A PAIXÃO DE CRISTO DE SURUBIM: 20 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO

0 Comments


Após três anos desde o período pós-pandemia da Covid-19, ocorreu no dia 27 de março de 2024, às 20h, a 17ª edição da Paixão de Cristo de Surubim. O espetáculo ao ar livre teve início em frente à Matriz de São Sebastião e percorreu nove palcos montados pelos belos bairros da cidade até a Matriz de São José, apresentando suas 14 cenas. Destacamos que neste ano de 2024, comemoramos duas décadas de fé e tradição deste evento da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo em nossa cidade.

A Paixão de Cristo de Surubim é um tributo à devoção e à cultura deste município tão especial para o Estado de Pernambuco, conhecido como a capital da vaquejada. Sua origem remonta a 2004, quando um grupo de jovens da Paróquia São José, sem estrutura alguma, teve a brilhante ideia de evangelizar a população através da arte e da fé. Com o passar dos anos, o espetáculo foi se aprimorando e continuou com o nobre objetivo propagar essa tradição de fé e devoção no âmbito do município de Surubim e das regiões circunvizinhas. 

A Paixão de Cristo de Surubim é organizado pelos jovens do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), junto com as paróquias de São José e São Sebastião, contando com a colaboração ativa de diversos grupos católicos, crianças, estudantes e toda a comunidade. A encenação, envolveu aproximadamente 200 pessoas, sendo 65 delas atores, teve uma duração de uma hora e meia. Neste ano, houve novidades, como a renovação do elenco, com novos talentos interpretando papeis importantes como de Jesus e de Maria.

A produção do espetáculo também investiu em melhorias técnicas, incluindo a regravação de trechos de áudio para garantir maior qualidade. Além disso, todas as cenas contaram com intérpretes de libras e a transmissão ao vivo foi realizada pelo Instagram da Paróquia de São José. A peça foi editada por Thiago Vinícius e dirigida por Adolfo Silva, Fernando Pereira, Irineu Netto, Geiwson Amorim e Roberta Cipriano. 

A emocionante encenação, conduzida por essa equipe de atores, direção técnica foi assistida atentamente pelo povo surubinense, sendo um testemunho vivo de amor e devoção, em um espetáculo simples, porém repleto de beleza e tradição. Cada cena da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo foi acompanhada com fervor e emoção, passando de geração em geração, de pai para filho, em um ciclo de fé e renovação.

Ao assistir às cenas que retrataram os momentos mais sagrados da história cristã, o público se emocionava e renovava sua fé, projetando esperança em dias melhores, isto é, capturando a essência da alma interiorana de fé e tradição religiosa. O esforço e dedicação dos atores, verdadeiros protagonistas dessa jornada espiritual, merecem ser exaltados. Com sua entrega e talento, eles deram vida aos personagens sagrados, transmitindo emoção e veracidade a cada palavra e gesto. Seja na plateia ou nos bastidores, cada membro dessa comunidade contribuiu para fazer da Paixão de Cristo de Surubim um evento único e inesquecível.

Foi a união do esforço dos atores com o apoio incondicional do povo que tornou a Paixão de Cristo de Surubim um verdadeiro tesouro cultural e espiritual. Que esse elo indissolúvel entre os artistas e o público continue a se fortalecer, inspirando e renovando a fé de todos os que tiverem a honra de testemunhar essa celebração memorável.

Parabéns aos atores, aos surubinenses e a todos os que tornaram possível essa magnífica jornada de fé e devoção há 20 anos. Que esta seja apenas uma marca inicial em uma longa e abençoada trajetória. Parabéns a Surubim e aos surubinenses! Que essa celebração seja um tributo não apenas aos 20 anos de uma tradição tão significativa na história da humanidade, mas também à perseverança, à devoção e ao amor que permearam cada cena e cada coração presente, iluminando e inspirando por muitos anos vindouros.






Por: Prof. Dr. Pedro Ferreira de Lima Filho - Articulista, 
Correspondente Jurídico, Polímata e Professor Universitário. 
E-mail: filho9@icloud.com


You may also like

Nenhum comentário: