunidade de fazer o município crescer. Mariana é filha do ex-prefeito de Cumaru José Américo Barbosa de Medeiros e está casada com o deputado estadual Eriberto Medeiros, este também busca contribuir com o desenvolvimento da cidade.
O município vive única e exclusivamente do FPM. Por isso, ainda durante a campanha  eleitoral, em 2016, Mariana sempre afirmava que iria encontrar um abacaxi para descascar. Atualmente, quando fala de Cumaru, diz que não é prefeita, apenas está prefeita. Segundo Mariana, em todos os setores da vida existe o bem e o mal e infelizmente também isso acontece na política. Ela ainda afirma que “fazer política é pensar sempre no bem, não no micro, mas no macro, no ser humano.” Pensando assim é que  segue sua missão na gestão de Cumaru. Segue entrevista.

BLOG MALUMA MARQUES - O que dizer da cidade de Cumaru?

MARIANA MEDEIROS – Cumaru pertenceu a Limoeiro, sempre foi uma área rural e tem três distritos, Malhadinha, Ameixas e Poços, e tem as comunidades como Riacho do Boi. Tem minifúndios, vivendo da agricultura e da pecuária. A população estimada é de 18 mil  habitantes, 11 mil pelo IBGE. E nós recebemos uma receita para 11 mil e 559 habitantes. A gestão investe no artesanato, na cultura, não em indústria porque o município não tem estrutura. No turismo, está começando e o município é grande produtor de jabuticaba. 

BMM - Já se passaram um ano e meio na sua gestão. O que foi feito pelo município nesse período?

MM - Ainda estamos arrumando a casa. Pegamos 13º salário de 2016 em aberto, dos aposentados e efetivos, escolas sem condições. E através de mutirões conseguimos dá um pouco de dignidade a nossas crianças. A Unidade Mista encontramos fechada e reabrimos, colocamos o SAMU pra sair, recuperamos as escolas  Gilda, no centro, e João Duarte, em Ameixas, reabrimos postos de saúde, fizemos o básico. Também refinanciamos a dívida do INSS de 19 milhões, mais de um milhão só em 2016. Implantamos a ultrassonografia, trouxemos médico pediatra, ginecologistas, médico de saúde mental. E com o apoio do deputado Eriberto limpamos os açudes pra juntar água, recuperamos máquinas, como as retroescavadeiras. Também na nossa gestão nenhum aluno ficou implorando pra ir à faculdade. Estamos trabalhando de janeiro a janeiro. Na educação, tudo aquilo que for necessário a gente está junto, agora não é fácil. Mas a nossa maior satisfação está no sorriso da criança, quando tem o carinho o respeito e uma escola melhor, com isso, tem aumentado o número de alunos. Graças a Deus.

BMM - Em Cumaru, quais as áreas que precisam de mais atenção e investimentos?

MM - A saúde, a educação e a agricultura, porque é a maneira de alavancar a economia do nosso município.

BMM - O que  pretende fazer pelo  desenvolvimento do município em 2018?

MM - Agora, em 2018, estão saindo vários projetos que eu não posso falar hoje. Agradeço ao deputado Eriberto Medeiros por lutar e estar empenhando todo tempo pra ajudar Cumaru. Conseguiu várias emendas com Eriberto, emendas de custeio da saúde, emendas de reforma, estamos fazendo tudo por conta da ajuda do governo federal e estadual, por causa do apoio do deputado Eriberto.

BMM - Quais são seus principais desafios para governar?

MM - Não é fácil ser mulher, ainda mais como gestora, os preconceitos existem desde a campanha, que ia estar dependente do meu marido e do meu pai, mas a gente vence. E não estamos aqui para competir, mas homem e mulher caminhar juntos, porque destravei os nós. O gestor que saiu deixou o município travado, por maldade e não por capacidade. Não tenho a ambição pelo poder, sou desprovida, estou passando por aqui, tomando conta do meu povo e ensinando a eles pra eles tomarem conta do que é deles. Todos têm acesso às secretarias. Cumaru tem sete postos de saúde e estou administrando com o mesmo dinheiro do município que só tem três postos. Então o dinheiro que chega pra gente, estamos pagando as dívidas que nos deixaram e fazendo o que for melhor pelo nosso povo.

BMM - Como andam os investimentos na saúde?

MM - Temos sempre investido, cumprido nossas metas e temos ido em busca de parcerias. O FPM não condiz com a realidade de Cumaru, pelos dados do IBGE, com 11.559 habitantes, e temos só no NIS 12.400 inscritos. Conseguimos verbas federais através de Eriberto, então vamos reformular a emergência. Quero todo nosso Cumaru visitado, casa a casa, pelos agentes de saúde. Eu peguei o Sistema de Saúde (SUS) com 342 cadastrados e hoje nós já temos mais 9.000. Foi feito mutirões de oftalmologia, mamografia, ecocardiograma, ou seja, onde tem recursos, vamos investindo.

BMM - E o que tem sido feito na educação?

