Trajetória de Maluma Marques se confunde com a do JORNAL Terra da Gente

0 Comments

Já são 21 anos de circulação. O Jornal Terra da Gente (JTG) figura como um dos mais antigos do interior pernambucano. Sua fundadora, a jornalista Maluma Marques, tem orgulho de empreender um periódico que retrata o perfil político, econômico e social do Agreste Setentrional.

O JTG segue registrando a história de Surubim e região passando por uma fase positiva no seu layout e no conteúdo, voltado para os interesses coletivos da população. O sucesso do jornal deve-se a Maluma Marques, um verdadeiro exemplo de garra e empoderamento feminino à frente dos negócios.

A jornalista já tem o nome gravado na memória dos surubinenses, sendo, também, a mais famosa da região no quesito jornalismo impresso. Maluma nasceu em Santa Maria do Cambucá, filha de Amâncio e Margarida da Costa Marques. Aos seis anos, a garota veio estudar em Surubim, terra que a adotou.

Seu mais notório empreendimento, o antigo Surubim Terra da Gente, que surgiu no dia 10 de agosto de 1996, se transformou no então Jornal Terra da Gente, que com sua expansão em qualidade e tamanho, hoje abrange também as cidades vizinhas. No início o jornal tinha apenas 10 páginas e com o passar dos anos o número de páginas foi aumentando, e chega, em algumas ocasiões, a quase 50 páginas de muita informação. Em duas décadas de existência, o JTG tem enfrentado “trancos e barrancos”, mas tem se reerguido sempre melhor. A diretora do periódico faz questão de frisar que o trabalho feito no jornal é “por amor à arte de escrever e porque não queremos deixar passar matérias e fatos como omissos”.

O objetivo do jornal é divulgar acontecimentos sociais, culturais e políticos de Pernambuco. E também valorizar pessoas para que não fiquem no anonimato: “os grandes heróis, os praticantes do idealismo que lutam por uma causa ou um projeto de vida; se você pode sonhar, você pode fazer”, ensina Maluma.

Apesar das dificuldades, a jornalista permanece praticando uma imprensa livre e independente, “sem ficar atrelada a grupos econômicos ou políticos”. Nosso jornal é comprometido com a verdade dos fatos, e a divulgação daquilo que acontece na região, tendo a imparcialidade como lema do trabalho”, explica a diretora do periódico. Ela conta que, durante essa trajetória, tem recebido incentivo de pessoas da mais alta capacidade cultural. “Me incentivam e valorizam o meu trabalho, que para mim é bastante gratificante ver o JTG circular em diversos estados brasileiros”.

Maluma Marques é escritora, colunista social, promoter, blogueira e ditora do Jornal Terra da Gente. Anualmente realiza a festa das Personalidades Gold e a Feijoada Vip. É colaboradora da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), é membro da Academia de Letras do Brasil e da UBE. Maluma também escreveu o livro “Perfis de Vencedores” que já está em sua 4ª edição (obra que traça o perfil de várias personalidades pernambucanas). Guarda com carinho dezenas de certificados de participações em seminários, cursos, fóruns e congressos nacionais e internacionais na área de Jornalismo. Possui um grande acervo de jornais e livros. E o principal, exerce a profissão que escolheu com amor.



You may also like

Nenhum comentário: