NÃO SÃO 24 DIAS!

0 Comments


 

Pernambuco neste ano das dificuldades está pronto para comemorar os vinte e quatro anos do Jornal TERRA DA GENTE, grande referência de jornalismo, literatura, e compromisso social; com a arte, a cultura, a sociedade, e a cidadania no Estado.

Em Surubim ele foi criado e existe pela escolha, dedicação e determinação de Maluma Marques. Ela que é um exemplo de envolvimento com a ecologia, a eco-sociologia, a equidade, diversidade, e com a cultura de lá. – Tudo feito com muito amor.

Talvez o município seja conhecido como a Capital da Vaquejada por conta da inspiração do seu nome, que veio de um boi chamado Surubim que foi devorado por uma onça nas terras de uma fazenda particular, nos idos de 1864, quando no entorno de uma capela católica que lá existia surgiram curiosamente as primeiras casas residenciais. E, porque naquele tempo, ainda não havia o Jornal, claro!

Mesmo assim, hoje a municipalidade abriga além de muitos nomes famosos como por exemplo o Chacrinha, um dos comunicadores mais extraordinários do país; Capiba, que é considerado entre os maiores compositores de nosso frevo. E, aqui, posso elencar Maluma Marques, a jornalista, criadora, editora, e distribuidora do Jornal TERRA DA GENTE. Acrescente-se a eles o nome de José Nivaldo, professor, escritor, prefacialista, publicitário, palestrante, membro da Academia Pernambucana de Letras. – Para ficar somente nestes.

Essa celebração que não é de vinte e quatro dias, ou meses, senão de anos, é orgulho para todos nós, povo pernambucano.

A paixão que Maluma permite-nos exaltar pelo que faz, e do aniversário do Jornal, mesmo que sem festa presencial em virtude do distanciamento pessoal, forçado pela pandemia que vivenciamos, não é uma comemoração qualquer. Não é um festejar simples, porque, muito mais, é profundamente emocionante constatar num país que cada dia mais empobrece em vários setores, também empobrece com relação à cultura pelo absoluto abuso do descaso oficial. Ou institucional. Mesmo assim, temos resistindo o TERRA DA GENTE. – Uma maravilha que não se deixou nem se deixará abater por nenhuma onça, ou por qualquer uma delas!

Assim, parabéns ao povo de Surubim que tem no jornal um vetor de incentivo, de autoestima, de dinamismo, de responsabilidade, de empenho, e de conhecimento.

O município e o seus concidadãos então, têm muito o que agradecer à Maluma Marques pela inclinação, e determinação por coloca-los no mapa da civilidade e do conhecimento no país de negacionismo cultural e científico.

Obrigada pela oportunidade de dizer do meu carinho em festejar com vocês.

Por: Célia Labanca - Escritora.



You may also like

Nenhum comentário: