Pernambuco tem uma das menores taxas de contágio de coronavírus do Brasil, diz estudo

0 Comments

Há 19 dias o Estado permanece com índice de contaminação abaixo de 1



Testes de Coronavírus - Foto: Bruno Concha/Secom

Com o resultado de 19 dias com a taxa de contágio abaixo de 1, Pernambuco se tornou o estado brasileiro com um dos menores contágios do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o grupo Covid-19 Analytics, formado por pesquisadores de diversas áreas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro além de instituições parceiras, esse resultado mostra uma tendência de estabilização nos casos doença. A análise está disponível no site https://covid19analytics.com.br/

De acordo com a ferramenta, a taxa de contágio em Pernambuco está em 0,87. Esse indicador aponta para quantas pessoas cada infectado transmite a doença.  Quanto mais alto o valor, maior a velocidade de transmissão e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde. Pesquisadores ao redor do mundo consideram que as medidas de restrição e isolamento social só podem ser relaxadas, sem risco para o sistema de saúde, se esse número estiver abaixo de 1.

Em todo o País, dez Estados estão na faixa abaixo de 1, contudo apenas três mantém esse status há mais de 10 dias: Pernambuco (19 dias), Acre (15) e Amazonas (14). Os outros são: Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (7), Santa Catarina (7), Ceará (6), Tocantins (6), Maranhão (4) e Roraima (3). Outros 15 estados estão na faixa intermediária, com taxa entre 1 e abaixo de 1,5, e dois com taxa a partir de 1,5.

"Esse estudo da PUC ratifica o que estamos conseguindo vivenciar na prática, com a diminuição nas solicitações e nas taxas de ocupação dos leitos de UTI, diminuição dos casos graves e dos óbitos nas últimas semanas. Apesar desses dados positivos, não é momento de comemorar, nem de relaxar, precisamos manter todas as medidas de higiene e segurança, continuar com o isolamento social e usando máscaras quando for necessário sair de casa, para que tenhamos cada vez menos adoecimentos pela Covid-19", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo o Covid-19 Analytics, as taxas são calculadas a partir dos dados de casos e mortes divulgados diariamente. O grupo ainda ressalta que as análises "se tornam mais confiáveis conforme a região se estabiliza em uma determinada faixa de número de reprodução por muitos dias".

Ainda de acordo com a análise, se o fluxo de contágio permanecer baixo, a previsão é de que, até o dia 29 de junho o Estado alcance a média de 57 mil casos e 5 mil mortes. O número de casos confirmados atualizados nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é de 46.247, e o de óbitos totalizou 3.959.

Confira abaixo o gráfico de previsão de novos casos:





Confira abaixo o gráfico de previsão de novos óbitos:




Por: Folha de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: