SURUBINENSE BARBOSA LIMA, UM BRAÇO FORTE EM DEFESA DA PÁTRIA

0 Comments


Severino Semeão Barbosa Lima (Barbosa Lima), como era conhecido, nasceu em 12 de janeiro de 1916, no município de Surubim-PE. Filho do casal José Francisco Barbosa e Alta Amélia de Lima, ingressou no Exército Brasileiro e veio a participar de um dos eventos mais importantes da história da humanidade, a 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945.

Aos 23 anos foi convocado e incorporado no 14° Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro, na zona do Cabo de Santo Agostinho, Gaibu, Suape e Nazaré, depois Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Barra de Sirianhaém e Praia de Camela.

No dia 02 de julho de 1944, foi transferido para o Regimento Sampaio e embarcou no navio Almirante Jaceguai às 9h, chegando no Rio de Janeiro no dia no dia 22 de setembro também às 9h. Esteve entre os 25 mil soldados que embarcaram para a Guerra. Junto com os companheiros, embarcou no navio norte-americano General Meigue, desembarcando no Porto de Nápoles, Itália, no dia 06 de outubro.

Serviu como cabo no teatro de Operações de Guerra na ltália, na 8ª Companhia do Terceiro Batalhão do Regimento Sampaio. Tomou parte da ativa nos ataques de Monte Castelo e outros setores importantes até o Vale do Rio Pó, quando terminou a guerra no dia 07 de maio de 1945. Regressou para o nosso Brasil no dia 22 de agosto, tendo sido licenciado das fileiras do Exército em 13 de setembro do mesmo ano.

Chegou de volta a Surubim no dia 08 de março de 1946 sendo recebido festivamente pelos surubinenses. Ficou conhecido como o “ex-pracinha” da 2ª Guerra e residia à rua 7 de Setembro, 310, no centro da cidade.

No dia 22 de julho de 1997 comemorou seus 50 anos de casado com sua esposa Odes Oliveira Barbosa, seus sete filhos Oriosvaldo Oliveira Barbosa Lima, Odésio Oliveira Barbosa Lima, Sione Simone Barbosa da Silva, Ogmios Oliveira Barbosa Lima, Odin Oliveira Barbosa Lima, Simoneti Sivana Barbosa, Ormazd Oliveira Barbosa Lima. Os netos: Camila, Mário, Elson, Gleyce, Elielson, Rodrigo, Gilvan Filho, Suenne, Otoniel, Yedja, Orielton, Jackeline, Paula e 17 Bisnetos.

As Bodas de Ouro contou com missa e muitas festividade, sendo prestigiada por muitos amigos.
Barbosa Lima faleceu aos 83 anos, no dia 17 de dezembro do ano 2000. Sobre o caixão a Bandeira do Brasil. Foi a maior expressão histórica do século 20 em Surubim.






You may also like

Nenhum comentário: