POEMA ‘DILÚVIO’ DE LOURDES NICÁCIO VIRA CANÇÃO

1 Comments

Por: Raphaela Nicácio.

Lourdes Nicácio


O cancionista, produtor e CEO da Afrodite Produções, Renato Soares, presta homenagem especial à escritora Lourdes Nicácio produzindo uma música para o poema “Dilúvio” publicado no livro da autora: “Caminhos das Águas ao Sol” (Edições Novo Horizonte, 2018). A canção é de Renato Soares numa coautoria com o respeitável músico, arranjador e contrabaixista, Swami Jr. que foi o intérprete da canção e já trabalhou com consagrados nomes da MPB: Chico César, Zizi Possi, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Zeca Baleiro, Zélia Ducan, Vanessa da Mata, entre outros. Acesse e escute a música no canal do YouTube das Edições Novo Horizonte pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-Z__rUS9wG4

 “A parceria com  Swami Jr. nessa canção pode trazer mais brilho para a homenagem que quero prestar à  obra de Lourdes Nicácio e Silva, em especial, por sua poesia tão espiritualizada. O single ‘Dilúvio’ é um mimo para uma poeta que conheço desde os tempos do colégio Ginásio Pernambuco. Essa não é a primeira vez que trabalho com música e poesia. Lembro que Lourdes era professora e coordenadora do ‘Programa Ginásio Pernambucano: seus autores e suas obras’. Fazíamos recitais e tantas coisas na Associação dos Amigos da Biblioteca”, afirma Renato Soares.

Para Lourdes Nicácio trata-se de um dos mais louváveis e surpreendentes reconhecimentos à sua poesia. “Sinto o Dilúvio, que agora ganha uma nova expressão, a musical, como uma convocação mais crescente em direção ao sol. Fiquei emocionada com todo o desempenho desse produtor – ressaltem-se o perfeccionismo e o entrosamento com artistas de alto nível, a exemplo de Swami Jr.,  entre outros. Bem, uma das minhas maiores alegrias, entretanto, foi a de ter merecido tamanha homenagem por um dos meus ex-alunos, o Renato Soares, o que considero um reencontro dos mais felizes com o Velho Ginásio Pernambucano. Muito obrigada a todos que participaram desse valoroso projeto!”, destaca Lourdes Nicácio.

LOURDES NICÁCIO é professora, escritora, poeta, editora. Formação em Letras com pós-graduação. Seus livros, estudados nas escolas e universidades, renderam prêmios em Pernambuco e no Rio de Janeiro; homenagens e atividades como peças de teatro na Faculdade São Miguel e monografia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de Troféu no I Congresso de Literatura Brasileira/ Secretaria de Educação de Pernambuco.  Foi homenageada pela Associação de Imprensa de Pernambuco com o Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco e, em 2015, com o Troféu Mulher Valorosa do Brasil pela Academia de Letras e Artes do Nordeste – Alagoas.

Livros publicados: “O Lavrador e o Templo”, “Cantos da Ordem do Sol”, “Ritmo das Águas Vivas”, “Ocultos na Paisagem” (poesia), “Almeida Cunha” (ensaio), “O Rio, Canabrava e os Homens” (contos), “Os caminhos da Palavra” (gramática e literatura), “Sobreviventes” (contos), “Caminhos das Águas ao Sol” (poesia) e “Os dois mundos  de  Madalena”, romance adotado pela Rede Pública de Pernambuco/ Secretaria de Educação do Estado. Organizou a obra completa do poeta Audálio Alves e a do professor João Suassuna de Melo Sobrinho, além de várias antologias com outros autores e editar a revista de Literatura Novo Horizonte.

Votos de Congratulações: da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Pernambucana de Letras. Idealizou e coordenou, em parceria com a acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo,  o Programa  Academia/ Escolas da Academia Pernambucana de Letras (1982-1990).

- Facebook de Lourdes Nicácio: www.facebook.com/lourdes.nicacio.35

- Instagram: @lourdes.nicacio.35

www.edicoesnovohorizonte.com

O Trio

Renato Soares

Swami Jr.







You may also like

Um comentário: