PADRE ARLINDO COM SIMPLICIDADE, CORAGEM E AMOR AO PRÓXIMO VAI CONQUISTANDO O PAÍS

2 Comments

 


O Padre Arlindo Laurindo de Matos Júnior vem ganhando notoriedade pelo empenho na evangelização e no trabalho social, com repercussão a nível nacional recebendo incentivo da Ministra Damares e da Primeira Dama Senhora Michelle Bolsonaro, com ligação direta por telefone no dia 19 de julho data de um dos eventos que distribuiu para a população mais necessitada e no seu aniversário. À frente da paróquia de Tamandaré, na Mata Sul do Estado de Pernambuco, ele acredita que a força da vontade e persistência são os dois pilares para realizar qualquer sonho.




Com o apoio da comunidade local, já ergueu igrejas, salvou creche e está empreendendo assistência odontológica à população.

Tudo que parecia sonho, agora ganha formato com a coragem e dinamismo do padre Arlindo em dar “o primeiro passo”.

Atualmente o número de templo católicos é o dobro de quando o padre chegou à cidade. E ele ainda quer ir mais além. Não rejeita desafios, a exemplo de quando reverteu uma situação de crise que retiraria um apoio de uma creche a 200 crianças carentes da região. Agora segue com sua nova empreitada: um projeto de atendimento odontológico gratuito à população com consultas aos domingos.

Com cerca de 20.000 habitantes, Tamandaré fica a 95 km do Recife e tem um dentista para cada grupo de 3,4 mil pessoas. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de um para cada 1.500 1,5 mil pacientes. Conhecido pela atuação junto às necessidades da comunidade, o padre Arlindo resolveu abrir as portas da secretaria da Paróquia para melhorar um pouco essa situação. O religioso ainda pretende aumentar a rede de voluntariado para oferecer apoio médico fisioterapêutico e outros serviços de saúde à população em situação de vulnerabilidade social. Para isso, outra sala já foi reservada no intuito de abrigar essas atividades.

O padre Arlindo aguarda a doação de material para concluir seu projeto, pois o hospital do município não dá conta de atender a quantidade de pacientes na fila, pois há mais de 100 pessoas à espera de fisioterapia, sendo a maioria idosos que tiveram AVC e crianças portadoras de paralisia.

Geraldo Guerra e Vânia ao lado do grande amigo Pe. Arlindo Matos.


INÍCIO

Quando chegou a Tamandaré, o padre Arlindo Laurindo encontrou uma igreja matriz com capacidade para 60 pessoas. Foi quando decidiu que iria expandir o templo. Essa decisão inspiraria a vontade de mudar a realidade social do município.

Ele decidiu buscar apoio para custear o sonho. Saiu pelas ruas convocando a população. Em dois anos e meio e terminou a obra de uma nova igreja com 1,5 mil metros quadrados de área construída e 1000 lugares. Para o religioso, a solidariedade é “a maior força que as pessoas podem ter. Se o primeiro passo é dado, um milagre acontece”, disse em uma reportagem.

O projeto Sementes do Bem, implantado pelo padre, oferece serviços gratuitos de ortopedia, psicólogo, dentista, ginecologista, otorrino, pediatra, advogado, nutricionista e fisioterapia. O odontólogo Arthur Queiroz foi um dos profissionais a se voluntariar para participar do projeto. Eles abriram um Consultório Popular que tem de 10 a 20 pessoas toda semana. O espaço conta com cadeira e até o raio-x. nele é possível realizar serviços como exodontia, extrações, restauração e orientação de higiene bucal.

A história do padre ainda passa pela Creche Padre Enzo, com 500 crianças, e a campanha A Fome Não pode Esperar, que já entregou mais de 120 toneladas de alimentos. “Quando você tiver um sonho, tenha ousadia, pois ela lhe dá poder e força de vontade. É importante dar o primeiro passo, amar o que se faz e fazer o bem. A partir daí, parece que todos os resultados vêm ao nosso encontro”, ensina o religioso.

Em certa ocasião, padre Arlindo resolveu que no mesmo espaço do Tamandaré Fest, seria possível a realização do show com o padre Fábio de Melo. E assim fez: contratou o astro católico com a colaboração do povo. 

O Padre Arlindo Matos recebeu do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) a medalha da Ordem do mérito judiciário no grau de Comendador geral, uma das mais altas comendas concedido pelo Tribunal de Justiça em reconhecimento aos trabalhos prestados à comunidade de Tamandaré.

Para as pessoas beneficiadas com suas mensagens de fé e esperança, o padre Arlindo também ficou conhecido pelos vídeos encaminhados com boa freqüência através das redes sociais. 

SOBRE 

Nascido na cidade de Olinda, o padre Arlindo é filho de Dona Ziza e Seu Arlindo. Dona Ziza saiu como empregada doméstica da cidade de Barreiros para trabalhar na casa de pessoas mais abastadas. “Naquele tempo o povo dava o nome de piniqueira, hoje é secretária do lar, um nome bonito. Mas, na verdade, era a linguagem que se utilizava para dizer “aquela mulher que tirava os pinicos de baixo das camas”, que é o serviço mais simples, mais humildes, para jogar fora e pude limpar. Ela trabalhou na casa do irmão de papai e lá o encontrou. Ele tinha quatro filhos e ela era mãe solteira de uma filha. Se juntaram e depois nasceu Fernanda e eu, que fui o último filho de Seu Arlindo. 

A família sempre viveu do comércio. Depois Arlindo foi para o seminário onde cursou filosofia e teologia. Também fez vários cursos de pós-graduação. Atuou na Igreja em Olinda, depois em Catende e atualmente está em Tamandaré. 

Centenas de Jovens nas ruas, exaltando o nome do Senhor!

Uma geração que se levantar para fazer a diferença e mostrar que ser jovem, não é se prostituir, se drogar. Ser jovem é dançar, pular, é ser feliz na presença de Deus, é revelar um rosto de ternura para os jovens que se perderam por não terem pessoas que os ofereçam a mão e os ajudem a caminhar.

Deus nos chama a missão, Deus nos chama a santidade.

Como diz nosso Pe. Arlindo: “Eu quero ser Santo”, corremos e buscamos uma única coisa: Deus.



You may also like

2 comentários:

  1. Parabéns ao Padre Arlindo pelo trabalho social maravilhoso. Parabéns à amiga escritora e jornalista Maluma Marques pela divulgação.
    Jesus é “a verdade” - Ele á a própria Verdade que liberta, por isso cumpriu muitas profecias, que se tornaram “sim” por meio dele. (2 Coríntios 1:20; João 1:14). A verdade nos libertará e nada ficará oculto aos olhos de Deus. Quem recebe a bênção e agradece terá mais felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem do Prof. João Bosco da Silva - Feira de Santana - Bahia.

    ResponderExcluir