MM - Na educação temos cumprido com as nossas metas. Implantamos o projeto Alfabeto para alfabetizar os alunos. Nossos professores participam de capacitação, a nossa gestão é de pessoas unidas, lamento por não poder pagar aos contratados o piso que é pago aos efetivos, mas por falta de condições. Com o pouco que temos conseguimos fazer muita coisa. Resgatamos as quadrilhas Luar do Sertão, Asa Branca, a Sanfona de Ouro, enfim, nossas crianças especiais têm toda a assistência, resgatamos a Secretaria de Educação e estamos aí.

BMM - Com relação às políticas públicas, no geral, o que tem sido feito?

MM - Com relação às políticas públicas, estamos sempre desenvolvendo uma conscientização, capacitando, mostrando o lado humano. A nossa gestão é participativa, é fato, e preza pela humanização.

BMM - Como é seu relacionamento com a Câmara de Vereadores?

MM - Eu sempre trabalhei com transparência. Críticas construtivas sempre tem que ter. Estamos aqui para trabalhar não por Mariana, mas por Cumaru, para reconstruirmos juntos a nossa cidade, o nosso município.

BMM - Com relação às eleições de 2018, o que tem a dizer?

MM – Apoiaremos Eriberto Medeiros na candidatura para Deputado. Não estamos brincando de sairmos candidato. Se ele já trabalhava e trabalha por Cumaru, estando na esfera estadual, imagine o que ele não vai poder fazer pelo nosso município? Queremos apoiar pessoas que tenham responsabilidade e compromisso para trabalhar não só por Pernambuco, mas por Cumaru.

MARIANA MENDES DE MEDEIROS

Prefeita de Cumaru Mariana Mendes.
Mariana Mendes de Medeiros é natural de Recife. É filha de José Américo Barbosa de Medeiros e Alvanil Ferreira Mendes de Medeiros. Irmãos: José Américo Filho e Antônio Américo. É casada com o deputado estadual Eriberto Medeiros e juntos têm um filho, Fernando, e além dele adotou os quatro filhos de seu marido, de um relacionamento anterior, como se fossem seus:  Eriberto Rafael, Gabriel, Fernando  e Vinícius. 
Passou a infância divida entre Ribeirão, Recife e Cumaru.  O pai é formado em Direito, é delegado em Recife e ex-prefeito de Cumaru, e a mãe é formada em Medicina. Estudou à princípio em Ribeirão, enquanto acompanhava a mãe que exercia sua carreira profissional naquela cidade. Depois vieram para Recife. Na capital, estudou no Colégio Vera Cruz, no Colégio Auxiliadora e terminou o ensino médio no Colégio Marista, do bairro Conde da Boa Vista. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica (UNICAP) de Pernambuco.  
Cresceu envolvida com a política, incentivada e inspirada pelo pai que sempre amou essa carreira. Enquanto estudante de Direito, fez parte do diretório acadêmico do curso e participava ativamente dos encontros de estudantes em sua área de atuação. Sempre foi de direita. Fundou o PFL jovem incentivada pelo pai, trazendo em sua personalidade um perfil de responsabilidade, coragem, confiança e determinação. 
Em 2012 assumiu a candidatura de vice-prefeita de Cumaru. Saiu para se candidatar sem querer, para fazer a vontade do genitor. Na época, o irmão foi eleito vereador desta cidade. Desde 2017 assume o cargo de gestora municipal de Cumaru-PE e continuamente afirma que não é prefeita, está prefeita. 
Enquanto gestora, com o apoio de seu marido Eriberto Medeiros, tem lutado para melhorar as condições de vida da população do município, uma pequena cidade do Agreste com cerca de onze mil habitantes, de acordo com o IBGE, embora possua quase dezoito mil, conforme afirma a prefeita Mariana. 
Sua gestão tem sido pautada por priorizar os recursos necessários para as áreas essenciais como Educação e Saúde. Enquanto prefeita, escolas foram reformadas, dívidas com INSS foram pagas e instituições importantes voltaram a funcionar, como a Unidade Mista da Cidade. Ainda, enquanto estiver no cargo, pretende colocar em prática diversos projetos, mesmo sabendo que os desafios são inúmeros. Apaixonada pela família e pela política, seguindo a vocação familiar, para ela viver é superar os obstáculos e comemorar as conquistas. 
“Fazer política é pensar sempre no bem, não no micro, mas no macro, no ser humano.”

FOTOS DE CUMARU 


Comício de João Duarte, personalidade do Distrito de Ameixas.

Missa ministrada pelo Padre Antônio Leitão, com a presença do Senhor José Américo de Medeiros.

Sede de Cumaru.

Assinatura do primeiro prefeito de Cumaru Joca Borba.

Celebração da festa de Santa Terezinha padroeira de Cumaru.

Sítio Malhadinha.

Desfile sete de Setembro.

Desfile sete de Setembro.

Construção da Igreja e centro antigo de Cumaru na década de 50. 

Cavalgada em comemoração ao dia do Trabalhador na  Presença do Senhor José Américo de Medeiros. 

Atualmente a Cidade de Cumaru.

Cristo Redentor.

Cavalgada em comemoração ao dia do trabalhador com a presença da excelentíssima Prefeita Mariana Medeiros, o Deputado Eriberto Medeiros e José Américo Filho. 

Jabuticaba Cultura em Cumaru.

Atualmente o Centro da Cidade de Cumaru.

Trilha em Cumaru. 



You may also like

Um comentário: