MEMÓRIA DE DONA ELZA PARTEIRA

1 Comments

 


Elza Batista de Souza, conhecida como Elza Parteira, nasceu no dia 17/11/21 em Toritama-PE. Foi casada com João José da Silva. O casal teve 5 filhos: Edier, João Eudes, Gerôncio, Fátima e Amparo. Além disso, criaram mais 4 filhos: Edivan, Verônica, Francisco e Carlos.

Quando casou, Dona Elza Parteira foi morar em Surubim e cuidava do lar. Depois começou a trabalhar como costureira para as alfaiatarias da cidade.

Dona Elza foi trabalhar na maternidade da Encruzilhada para aprender a arte de parteira. Em determinado dia, enquanto estava na sala de parto, o médico fez o parto e saiu da sala, mas dona Elza fez o exame e disse que tinha outro menino na barriga da parturiente. Por sua perspicácia, ganhou o respeito de todos os colegas de trabalho.

Ela foi a primeira parteira na maternidade do município de Casinhas. Trabalhou, ainda, na maternidade da Estefania Farias e no Hospital São Luiz de Surubim, por quase 20 anos.

A maioria das pessoas de Surubim e cidades próximas tiveram a honra de ter sido “pegas” por Dona Elza Parteira, pois ela tinha o dom da vida.

Nesse período de atuação como enfermeira/parteira, ela sempre foi muito benquista na cidade e na região. Dona Elza Parteira era uma mulher de personalidade muito forte. Para ela uma palavra de uma pessoa era questão de honra e que tinha que ser cumprida.

A sua contribuição no desenvolvimento da cidade de Surubim foi no social e político. Por isso era respeitada pelos políticos da região.

Por muito tempo ela mesma fazia partos sem cobrar nada e tinha grande influência política, no qual assistia e garantia as necessidades das pessoas mais carentes da nossa região.

Faleceu no dia 6 de dezembro de 1996.



You may also like

Um comentário:

  1. Saudade da minha tia Elza Batista foi uma das mulheres mais que fez caridade na cidade de Surubim botando ao mundo muitas crianças eu tive o privilégio de ter 3 filhos com ela uma das mulheres mais guerreira e batalhadora descanse em paz tia Elza

    ResponderExcluir