GRANDE ENCONTRO ACADÊMICO

0 Comments
Malude Maciel.


No sábado 15/14/23, a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL, recebeu em sua sede social, à rua 15 de Novembro, 215 centro -  Caruaru, representantes da Academia Pernambucana de Ciências – APC quando foi proferida palestra sob o tema: “Estratégias para Sustentabilidade do Semiárido Pernambucano” pelo acadêmico Almir Cirilo, Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de PE. Sendo mediador o acadêmico José A. Aleixo com participação de Anísio Brasileiro, presidente da APC e Paulo Muniz, presidente da ACACCIL.

Esse grande encontro acadêmico contou com as presenças de destacados cientistas e estudiosos do Recife a exemplo de atuais e ex-reitores de universidades e de pesquisadores.

Antecedendo o orador principal desse momento, ouvimos discursos dos convidados visitantes.

O palestrante, que tem um vasto currículo de serviços prestados ao nosso Estado, iniciando sua fala, disse com orgulho e alegria, ser caruaruense da Rua Preta, Bairro São Francisco e acrescentou detalhes de sua vivência na Capital do Agreste. Como se vê, precisamos conhecer e valorizar estes conterrâneos da atualidade que vem se destacando em diversos setores e não apenas aqueles outros do passado.

Foi realmente um encontro histórico entre ACACCIL e APC do qual tivemos muito proveito pelos conhecimentos transmitidos como também pelo intercâmbio dos participantes, coisa muito louvável desde que a ACACCIL inclui Ciências no seu interesse geral.

Fazendo parte desta programação, uma visita ao Solar das Abelhas no Alto do Moura que foi realizada na manhã do domingo 16/4. Um local aconchegante onde o Sr. Lula do Mel nos recebeu condignamente dando uma aula ilustrada sobre a criação de diversas espécies de abelhas as quais tivemos oportunidade de observar “in loco” o que foi muito gratificante. Adquirimos o mel e produtos derivados (a própolis produzida pelas abelhas é um dos mais poderosos antibióticos naturais) que são benéficos à saúde, pois neles contém substância que ajuda o cérebro a funcionar melhor. Um vídeo foi mostrado e explicado sobre a vida das abelhas e seu papel na natureza, porque uma abelha vive menos de 40 dias e visita menos 1000 flores produzindo uma colher de chá de mel, mas para ela é toda sua existência. O mel não tem prazo de validade, sendo assim um alimento poderoso que sozinho pode sustentar a vida humana.

Nos momentos finais de nossa permanência no Solar das Abelhas fomos contemplados com farta mesa de degustação de favos de mel com bolos e biscoitos, o que nem precisa dizer das delícias que apreciamos.

Assim, essa nossa experiência foi rica em novos saberes e proporcionou uma convivência fraterna entre acadêmicos e familiares.

Parabéns aos idealizadores e promotores como também a quem compareceu aos eventos, pois acrescentou conhecimentos e vivenciou importantes momentos de aprendizado e confraternização.

Por: Malude Maciel - Jornalista, 
Escritora e Membro da 
ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: