‘TEMPO PARTIDO’ EXPRESSANDO SENTIMENTOS DURANTE A PANDEMIA

16 Comments

 


A escritora pernambucana Ivanilde Morais de Gusmão organizou um livro sobre a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. “Tempo Partido" é um relato do surto cujo primeiro caso ocorreu em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em fevereiro, a transmissão da Covid-19, nome dado à doença causada pelo SARS-CoV2, no Irã e na Itália chamaram a atenção pelo crescimento rápido de novos casos e mortes, fazendo com que o Ministério da Saúde alterasse a definição de caso suspeito para incluir pacientes que estiveram em outros países.




Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Poucos dias depois, foi confirmada a primeira morte no Brasil, em São Paulo. No mesmo dia, dois pacientes que haviam testado positivo para coronavírus, do Rio de Janeiro, vieram a óbito, mas laudos das mortes ainda não foram divulgados.

Daí, a quarentena deixou muita gente aflita e começaram os dramas humanos. É sobre esse aspecto, o estudo da alma humana, que o livro de Ivanilde Gusmão trata. São 571 páginas que estão sendo aguardadas pelo público leitor da escritora.

“Tem sido um desafio gratificante escrever este livro”, conta a autora. Ivanilde é também autora do livro Súplica ao Sol... Era outono (Independente), uma antologia que reúne contos, poesias e ensaios. Escrito em vários blocos, um livro é quase como um memorial. Ele trata de uma caminhada, de todo o meu processo de produção intelectual e literário.

Tempo Partido já está no prelo e, em breve, chegará ao mercado livreiro.

A autora

Ivanilde Morais de Gusmão nasceu no Sítio Califórnia. Em 1953 foi morar no Recife e entrou no mercado de trabalho aos 13 anos. Fez o Ginásio no antigo Colégio Guararapes e no Colégio Estadual de Beberibe. No ano de 1962 foi para São Paulo, onde trabalhou como operária.

Em 1967 iniciou o 2º Grau e em 1970 entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, onde cursou Geografia, sob a coordenação do Professor Manoel Correia de Andrade. Em 1974 fez Especialização em Desenvolvimento Urbano e Regional na UFPE.

Em março de 1978 fez concurso e começou também a ensinar na Universidade Federal de Alagoas, na área de Ciências Sociais. Como docente da UFAL, fez, em 1979, Especialização em Ciências Sociais.

No ano de 1981 entrou para o Mestrado em Desenvolvimento Urbano e Regional na Universidade Federal de Pernambuco. Já em 1989 foi fazer Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




You may also like

16 comentários:

  1. "Tempo partido" é o relato de sentimentos, em tempo real, feito através de diferentes gêneros literários. A aquisição do livro pode ser feita no site da Cultura Nordestina:
    https://culturanordestina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma experiência inesquecível e que me fez compreender a ainda mais os sentimentos humanos...suas fragilidades!!!
      Ivanildescritora

      Excluir
    2. Experiência Fantástica... mergulhar no sentimentos contidos em mais de 100 Textos...

      Excluir
  2. Foi uma tarefa árdua e de grande aprendizado organizar a Coletânea TEMPO PARTIDO 2020 Resgatando sentimentos de Humanidade.
    Um documento oferecido às gerações futuras!
    Parabéns pra todos que participam!
    Ivanildescritora

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esta iniciativa. Que fôlego teve. Parabéns!
    Abraço carregado de admiração.

    ResponderExcluir
  4. Iniciativa histórica. Participo desse livro com um texto. Grata por estar junto nesse tempo partido e ter transformado em música a sua poesia Tempo Partido que consta em livro e CD de Poesias Musicadas sob minha organização do Projeto Intercâmbio Cultural entre Países com mais de 11 anos circulando a cultura em várias expressões artísticas sem fronteiras pelo mundo. Sucesso a todos os participantes. Abraços literários.

    ResponderExcluir
  5. Escutar a poesia Tempo Partido de Ivanilde Morais de Gusmão que foi transformada em música por Jô Mendonça Alcoforado através do Projeto de Intercâmbio Cultural BRASIL MOSTRA SUA CARA. Tempo Partido clicar no endereço https://youtu.be/i8BKW6SsXuU

    ResponderExcluir
  6. Parabenizo a excelente matéria sobre o livro organizado pela escritora Ivanilde Morais de Gusmão! A obra encontra-se espetacular com relatos e poemas marcantes de talentosos escritores. Aplausos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhaaaa contar com a participação dessa grande Escritora das Terras Capixabas!!!
      Abraço fraterno Ivanilde

      Excluir
  7. Parabéns a você,Ivanilde, por esta grande iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cilene, contar com sua participação nessa Coletânea, foi muito importante!!!
      Ivanildescritora

      Excluir
  8. Parabéns Ivanilde! Ainda não tive a oportunidade de te conhecer,mas deixar um pouco do meu sentimento num livro pensado por você me deixou bem feliz. Que privilégio dos meus netinhos guardarem este momento, em que nasceram, num livro tão especial. Obrigada pela oportunidade. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Espaço Sideral permitiu uma troca de conhecimento e sentimentos Fantástica!?
      Abraço fraterno Ivanilde

      Excluir
  9. Parabéns Ivanilde pela iniciativa, obrigada pelo convite. A música ficou ótima!

    ResponderExcluir