BIU SELEIRO E SEU ARTESANATO DE COURO

0 Comments



Severino Gomes da Silva, mais conhecido por Biu Seleiro, nasceu no dia de 09 de outubro de 1921 na cidade de Surubim - PE. Filho de João Severino Gomes e Maria Antônia da Conceição.

Foi agricultor, empreendedor, chegando a ser proprietário de panificadora, frigorífico, restaurante, além de ter sido um grande artesão no ramo de artigos de couro.

Casou com Maria do Carmo Torres, com quem dedicou grande amor e educação à família. Como legado da arte, deixou a Casa do Vaqueiro, onde tudo começou, localizada na Rua Sete de Setembro no Centro de Surubim, aos 8 filhos: Zé Maria (conhecido por Zezito), João, Antônio, Geraldo, Lula, Zezé, Lydia e Fátima.

Teve um incentivo muito grande de sua esposa para fabricar e aprendeu a arte de artesão com um senhor conhecido por Santo Seleiro, produzindo acessórios para vaqueiros como: selas, cabeçadas, cilhas, loro, rabichos, mantas, calçados, perneiras etc.

As selas eram muito procuradas, não só na nossa região, mas também em outros estados, como Pará e Maranhão. Em média, eram fabricadas 03 selas por semana. Havia diversas linhas, entre elas, a Suzana, a qual não é a mais fabricada. Outras linhas bastante conhecidas são a Roladeira e a Selote, sendo a última mais usada e apropriada para vaquejadas.

Muitos foram os vaqueiros e fazendeiros que tiveram o privilégio e a alegria de fazer montaria nas selas que Biu Seleiro fabricava, entre eles: Solon de Melo, Paulo Guerra, Laércio Cabral, Livaldo Medeiros, Sr. Clóvis, Luís Soares, João Cabral, Dom Galdino e Dr. José Nivaldo. que foi grande incentivador para que apresentasse seus produtos nas exposições.

Quando ocorriam as Feiras Municipais e as Exposições de Animais em Recife, Campina Grande, Carpina e Limoeiro, ele sempre representava a cidade de Surubim, levando além da arte, belos trabalhos que eram vendidos para boa parte do Nordeste.

Em 1991, durante a apresentação de seus produtos na Exposição de Animais em Recife, sentiu-se mal e foi socorrido para o Hospital Gomes Maranhão, no bairro da Casa Forte, vindo a falecer três dias depois, em 08/11/1991. E assim, um dos grandes artesãos de Surubim se despediu de fazer sua arte.

Em 1991, foi aprovado um requerimento na Câmara Municipal de Vereadores de Surubim, ficando denominada uma das ruas da cidade como rua Severino Gomes da Silva.

Ao longo dos anos, recebeu diversas homenagens, e em 2018, nos 90 anos da cidade de Surubim, a família foi homenageada pela Prefeitura Municipal com uma placa alusiva pelo grande artesão que foi o senhor Biu Seleiro.

Se estivesse vivo, esse  ano o Sr. Biu Seleiro faria 100 anos. Seus filhos e familiares rendem-lhe esta homenagem pelo legado de amor e trabalho deixado por ele.




Homenagem ao Sr. Biu Seleiro em frente a Casa do Vaqueiro anualmente em Dia da Missa do Vaqueiro na semana da Vaquejada de Surubim.




You may also like

Nenhum comentário: