PANDEMIA - COVID 19

1 Comments
Carlucia Barbosa.
Desde crianças aprendemos que existem duas forças contrárias no mundo : o bem e o mal . Essas forças  estão em constante conflito e as evidências dessa luta são percebidas em tudo ao nosso redor: Amor e ódio, paz e guerra, saúde e doença, vida e morte. Em meio a esses questionamentos estão: Por que o  mal e o sofrimento existem, por que o mal muitas vezes prevalece sobre o bem, sobre pessoas boas e, de que lado vale a pena estar ?
     Aos crédulos de toda denominação religiosa, o mundo criado por Deus era perfeito e estava em plena harmonia.  Todos viventes viviam em alegria e em perfeita paz que foi destruída com o surgimento de um discordante – Lúcifer, o primeiro em honra depois de Jesus Cristo. Deus ordenou então aos exércitos celestiais para celebrar a honra de seu filho Jesus Cristo porém, Lúcifer, sentiu inveja do filho de Deus porque se considerava o favorito entre todos os anjos. 

    E entre os homens? e entre nós mais precisamente, é ou têm sido diferente ?

    Olho para minha filha, junto-me a ela que luta há mais de 03 (três) anos por uma vida normal e para sobreviver, sem nunca ter praticado o mal aqui falado. Sempre obediente, prudente e estudiosa, me deu muito  orgulho e alegrias antes de fazer um procedimento cirúrgico Inexitoso e, ainda me dá com sua coragem, suas renuncias, persistência e limitações que me orgulham a cada amanhecer. Todavia, olhando nos seus olhos, sinto o que eles me dizem , percebo  seu sofrimento e fico a divagar sobre a vida sem encontrar as respostas que quero ter, nem na ciência, e me esforço bastante para não questionar o meu Deus.    
    Oficialmente existem 193 países aglutinados à ONU (Organização das Nações Unidas), que possui poderes de, inclusive, aprovar a constituição ou o reconhecimento de um novo país. O que exatamente isso tem e ainda me dá com  a sua corgem a ver com o presente texto e com essa pandemia que assola o mundo atual, matando pessoas aleatoriamente ?
    pandemia de coronavírus poderia   um novo capítulo do livro Spillover – Animal Infections and the Next Human Pandemic, do escritor americano especialista em ciência e natureza David Quammen. Na obra, publicada em 2012 e infelizmente ainda sem tradução no Brasil, o autor retrata como vírus e bactérias que infectam animais selvagens ou domésticos conseguem “pular” para a espécie humana, causando doenças e mortes.
    
Spillover é um termo em inglês que pode ser traduzido como transbordamento e é usado no contexto da ecologia para dizer que um vírus ou micróbio conseguiu se adaptar e migrar de uma espécie de hospedeiro para outra. Foi o que ocorreu com o agente infeccioso causador da Covid-19.

O livro é uma investigação detalhada de Quammen, que viajou o mundo e entrevistou dezenas de cientistas, sobre zoonoses que viraram doenças humanas, umas mais ou outras menos bem-sucedida caopazidas. Começa com o vírus Hendra, que saltou de cavalos para homens na Austrália em meados dos anos 1990, mas tem sua origem em morcegos, e vai até a gripe, que vem de aves podendo fazer um estágio em outras espécies como porcos.

E assim, uns vão atribuindo as mazelas do mundo político e social as dores do crescimento. Outros, crêem que, com a subida do nível cultural das massas, o homem moderno será ideal, capaz de criar uma sociedade também ideal e ainda outros, simpatizantes de  Aldous  Huxley  que diz : “o que o homem mais precisa é de ciência”, esquecendo que esta, é uma arma de dois gumes – tanto edifica como destrói.

Onde fica essa pandemia nesse cenário todo?

Finalizando deixo com vocês leitores (as) todas as posições e questionamentos. Mas, essa pandemia está servindo para mostrar a todos,  quão “frágeis, ridículos e limitados” nós somos, como já cantou Raul Seixas nos idos de 1970. E, no mérito dessa PANDEMIA, quero dizer que ela está  servindo para mostrar que, se a nossa civilização soçobrar mesmo com todo esse avanço e aparato tecnológico, será por ausência humanitária, solidária, amiga, leal, fiel, respeitosa,  espiritual, e não por carência de ciência, cultura ou igualdade econômica, em que pesem os demais fatores na balança, registrando outrossim, que, a verdadeira grandeza do homem é medida pela força dos sentimentos  que ele domina e não pelos sentimentos que o dominam: o BEM ou o MAL.      




Por: Carlucia Barbosa - Advogada.


You may also like

Um comentário: