RAQUEL CARRILHO RECEBE TÍTULO DE MELHOR ESCRITORA DO ANO, CONCEDIDO PELA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES

0 Comments
Maria Rachel de Macêdo e Carrilho.


Receber um título da União Brasileira de Escritores (UBE) não é uma conquista fácil, por conta da seriedade e credibilidade da instituição. Somente bons nomes construídos com muito esforço é que alcançam essa conquista.  Neste ano de 2018, a UBE concedeu o título de melhor escritora do ano a escritora Raquel Carrilho.

Raquel tem uma trajetória que justifica essa conquista. Ela é autora de diversos livros, entre eles, Na Leveza do Sonho, À Sombra do Roseiral, Enquanto a Luz não se Apaga, Nas Asas da Recordação e Pelos Caminhos do Ontem. Além disso, participou de diversas antologias, ao longo de sua carreira, e em Pernambuco atuou como membro fundadora e idealizadora do programa Café com Poesia da ALEPE, foi membro do Conselho de Cultura da Prefeitura do Recife e membro da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda. 

Ser considerada a escritora do ano de 2018, para a escritora Raquel é uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, mas afirma que se sente muito realizada com mais essa conquista, diante de tantas outras.  O título perdura por um ano, de 14 de março de 2018 a 14 de março de 2019, quando a UBE escolherá um novo escritor para ser homenageado.



MARIA RACHEL DE MACÊDO E CARRILHO



Maria Rachel de Macêdo e Carrilho, nascida a 09.08.1926, na ilha de Itamaracá PE. Filha de Cunegundes Hemetério Theodoro de Macêdo e Desidéria de Barros Macêdo.

Estudou no então curso primário, à conclusão do Curso de Professora, no Colégio da Sagrada Família. Diplomou-se em Educação Física pela Escola Superior e fez cursos de pintura, turismo e outros.

É autora dos livros: Na leveza do Sonho, À sombra do Roseiral, Enquanto a Luz não se Apaga, Nas Asas da Recordação, Quando os ventos Cantam Madrigais e por último Pelos caminhos do Ontem.

Publicou outros trabalhos inclusive no livro Beatificacion de Juan Nepomuceno Zegri Y Moreno, fundador de Las Hermanas Mercedárias de lá Caridad, editado pela Tipografia Vaticana, Roma e 09 de Novembro de 2003.

Participou das Antologias: Antologia das Águas, o Fim da Velhice, Agendas do Poeta 2008 e 2009, participou ainda de outras Antologias a exemplo de O Planeta Feito Quintal, Paisagens das Memórias, Ceia de Natal, Lendas do Nordeste, como também de Antologias de ciclo de festas: Carnaval, São João e Natal.

Tem trabalho publicado na internet na coletânea da oficina literária de iniciação dos poetas vivos de Olinda e na revista News, e no jornal de Literatura Novo Horizonte.

Foi casada com o farmacêutico Arnaldo Fraga e em segundas núpcias com Eymard Dantas Carrilho, Advogado e Auditor Fiscal do Tesouro Nacional.

Rachel Carrilho foi também delegada de menores no aeroporto dos Guararapes da Década de 80 como pesquisadora sobre o porquê dos nomes dos municípios pernambucanos.
Atuou como membro fundadora e idealizadora do “Café com Poesia”, um programa da Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Primeira escritora homenageada – Diploma Mérito Cultural – pelo programa Jardim das Letras da União Brasileira dos Escritores-PE.

Mereceu homenagens de várias instituições educativas e culturais a exemplo de Novo Horizonte que a incluiu no programa de Seus Autores estudados, durante encontros programados com estudantes, professores e escritores.

Membro do Conselho de Cultura da Prefeitura da cidade do Recife, da Sociedade dos Poetas vivos de Olinda, da União Brasileira dos Escritores. Foi a primeira coordenadora do programa intitulado “A Quinta do Amor” que tem como objetivo a Justiça, Dignidade e Bem-Estar social; Academia de Letras do Brasil-PE; Academia Recifense de Letras. Agraciada pela Associação Internacional dos Escritores e Artistas com a Comenda Floriano Peixoto.

Rachel Carrilho recebeu no dia 14 de março deste ano da União Brasileira de Escritores, o título de Escritora do ano pelo período de março de 2018 a março de 2019.



You may also like

Nenhum comentário: